sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Vera


Se atentarmos às tendências das últimas décadas não podemos afirmar, de todo, que Vera é uma escolha extremamente original em 2015 e adiante. Na verdade, o nosso povo desenvolveu todo um fascínio por este nome e usou-o sempre que pode a partir da década de 80 do século passado. No espaço de poucos anos, Vera subiu na lista de preferências dos portugueses e tornou-se um dos nomes mais cobiçados e usados da nossa sociedade. Hoje em dia, Vera já não brilha no panorama onomástico português, ficando-se por uns modestos 36 registos.

Mas a sua popularidade num passado recente não me impede de ser uma entusiasta deste nome! Acho-o elegante, sem restrições geracionais, um nome curto com uma sonoridade forte e delicada, ao mesmo tempo, um paradoxo bonito. E se eu já me sentia atraída por Vera, sabendo que derivava do latim verus, que significa verdade e, neste caso a verdadeira, fiquei ainda mais encantada ao saber as outras teorias etimológicas em torno deste nome. Aparentemente, é muito associado à Rússia, correspondendo ao termo russo para designar e felicidade, podendo também ser um diminutivo intuitivo de Verónica. Já na Albânia, o nome Vera corresponde à palavra Verão. Verdade, , felicidade ou verão. Seja qual for o significado que se escolha para Vera, temos sempre a mais-valia de ter algo bonito associado a este nome!

Como referências temos a bonita atriz norte-americana Vera Farmiga e a conhecidíssima designer de moda Vera Wang. Em Portugal a atriz Vera Kolodzig e no Brasil a atriz Vera Fisher, Miss Brasil de 1969.

Joana Recharte.


Vera seria uma aposta vossa para uma filha?

7 comentários:

  1. Já gostei menos, associo aos anos 80 por isso nunca usaria. Adoro Verushka no entanto! Mas não acho viável para Portugal ...

    ResponderExcluir
  2. Acho um pouco datado mas é um bom nome. Gosto mais de Verena

    ResponderExcluir
  3. Adoro! Só não entraria na minha lista porque é o apelido de uma das minhas tias.

    ResponderExcluir
  4. Foi um nome usado à exaustão na década de 50 e 60 no Brasil. Eu conheço inúmeras, várias, e por isso, tirou um pouco o brilho do nome.Imagino que daqui há uns 80 anos, talvez menos, ele volte a ser um nome usado com brilho novamente. Agora, infelizmente, não.

    ResponderExcluir
  5. Eu nao gosto nada, nada acho bem pesado e antiquado. E é um apelido para minha tia que se chama Verônica então eu não consigo ver como nome, e sim como apelido. Prefiro mil vezes Verena!

    ResponderExcluir