quarta-feira, 29 de julho de 2015

Preciosa


Preciosa é nome que demonstra ousadia, e, como tal, é pouquíssimo utilizado tanto em Portugal como no Brasil, tendo, geralmente, as suas representantes idade mais avançada do que crianças, mas isso, com certeza, não é um impedimento, pois consigo imaginar perfeitamente Preciosa numa criança. 

É um nome literal , ou seja tem o seu significado já está implícito no nome, portanto, o nome que vos trago hoje significa nem mais nem menos que "preciosa". Apesar de na internet não se encontrar muita informação acerca dele, sabe-se que Preciosa tem origem latina, o que lhe confere um ar mais quente e tropical.

Gosto muito de Preciosa e conheço algumas mulheres com esse nome, tudo com faixa etária elevadas como acima referi, no entanto, acho uma opção bastante viável para os pais que querem fugir aos nomes mais utilizados que nos remetem para as preciosidades como Esmeralda, Safira, Pérola e Cristal.

Carla Jesus.

Acham Preciosa um nome viável para uma criança hoje em dia?

10 comentários:

  1. Não acho um nome usável para uma criança nos dias de hoje, é literal demais, pra mim não funciona como nome próprio, diferentemente dos mencionados( Esmeralda, Pérola, Cristal e Safira) q caem muito bem como nomes próprios.

    ResponderExcluir
  2. Conheci uma Preciosa. Mas pessoalmente não gosto, é demasiado literal para mim, nada contra, mas não aprecio.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto. Não gosto de nomes assim "pretensiosos" como Pureza!

    ResponderExcluir
  4. Que compostos sugeririam com Preciosa como segundo nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane :)
      Como Preciosa já é um nome literal eu evitaria usar um outro literal como Aurora Preciosa, Dulce Preciosa ou Flor Preciosa. Também acho que Preciosa precisa ou de um clássico ou de um nome muito moderno para equilibrar. Deixo então algumas sugestões:

      Alice Preciosa
      Cloé Preciosa
      Diana Preciosa
      Filipa Preciosa
      Emília Preciosa
      Helena Preciosa
      Inês Preciosa
      Isabel Preciosa
      Laura Preciosa
      Lia Preciosa
      Luiza Preciosa
      Noa Preciosa
      Olívia Preciosa
      Zara Preciosa

      Excluir