sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Cássio - Atendendo a Pedidos


Dignidade, honradez, força...esses são alguns dos sentimentos que o nome Cássio me transmite (e é também um nome pelo qual nutro um carinho especial, pois é o nome do meu irmão). Ao saber mais sobre ele, através das pesquisas para este post, o sentimento só aumenta e se confirma. Vamos conhecer agora a história e as fortes figuras que estão por trás deste belo nome!

Cássio (em latim Cassius) é um antigo nome de família romana, possivelmente derivado da palavra latina cassus, que significa "vazio". Há, porém, uma outra possibilidade de significado para Cássio: existe em hebraico o termo qetziáh, designação de uma madeira aromática que entrava na composição de preparados perfumados, traduzida por "fragrância". De qetziáh originou -se o antropônimo Kesiah, que mais tarde seria latinizado para Cássia (informação que consta no livro Dicionário dos Nomes, de Nelson Oliver). Nesse caso o significado de Cássio, como o masculino de Cássia, seria "perfume", ou "perfumado", como é visto em alguns sites. Uma terceira possibilidade é que significado seja "distinto, ilustrado, sábio", de acordo com a autora Regina Obata em seu Livro dos Nomes.

Voltando à Roma antiga, nessa época a estrutura dos nomes era a seguinte: em primeiro lugar vinha o prenome, depois o nome de classe (indicava o número de famílias com ancestral comum) e por último o sobrenome ou nome de família (que indicava à que ramo da classe em questão determinada família pertencia). Cássio era um nome das classes ou clãs, e, em sua origem, essa era uma classe pertencente ao ramo dos patrícios, a nobreza romana.

Uma das primeiras personalidades históricas de destaque com o nome Cássio foi o militar e político da República Romana, Espúrio Cássio Vecelino (como vimos anteriormente Espúrio era seu prenome, Cássio seu nome de classe e  Vecelino seu nome de família). Foi cônsul por três vezes; negociou os termos do Tratado de Cássio (que tem esse nome devido à sua importante participação) em 493 a.c., tratado esse que fortaleceu Roma e permitiu sua expansão. Cássio foi um patrício que propôs dividir as terras públicas com os plebeus (seria uma primeira lei de reforma agrária) ou seja, foi um nobre que propôs dividir as terras com o mais pobres. Essa ideia desagradou e provocou nos poderosos da época uma violenta reação. Cássio foi acusado de traição e condenado à morte. Seus descendentes foram rebaixados de classe, passaram para a classe plebéia.

Na literatura, dentro da clássica obra Otelo, de William Shaskepeare, encontramos Cássio como um dos personagens principais. Otelo, um general, promove Cássio (seu grande amigo) ao cargo de tenente, provocando a ira do invejoso Iago que, a partir de então, arma toda uma trama de intrigas e mentiras contra Desdêmona, a gentil e fiel esposa de Otelo e também contra Cássio.

A versão Cassius é a adotada em países anglófonos, já que não existe uma versão deste nome adaptada para o inglês (o mesmo acontece com outros nomes originários do latim como Marcelo-Marcellus e Rômulo-Romulus, por exemplo) e, sendo assim, talvez muitos já tenham ouvido falar do ex-boxeador norte -americano Cassius Clay (Cassius Marcellus Clay Jr.). Ele é considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, foi três vezes campeão na categoria pesos pesados, medalhista de ouro olímpico em 1960. A revista Sports Illustrated o considerou "O Desportista do Século". Converteu-se ao islamismo em 1964 e mudou seu nome para Muhammad Ali. Sempre foi uma pessoa consciente; se recusou a lutar na Guerra do Vietnã porque não concordava; sempre lutou contra o racismo e fez trabalhos de caridade ao redor do mundo. Já foi indicado ao Nobel da Paz.

O que muitos podem não saber é que Cassius Clay (e também seu pai) têm esse nome em homenagem ao abolicionista norte-americano Cassius Marcellus Clay, um rico aristocrata e político proeminente do sul dos Estados Unidos que se tornou um ferrenho defensor da abolição da escravatura. Perdeu eleitores, sofreu um atentado em 1843, levou um tiro no peito de um pistoleiro contratado, sobreviveu, mas era continuamente ameaçado de morte. Mesmo assim, Cassius manteve-se firme em seus propósitos. Foi um pioneiro na luta contra a escravidão.

Podemos ver até aqui que os representantes do nome Cássio foram homens corajosos e admiráveis em suas lutas por igualdade.

No Brasil, Cássio é um daqueles nomes que são conhecidos mas pouco usados, atualmente não faz parte de nenhum ranking de popularidade. É um nome que sempre podemos ouvir aqui e ali, mas nunca em excesso. Em Portugal teve apenas 1 registro em 2014 e 1 registro como segundo elemento no composto Alexandre Cássio. Será que não é hora dos portugueses olharem com mais carinho para esse nome? Nos Estados Unidos, Cassius ocupou a posição 704 em 2014 e vem numa crescente pois  em 2011 foi o número 877, 2012 - 932, 2013 - 755. No Reino Unido esteve na posição 363 em 2013.

