quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Eli


Nome discreto entre nós, mas com tantas virtudes! É um nome curto (para quem os aprecia), tão querido e simpático, tem uma sonoridade encantadora e não está na corrida aos tops luso-brasileiros! Para ser mais precisa, Eli não consta no Top dos nomes masculinos mais utilizados no Brasil nem no Top português, não havendo registos deste nome entre 1920 e 1980. Tudo indica que Eli é uma entrada relativamente recente nos nomes permitidos em Portugal, sendo que em 2012 foram registados 4 meninos assim chamados, em 2013 outros 4 e em 2014 3, mais o composto Eli Joaquim (que ficou ótimo)!

As suas raízes etimológicas remetem-nos para um contexto religioso onde Eli provém do hebraico e significa “ascensão” ou “meu Deus”! Para os não-cristãos, agnósticos ou ateus o significado não será o mais apelativo, decerto, mas podemo-nos sempre ficar pela questão da ascensão, no sentido de alcançar algo superior a nós próprios, sendo Eli aquele que se ultrapassa a si mesmo. Podemos atribuir esta interpretação ao nome, embora, quer-me parecer, fuja um pouco ao pretendido. No Antigo Testamento, Eli era um alto-sacerdote de Israel que terá sido o professor ou o mestre de Samuel, o profeta!

Apesar de ser profundamente religioso, Eli tem-se mantido estável nos tops americanos, embora seja difícil comparar o nome com a realidade luso-brasileira, até porque em países anglófonos, lê-se e diz-se /ˈiːlaɪ/, ou seja, é como se estivesse escrito Ilai! Muitas vezes usado como diminutivo de Elias ou Elliott, Eli tem sido um nome que se tem mantido presente, sobretudo, nos Estados Unidos da América. Como referências destaco o inventor Eli Whitney e Eli Wallach, o ator norte-americano mais conhecido pelo seu papel de Tuco no clássico filme Feios, Porcos e Maus (1976). Nas séries televisivas Lie to Me e Anatomia de Grey também existiram personagens com este nome, interpretadas pelos atores Brendan Hines e Daniel Sunjata, respetivamente.

Sonoramente bonito e moderno, Eli podia elevar-se no panorama luso-brasileiro a par de Levi, que também considero parecido e é, hoje em dia, bem aceite! Acredito que funcione perfeitamente em compostos, sobretudo contrabalançando com nomes mais extensos como Augusto, Bernardo, Guilherme, Francisco ou Nicolau.

Joana Recharte.

Quais a vossas primeiras impressões acerca do nome Eli?

21 comentários:

  1. Amo demais e só vejo qualidades neste nome

    ResponderExcluir
  2. Para mim é feminino. Não dá, por que aqui na minha região tem muitas mulheres chamadas Eli, tanto dito Éli como Elí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu, acho que não tem nada a ver essa associação com nome feminino. Nunca conheci ninguém com esse nome, e sei que Eli nunca foi feminino, já Elis, sim!
      Creio que o feminino em questão seja uma variação de Ellie, como a personagem de "A Era do Gelo" (Brasil), ou "A Idade do Gelo" (Portugal). Mas como os brasileiros adoram inventar e sempre escrevem como se pronuncia, aí inventam "Éli" (risos). Agora, Eli com o "i" tônico, eu nunca ouvi em mulher, e acho totalmente sem cabimento chamar uma menina/mulher de Elí.
      Obs.: sou brasileira e conheço as grafias mirabolantes que criam por aqui rs.

      Excluir
    2. Eu me chamo Eli sou mulher e adoro meu nome principalmente por ser bíblico

      Excluir
  3. Eu achei muito estranho falar desse nome somente no masculino. Aqui é totalmente feminino. O que o coloca na categoria de unissex na língua portuguesa, para mim.

    Gosto para ambos os sexos. E acho um nome muito fofo. E tem uma na família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu nome e Eli sou mulher.

      Excluir
    2. Isso aí, me desculpem dizer, é porque brasileiro tem uma criatividade absurda, aí acabam inventando grafias que nunca existiram (esse Eli feminino com certeza vem de Ellie) e depois, de tanto ver/ouvir o errado, vocês acabam tendo isso como certo. Mas a verdade é que Eli, no original, NUNCA foi nome feminino e só pode ser considerado unissex se essa tendência se espalhar e for aceito em vários lugares como nome que também pode ser feminino, como ocorre com Ariel, por exemplo, que sempre foi masculino, mas por causa da Pequena Sereia, passou a ser usado como feminino em vários lugares do mundo. Portanto, se em lugares específicas do Brasil o nome é tido como feminino, são casos isolados, então um nome não pode ser aceito como unissex só porque uma região específica resolveu inventar de pôr um nome masculino em mulher. Entendem?
      Vejam aquela personagem de "A Era do Gelo", o nome é Ellie (lê-se Éli). Agora, se o nome "feminino" que vocês dizem for com o "í" tônico (Elí), aí eu não sei mais o que dizer porque nessa pronúncia SEMPRE FOI MASCULINO. Com essa pronúncia no feminino, só conheço Elis, como a cantora Elis Regina.

