segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Ema


Como portuguesa que sou, há uns anos atrás comecei a ouvir as pessoas a comentar o uso do nome Ema para algumas bebés e – como ignorante – pensei para mim mesmo “até é um nome giro, mas não gosto destas modernices importadas”. Bem, escusado será dizer que estava errada, e apenas o soube quando a minha querida avó numa conversa casual me diz que estudou “na escola da Dona Ema”! Bem, a partir desse momento, a minha forma de encarar o nome deu uma volta de 360 graus e passei a vê-lo como um tesouro de outros tempos que alguém ousou desenterrar!

Emma, na sua versão original, começou por ser um diminutivo de nomes germânicos que começavam com o vocábulo ermen, que significa o todo ou universal. No entanto, o furor do diminutivo fê-lo ser admitido como nome próprio em praticamente todos os países ocidentais marcando as culturas onomásticas de cada região, sendo que hoje em dia Ema (ou Emma) ocupa os tops de imensos países! Em 2014, foi o nome feminino mais utilizado nos Estados Unidos da América, na Bélgica (mantem a posição desde 2003), Dinamarca, França e Noruega! Entretanto, encontra-se no Top 5 do Canadá, Áustria, Finlândia, Irlanda, Itália, Holanda e Suíça! Os resultados falam por si mesmo, Ema (Emma) é o nome feminino do momento e Portugal não deixou de seguir a tendência!

Após várias décadas com Ema a ser um nome muito modesto, mantendo-se abaixo da linha dos 50 registos anuais durante todo o século XX e abrir do século XXI, em 2013 eram 227 as Emas nascidas em Portugal, e em 2014 o número subiu para 244 registos como primeiro nome, mais 75 compostos, sendo os mais comuns: Ema Sofia (17), Ema Maria (14), Ema Filipa (5), Ema Carolina (4), Ema Isabel (4) e Ema Margarida (3). No entanto, outros compostos me chamaram à atenção por serem muito trendy e acabo por recomendá-los: Ema Luz, Ema Victória e Ema Caetana!

Embora não vigore no Brasil e exista a referência menos simpática à ave, considero Ema um nome muito bonito e equilibrado, delicado e até bastante elegante! É uma ótima forma de atualização das preferências dos portugueses e da sua adequação ao cenário mundial! As referências mais conhecidas do momento serão as atrizes Emma Thompson, Watson, Roberts e Stone! Mas também não nos esqueçamos que já no século XIX, a incrível Jane Austen escolheu este nome para a protagonista do seu romance homónimo, pelo que Ema pode também ser considerado um nome literário com muito requinte!

Joana Recharte.

Que acham de Ema?

10 comentários:

  1. Adoro Ema :)
    Suponho que a personagem Emma da série Once Upon a Time tenha contribuído bastante para tanta popularidade.

    ResponderExcluir
  2. Adoro! :) Usaria sem hesitação. Conheci 3 irmãs pequenas: Laura, Ema & Maria, não necessariamente por esta ordem, e gosto bastante do trio :)

    ResponderExcluir
  3. Adoro nomes curtinhos e Ema é um dos que mais amo. Nomes com até 4 letras balançam às estruturas do meu coração.

    ResponderExcluir
  4. Acho um amor, usaria sem sombra de dúvidas.

    ResponderExcluir
  5. No Brasil a associação com a ave(parecida com um avestruz), é meio q imediata. Inviabiliza e tira o glamour de Ema.

    ResponderExcluir
  6. Ema é um nome lindo! É eu estava pensando em ser for menina será Ema e menino Enrico, oque acham meninas? Eu quero combina a primeira letra.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma das 227 Emas de 2013 😍 escusado será dizer que adoro. 😊

    ResponderExcluir
  8. Adoro, é o nome da minha filha mais velha.....Ema Luís

    ResponderExcluir