sexta-feira, 3 de julho de 2015

Nila



Nila é um nome em sânscrito que significa azul escuro e provém da palavra anil, palavra esta que usamos para denominar a cor azul. Diferente do que muitos podem pensar, Nila nada tem a ver com o nome Nilo, que é o nome do rio que banha o Egito.


Nila não é um nome popular e tampouco é um nome usualmente ouvido. Para quem gosta de nomes incomuns, esta pode ser uma grande vantagem. Pode interessar também às pessoas que preferem nomes curtos. Nila pode ser uma alternativa diferente para quem procura um segundo nome para usar em um composto que seja fora do comum, ou que equilibre com um nome mais familiar ou popular.


Por ser um nome que está diretamente ligado à uma cor, Nila transmite um ar alegre, divertido e  despojado e não só por isso, a sonoridade ajuda a criar toda uma aura simpática ao nome. Como tem um som parecido com Mila, apelido dado à Camila e que também pode ser usado como nome, não transmite uma estranheza excessiva nos primeiros contatos. Para aqueles que sempre se preocupam com chacotas no dia a dia, penso que Nila pode apenas ocasionar isso caso a pessoa seja intolerante à nomes novos, já que o som não dá abertura a nenhum tipo de conotação.

E vocês, conseguem ver algum potencial em Nila para ganhar novos adeptos?

12 comentários:

  1. Gosto imenso do significado, acho muito bonito ainda que seja só uma cor. Azul escuro remete-me logo para coisas profundas como o céu noturno, carregadinho de encanto para mim.
    Quando penso em Nila, de facto, penso logo no rio e por esse motivo acho que prefiro Nilo, pois não deixa margem para dúvidas. É literal, nesse sentido. Quando se compara Nila a Mila, infelizmente acho que Nila transmite-me uma sensação de incompletude. Mas concordo perfeitamente com o facto de ser um opção muito viável! :)

    ResponderExcluir
  2. Achei muito querido e adorei saber que vem de anil e não de Nilo! ;) Azul sempre foi a minha cor preferida, por isso gostei do significado. Ainda assim prefiro Mila mas acho Nila perfeitamente usável e parecido com Nina :)

    ResponderExcluir
  3. Não sabia q Nila era proveniente de anil, achei muito interessante essa informação. Acho um bom segundo nome para compostos, mas como primeiro nome acho q é um pouco inferior( em termos de sonoridade e grafia) , na minha opinião, à Mila e Nina, nomes bem parecidos com Nila.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito interessante, eu gosto! Parece com Mila e Nina também.

    ResponderExcluir
  5. Adorei. Gosto da sonoridade e de saber que vem de anil. Também acho parecido a Nina e prefiro Nila a Mila. Achei um nome fofinho e delicado.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o nome e o significado. Amo a cor azul, mas não consigo gostar nem de Azul nem de Blue para nomes, mas tenho em minha lista Ciano. Amaria ter um par de gêmeos Nila e Ciano.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto, e não conhecia. Muito dificilmente gosto de nomes assim tao curtinhos. E quando gosto prefiro sempre em compostos.

    ResponderExcluir
  8. Adorei . É o meu estilo de nome, assim mais para o diferente :) eheh

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber meu nome tem de azul... pois amo essa cor mesmo, sempre achei que tinha algo a ver com o Egito pelo nome do Rio... Mas não meu nome é diferente e único.

    ResponderExcluir
  10. Amei o significado do meu nome eu acho a cor azul muito linda

    ResponderExcluir