quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Elsa


A literatura e o cinema podem fazer muito por um nome! Os filmes da Disney são famosíssimos em todos os cantos do mundo e são uma verdadeira fonte de inspiração para muitas crianças, passando-lhes valores tão simples e importantes como o amor, a amizade, a esperança, a honestidade. O lema da Disney sempre foi "Keep moving forward", "Seguir em frente", o que sugere que as produções da Disney acompanham os avanços e progressos da sociedade, adaptando-se aos tempos modernos. Com o lançamento do filme de grande sucesso Frozen, ficou claro que quiseram inovar nos nomes das princesas, tendo escolhido os simples Anna e Elsa, talvez para mostrar que não é preciso grande complexidade para se ser princesa, simplesmente ser-se fiel a si mesma. Assim, Elsa seria resposta à questão "modernidade". 

Elsa pode ser considerado datado, mas com o filme de animação que tanto encantou miúdos e graúdos, muitos mudaram de opinião em relação ao nome. Eu nunca o achei datado no sentido de já não ser usável nos dias de hoje. Sempre adorei Elsa por ser um nome pouco usado e ter uma sonoridade gira, alegre, positiva. A paixão pela onomástica e os estudos que fui fazendo permitiram-me adicionar vantagens a este nome: é muito internacional, ocupando posições elevadas na Finlândia e Suécia e intermédias na Bélgica, Catalunha, França e Espanha, por exemplo. Em 2013, ano em que Frozen estreou em Portugal, nasceram 7 pequenas Elsa, quando no ano anterior só tinham nascido duas. No ano seguinte nasceram mais 5, fazendo um total de 12 meninas portuguesas chamadas Elsa. O filme  terá certamente contribuído para essa pequena subida, e acredito que tenha sido apenas o início. 

Elsa surgiu como diminutivo de Elisabeth/Elizabeth, forma grega do hebraico Elisheva que deu também origem a Isabel, por exemplo. O significado de Elsa é "promessa divina". E muitos devem ter sido os pais que prometeram uma irmã Elsa aos seus filhos, deliciados pelo Frozen. De facto, o filme serviu de inspiração a muitas mães, que acabaram por chamar Elsa às suas filhas por causa da princesa. Eu usaria este nome, mesmo que achassem que era por causa do filme - que adoro ver! Além disso acho-o semelhante ao popular Alice, também internacional. Adoraria ver irmãs Elsa & Alice, Elsa & Clara, Elsa & Inês, Elsa & Sofia. 

Consideram Elsa datado?

12 comentários:

  1. Não o considero datado, porque até só conheço uma Elsa que deve ter agora 30. Mas não me encanta, nunca gostei. Nem mesmo o filme da Disney que adorei me fez passar a gostar do nome. 😢

    ResponderExcluir
  2. Sei que se diz Elça ou Elssa, mas aqui no Brasil são poucos que dizem assim. Sobre o nome, não gosto. Acho muito sisudo e não acho que combine com Alice e Sofia. Com Inês combina sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, detestei o filme, achei bm sem gracinha. Só piorou o nome pra mim.

      Excluir
  3. Não sou a maior fã, mas concordo com o texto, o nome foi reavivado pela Disney. Elsa e Alice é um par muito equilibrado :)

    ResponderExcluir
  4. Pilar, sua linda <3 Eu estava numa ansiedade absurda por essa publicação, muitíssimo obrigada!
    Sou uma apaixonada defensora de Elsa. Acho a grafia e a pronúncia (ç/ss) muito bonitas e sutis, caindo bem em adultos e crianças. Certamente cogito usá-lo e tb não me importaria essa relação com o filme que, aliás, acho lindo. Na minha opinião, é muito bom que as crianças, principalmente as meninas, não cresçam com toda aquela romantização do príncipe encantado, e é mais importante ainda que saibam que o amor vem de muitas formas, não apenas de um relacionamento romântico entre um casal, mas entre pais e filhos, irmãos, amigos, etc.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Frozen
    Amei a foto
    Mas o nome continuo achando ruim

    ResponderExcluir
  6. Não gosto, nem o Frozen safa este nome :p

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. não, a pronúncia continua sendo "Elssa", o povo é que fala errado. O "s" representa o som de "z" apenas entre vogais, tipo "casa". O povo confunde pq associa com Elza

      Excluir
  8. Boa noite! Alguém me indica um nome composto para Elsa? Acho o nome Elsa muito bonito, me remete a uma pessoa muito querida.

    ResponderExcluir