sexta-feira, 31 de julho de 2015

Valentim & Valentino




Valentim, para mim, é um nome que me transmite duas sensações, e que por isso me faz adorá-lo: romântico e meigo, por associação ao São Valentim, e forte imponente ao mesmo tempo, pelo seu significado: "valente, forte, saudável". Eu diria que é um nome quase literal. 



Valentim é um nome muito antigo em Portugal e  Brasil, mas nunca foi popular.

Para termos uma ideia, em Portugal no ano de 1920 nasceram 30 Valentim e o máximo de registos até 1980, foram de 56 em 1954. Em 2014, Valentim atingiu 64 registos, e 69 em 2013.

No Brasil é igualmente raro, e de acordo com o censo demográfico brasileiro do IBGE sua frequência é de 4.498 pessoas assim chamadas em todo país. Atingiu seu auge de popularidade durante a década de 50.

É um nome nada estranho. Quando alguém ouve Valentim, pode pensar imediatamente em... amor! Mas esta associação ao "Dia dos Namorados" e a tanto romantismo não agrada a todos, alguns consideram-no um nome muito meigo e lamechas demais.
"Adeus vida de solteira, quero o Valentim olaró meu bem" é o refrão de uma conhecida canção de Amália Rodrigues - "Valentim". É inevitável e inegável, Valentim é o nome mais romântico que existe, ou não, vá, talvez possa competir com Romeu. Para uns isso pode ser bom, para outros não. 

E aqui entra Valentino

Valentino é a variante italiana de Valentim, e acho-o igualmente bom, aliás, neste momento nem consigo decidir qual gosto mais. Para quem acha que Valentim é meigo demais, Valentino é uma óptima alternativa, já que o considero mais forte e másculo e perde um pouco a associação ao São Valentim. Tem também um toque italiano que eu aprecio. Outro ponto a favor, Valentino é menos usado que Valentim em Portugal, teve apenas 5 registos em 2014. Também é mais incomum no Brasil, segundo o IBGE sua frequência é de 1.262 brasileiros com este nome. Mas numa altura em que Valentina está em ascensão, Valentino também não soará muito estranho aos ouvidos. 

Considero ambos nomes internacionais: Valentin (francês); Valentín (espanhol); Valentine (inglês); Valentino (italiano); Valentim (português).

Personalidades: 
  • Valentim Loureiro - (Político e dirigente desportivo português);
  • Valentino Garavani (Estilista italiano);
  • Valentino Rossi (Piloto de motociclismo);
  • Valentino Martin (Filho do cantor Ricky Martin).
Fátima Anjo.

Qual preferem, Valentim ou Valentino?

18 comentários:

  1. Que foto tão querida! :D
    Adoro Valentim, lembra-me o dia de São Valentim :) Também o acho forte e meigo ao mesmo tempo!
    Valentino também é giro, mas não me atrai tanto, não sei porquê. Acho que não gosto muito da terminação -ino.

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil a associação do nome Valentim à São Valentim é quase nula, já q o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho. O dia de São Valentim( 14 de fevereiro, se não me engano) é passado em branco, então essa aura de romantismo em relação ao nome não acontece muito por aqui. De qualquer forma ele tem sim um lado meigo, acho q é pela terminação "im". Não sei como ainda não está popular no Brasil, Valentina por aqui é super popular, acho q os brasileiros ainda não "descobriram" Valentim, e tb Valentino. Gosto das duas versões, cada uma tem sua beleza, não consigo escolher uma apenas!

    ResponderExcluir
  3. Foto perfeita! Simpatizo com ambos os nomes, mas creio que Valentino é a minha versão favorita precisamente por me fazer lembrar Rudolph Valentino, o mítico galã do cinema dos loucos anos 20 ;) Ele é inclusive referido numa música muito conhecida da Rita Lee, Flagra!

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso, Fátima! Valentino é meu preferido entre esses dois, é tão romântico e fofo quanto Valentim, mas tem um ar mais austero, mais másculo.

    ResponderExcluir
  5. Adoro Valentim e Valentino, ambos são nomes suaves, doces, românticos e muito fofos.
    Valentim é o meu favoritos entre os dois, considero-o mais poderoso e prefiro a sonoridade do nome à sonoridade de Valetino que acho mais delicado.

    ResponderExcluir
  6. Prefiro Valentim, mas também gosto muito de Valentino.

    ResponderExcluir
  7. Meu irmão deu ao filho o nome de João Valentin, sendo Valentin com "n" no final. Fiquei na dúvida é comecei a pesquisar. Vi aqui que essa forma de escrever vem do Frances. Bacana... Então ele nan foi registrado com a ortografia errada. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Uma graça de nomes, realmente quando o Brasil o descobrir, irá ser top 100!!

    ResponderExcluir
  9. Mano Rafael, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/saviochristidivulgacao/.

    Bom, abraços e até mais então!

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana, fiz três vídeos bem recentes falando sobre personagens mais recentes com que estou trabalhando e a lista inclui um quadrinista que se chama Valentino Maronetti.

    Eu então já decidi de vez: ele será Valentine Maronetti em inglês e Valentín Maronetti em espanhol, só para nenhum dos dois nomes em estrangeiro ter que ficar idêntico ao nome em português!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as informações sobre o nome Valentim, meu filho será Vinícius Valentim _ Valentim- Português! Parabéns, pelo texto e informes...

    ResponderExcluir
  12. Amei o texto!
    Meu filho se chama Valentin!
    Pesquisei pra não colocar com ortografia errada. Eu gosto muito mais assim com o N no final, pra não prolongar a última sílaba do nome. Que é muito lindo!

    ResponderExcluir
  13. Há um ator romântico dos Anos 10 e 20 do século XX, do cinema mudo, em 1926, chamado Rodolfo Valentino, nascido italiano, mas que fez sucesso em Hollywood. O fato do cinema não ser falado o ajudou pela expressividade e beleza, já que o sotaque não interferiu. Por morrer aos 31 anos, jovem e no auge do sucesso, fez com transformasse o velório e o translado para seu enterro em um dos maiores já vistos.

    ResponderExcluir
  14. Gosto imenso do nome Valentino... que eu conheci por causa do Dia de San Valentino (em fevereiro) e depois através de um vizinho. Acho a sonoridade linda. Mas nos outros idiomas não me atraí muito e sou fã do piloto de moto Valentino Rossi. O nome combina com ele, veste-o, por assim dizer.
    Adorei esse post

    ResponderExcluir