      Excluir
    3. Também me chamo Eli e sou mulher

      Excluir
  4. Pra mim é totalmente masculino, nunca imaginei no feminino, até pq o personagem bíblico é bem conhecido(até eu q não sou religiosa já ouvi falar). Inclusive existe um filme bem conhecido chamado "O Livro de Eli", estrelado pelo Denzel Washington, q creio se tratar dessa passagem bíblica. Pra mim reforça ainda mais a masculinidade. Qt ao nome em si, acho totalmente equiparável à Levi, estilos muito parecidos mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Engraçada essa questão de poder ser unissexo.Confesso que nunca sequer equacionei a possibilidade, precisamente, tal como a Patrícia já referiu, ter conhecimento da personagem bíblica e pelo facto de em Portugal ser de uso exclusivamente masculino.

    Provavelmente o uso do nome no feminino se deva a uma adaptação do diminutivo inglês Ella/Ellie comummente utilizado para Eleonora (?). É uma suposição minha apenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho q esse uso no feminino me parece ser um uso regional(no Sul do Brasil) e a origem deve mesmo ter sido através de um diminutivo de nomes femininos iniciados em "Eli", e não através do Eli original masculino. Deve ser proveniente de nomes como Eliana/Eliane(q já foram bem comuns no Brasil), Elizabeth e Elisa.

      Excluir
    2. Foi o que pensei desde que li esses comentários: Essa confusão só pode se tratar do nome Ellie. Infelizmente, isso tudo segue a criatividade nada convencional da maioria dos brasileiros de inventar grafias inexistentes para os nomes estrangeiros. Aí as pessoas, de tanto ver e ouvir essas "adaptações" para o português, tem o certo por errado e querem inventar que o nome é unissex só porque se acostumaram com o erro, como Ariel que é masculino, mas depois de A Pequena Sereia foi aceito como unissex. Mas isso é outro caso, pois o uso no feminino se tornou generalizado, e não apenas em alguns locais de um país apenas (Brasil).

      Excluir
    3. Eu moro no nordeste e me chamo Eli minha mãe sabia que era bíblico e mesmo assim colocou em uma menina o nome até mesmo pq a mulher do prefeito na época que nasci também se chamava Eli

      Excluir
  6. Nunca havia pensado nesse nome como feminino. Nunca conheci ninguém que fosse assim chamado.
    Gosto muito, mas só consigo ver como masculino.

    ResponderExcluir
  7. Eli Bernardo? Tão giro!! Adorei! Nunca tinha pensado em Eli, ficou no meu ouvido agora :) também adoro é Elis para menina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eli Bernardo é bem giro e diferente! :) Também gosto de Elis!

      Excluir
  8. Gosto muito de Eli, mas em termos de pronúncia, prefiro a americana (como se fosse "Ilai" - já assisti um filme chamado "Uma Lição de Vida" que o garotinho da história tinha esse nome e a pronúncia, mesmo na dublagem brasileira, era "Ilai"). Já a pronúncia "Eli" parece simples demais, apesar de ter uma grafia linda!

    Para quem quiser saber: o que, provavelmente, coopera para não ser muito escolhido, apesar de seu lindo significado com referência a Deus, é devido as atitudes do personagem bíblico, que aceitava a devassidão e desrespeitos de seus filhos e por isso tiveram todos um fim trágico. As pessoas que conhecem as histórias bíblicas costumam fugir dessas referências negativas. Sei que para os demais, isso pode ser bobagem e não influencia em nada, mas as pessoas que convivem num meio cristão, sempre que falarem o nome do filho, os demais, automaticamente, associarão ao personagem bíblico, e mesmo que não falem nada, vão se perguntar o porquê de escolher aquele nome se tem tantos outros com referências melhores. Mas é, sem dúvida, um bom nome com lindo significado.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de fazer um pedido , poderiam abordar o nome Ilai ? Nome hebraico , aparece na biblia . Desde já muito obrigada

    ResponderExcluir