Em outros idiomas:
Cassio (italiano), Casio (espanhol), Kasije (servo-croata), Kesjusz (polonês), Kasio (basco).

Como já dito, não existe uma versão de Cássio para o inglês e nem para o francês, alemão e russo, mas Cassiano, uma variante de Cássio, possui e são elas:
Cassian (inglês), Cassien (francês), Kassian (alemão e russo)

Cássio na mídia:
  • Cássio Gabus Mendes e Cássio Scapim - atores brasileiros;
  • Cássio Reis - apresentador e modelo brasileiro;
  • Cássio Motta - tenista brasileiro;
  • Cássio Ramos - futebolista brasileiro;
  • Cassio Morosetti - cartunista italiano
Acho Cássio um nome que cai muito bem para os dias de hoje, pode ser até uma alternativa ao já usado ao extremo Caio e também à Carlos. É um nome com uma elegância discreta, transmite confiança e credibilidade ao seu portador, não é considerado antiquado e nem moderno demais, é equilibrado, possui sempre um ar contemporâneo; tem uma sonoridade muito marcante e uma bonita grafia. O possível significado "vazio" se mostra não condizente com a grandiosidade que a história de seus portadores mais ilustres nos mostra. Para mim, o significado de Cássio é um só: heróico!

E para vocês, como é visto o nome Cássio?

22 comentários:

  1. Primeiramente, quero agradecer o post, pois fui uma das que pedi a resenha no nome e aguardei ansiosamente. Em segundo, acho o nome lindo, heróico e iluminado. Além da baixa popularidade, É um nome forte e desejo um dia poder usá-lo em um filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, nós é que agradecemos a sua participação! Concordo com vc, Cássio é um nome lindo e, tendo um irmão com esse nome, posso dizer: é um ótimo nome, pouco usado mas de fácil entendimento e grafia, com sonoridade marcante. É um dos nomes masculinos mais bonitos q existem, tenho certeza q seu futuro filho vai gostar e se orgulhar muito de se chamar Cássio!

      Excluir
    2. Obrigado pela informação.

      Excluir
  2. Acho o nome masculino mais lindo de todos. Bonito, discreto, porém contemporâneo e dono de uma força sutil. E é o nome do meu irmão.

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber mais sobre Cássio. Gosto imenso! Acho simples mas bonito, alegre e elegante.

    ResponderExcluir
  4. Adoro o meu nome. Gostei muito de como foi escrito esse texto. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cássio! Ficamos felizes que tenha gostado do post, foi escrito com muito carinho :)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  5. É o nome que escolhi caso seja menino.....acho lindo

    ResponderExcluir
  6. Melhor artigo que li sobre meu nome!

    ResponderExcluir
  7. Nome do meu filho e ele apesar da pouca idade (1a) já sente o peso do nome , personalidade forte , mas uma amorosidade ímpar... Amei conhecer mais sobre o nome.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto parabéns para quem o escreveu meu nome é Cássio Fabrício Silva de Almeida gostaria de saber um pouco mais sobre esse nome q minha mãe deu a me se se o ator desse texto acimapoder me ajuda ou alguém q estiver disposto fico agradecido obrigado a todos

    ResponderExcluir
  9. Olá Patrícia, tudo bem? O meu muito obrigado por essa história maravilhosa sobre meu nome, nunca tinha lido nada nem perto de tudo que disse sobre o nome Cássio,eu acabei encontrando esse linda história procurando alguns nomes para o meu primeiro filho e quis saber sobre o meu, já escolhi o nome do meu filho e quem sabe vc poderia fazer uma grande história sobre o nome do meu primeiro filho, que se chamará Benício, mais uma vez te agradeço, um forte abraço, ah ia me esquecendo, adorei essa foto do menino, que lindo!! Já imaginei o meu filho nessa idade, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cássio, tudo bem! Fico feliz que tenha gostado do post, seu nome tem uma história muito bonita e interessante que merece ser contada 😊
      Nós temos um post sobre Benício, só que quem fez foi outra colega, espero que goste 💖
      Parabéns pelo seu Benício, felicidades!

      Excluir
    2. O link para o post de Benício

      https://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/08/benicio.html?showComment=1543260326841&m=1

      Excluir
  10. Olá Patrícia, graças a Deus está tudo muito bem 🙏, agradeço mais uma vez e desejo tudo de ótimo pra vc, e muito obrigado pelo link do nome do meu filho Benício, abraços 😉😊

    ResponderExcluir
  11. Ah... É claro que gostei do link, mas ainda prefiro o seu modelo como fez em meu nome, um texto, muito mais completo e interessante quando busca uma história desde lá do início, obrigado! 😉

    ResponderExcluir
  12. Parabéns adorei o post! Obrigado...

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela bela explicação e exemplo onde o 'meu nome' aparece...
    Pena que somos poucos..rs

    ResponderExcluir
  14. Que texto fenomenal, com detalhes surpreendentes. Confesso que me ajudou a admirar, ainda mais, o meu nome. Muito obrigado.

    ResponderExcluir