terça-feira, 24 de novembro de 2015

Honorato


Para os amantes da comida, Honorato poderá ser apenas sinónimo de "aquele restaurante ótimo de hambúrgueres" (pondero ir lá um dia destes). Mas para o caso a gastronomia não nos interessa, porque o nome do restaurante é, antes de mais nada, um nome próprio. 


Honorato é a forma portuguesa e espanhola de Honoratus, um nome antigo romano que significa "estimado", "distinto". E por me lembrar a palavra inglesa honor ("honra"), Honorato faz-me pensar num rapaz correcto e de coração nobre. Foi o nome de pelo menos sete santos, incluindo o santo padroeiro dos padeiros - talvez pela forte ligação ao pão tenham escolhido Honorato como nome da cadeia de restaurantes. 

Quando vi a variante francesa de Honorato percebi que este afinal se trata de um nome literal e que a minha constante associação a "honra" parece estar correcta. A forma francesa é Honoré, que significa literalmente "honrado". Assim, Honorato passa a ter três significados: "estimado", "distinto" e "honrado". 

Sou sincera, não imagino Honorato no lote de nomes mais usados em Portugal ou no Brasil. O seu significado pode ser "estimado", mas a estima que nutrem por ele é praticamente inexistente. No entanto acho-o usável! É diferente - no bom sentido - do que estamos acostumados a ouvir, e lembra-me sempre um nome que adoro com a mesma terminação: Viriato. E por falar em terminação, poderia Honorato beneficiar da popularidade mais elevada do conhecido Renato? Mesmo não sendo um nome muito usado sempre é mais familiar e não causa estranheza - mas na minha opinião Honorato é muito superior. 

Não sei porquê, mas penso sempre em Itália quando leio Honorato, e agora que escrevo isto dou por mim a gostar a sério do nome! Adoro os seus significados e a sua presença forte e distinta. É um nome elegante que impõe respeito!

Quais os vossos pensamentos sobre Honorato?

21 comentários:

  1. Acho um nome lindo, mas sempre me lembro de CSI; Miami, por ser o nome do personagem chefe da equipe ( minha mãe é fã).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que engraçado, não fazia ideia! :D

      Excluir
    2. Honorato é o meu sobrenome. Tava aqui pesquisando sobre ele e achei essa página.

      Excluir
  2. Honoré é bem bonito! A minha paixãozinha é mesmo pela versão feminina do nome, mas também a acho pouco usável nos nossos dias :)

    ResponderExcluir
  3. Realmente ele lembra bastante Viriato, são nomes de estilos bem parecidos. Acho q Honorato funciona bem em um composto, como segundo elemento. Tb achei Honoré bonito!

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito, mas não considero um mau nome. Prefiro até Honorato a Horácio.

    ResponderExcluir
  5. Esse é o meu sobrenome... Gostaria de saber mais sobre sua origem

    ResponderExcluir
  6. Meu sobre nome Assis honorato um belo nome

    ResponderExcluir
  7. Muito prazer, Anderson Honorato. @honoratopoeta

    ResponderExcluir
  8. Legal achando meus parentes aqui hahaha sou Raphael Honorato

    ResponderExcluir
  9. Já o meu é douglas honora, nunca descobri de onde veio, só sei que meu bisavô era italiano da cidade de Ferrara, e sei que da minha família sou o último homem com esse sobrenome.

    ResponderExcluir
  10. O sobrenome Honorato surgiu na Catalunha (anteriormente Figueroa) onde passou a ser usado por uma família como título (na época nosso antepassado parece ter sido honrado para ter direito de usar esse sobrenome). Não tenho certeza se já existia ou foi um ramo que foi para a Espanha, França, Itália e mundo afora...

    ResponderExcluir
  11. Tiago Fernando Honorato22 de novembro de 2022 às 22:38

    Mais um Honorato aqui para a lista, gosto mto do meu nome...interessante os siginificados, gostei!!

    ResponderExcluir
  12. Estava pesquisando sobre o meu nome, estava querendo achar a mi ha descendência.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom saber a história do sobrenome

    ResponderExcluir
  14. Meu nome e Adrian Honorato, peguei esse sobre nome da família por parte de pai, minha família não gosta desse sobre nome usam como um sinônimo ruin, mas eu sou o unico neto a usar em redes sociais e na assinatura, eu não gostava tbm, mas criei apego, pois meus outros sobre nomes são bem comuns, e mais facil de se difenciar dos demais.

    ResponderExcluir