quinta-feira, 2 de julho de 2015

Amora


Para mim o nome mais gracioso de sempre é Amora. É um nome literal que simboliza o fruto silvestre de cor roxo azulada que conhecemos. No entanto, há também quem acredite que seja uma elaboração feminina para a palavra amor.

Uma outra associação: Amora, lido de trás para frente vira a palavra aroma e se trocarmos o m e o r de lugar também vira aroma. Uma doce e perfumada ligação que confere ainda mais poesia ao nome!

Amora foi eleito para denominar 6 bebés no ano de 2015 em Portugal, não havendo registos como 2 elemento do nome. Foi utilizado apenas como composto numa bebé chamada Amora Margarida (lindo!).

No mesmo ano, no estado de São Paulo, Amora foi registado 41 vezes. Os compostos mais registados foram Amora Cristina, Amora Liz, Amora Flor e Amora Pietra. Também obteve registos como segundo elemento nas seguintes conjugações: Bianca Amora, Malu Amora, Manuela Amora, Sophia Amora, entre outras.

Amora é o nome da atriz e diretora de televisão Amora Mautner e também da cantora Amora Pêra, filha do cantor e compositor Gonzaguinha.

Adoro Amora, é um nome simples, delicado e com uma sonoridade muito agradável. Um nome bastante familiar, devido às bagas, ou mesmo como o feminino de Amor. Uma ótima escolha para os dias de hoje, também para quem gosta de nomes incomuns mas adoráveis e encantadores. Vejo a posição deste nome a subir nos próximos tempos, pois cada vez mais se ouve falar nele. Uma boa alternativa a Amora poderá ser a variante Amorina, que também é um encanto.

Diana Silva.

E vocês o que acham de Amora?

58 comentários:

  1. Eu adoro Amora! Acho tão querido e exótico! Usaria, sem a mínima dúvida! Acho uma ótima alternativa a Aurora, mesmo não tendo a mesma carga clássica. E dá compostos maravilhosos!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que simpatizo com o nome, pelo tanto que se fala dele. A mim remete-me imediatamente para o fruto e dificilmente me lembro que pode ser considerada uma versão feminina de Amor (essa sim, uma interpretação bonita do nome).

    Tenho as minhas reservas quanto ao seu uso. No entanto, reconheço que Amora Margarida ficou muito bem conjugado, muito mimoso :)

    ResponderExcluir
  3. Também adoro Amora :) Está na minha lista de compostos: Oriana Amora, quem sabe.

    ResponderExcluir
  4. É tão exótico, fofo e delicado que me conquistou! Adoro, adoro, adoro.
    Está na nossa lista, e usaria sem problemas.

    ResponderExcluir
  5. Amora, pra mim, remete automaticamene à fruta, mas gostei de saber dessa associação com amor, dá mais graciosidade ao nome. Acho uma ótima opção pra quem gosta de nomes menos convencionais e literais.
    Apesar de diferente e até um tanto exótico, sempre o associo ao super conhecido Amanda, acho parecidos.

    ResponderExcluir
  6. De Amora eu gosto cada vez mesmo. Amorina nunca gostei.

    ResponderExcluir
  7. Não fazia ideia que Amora estava a associado a amor, eu penso no fruto que adoro! acho Amora um nome amoroso... usaria!

    ResponderExcluir
  8. Lindo nome e lindo significado. Amora é de uma doçura sem igual, grafia e sonoridade impecáveis! Usaria com certeza :)

    ResponderExcluir
  9. Minha filha vai se chamar Amora,estou grávida de 4 meses e foi esse nome que tocou dentro do meu coração

    ResponderExcluir
  10. Adoro, vai ser o nome da minha filha!

    ResponderExcluir
  11. Claro que adoro este nome e achei muito engraçado este texto. A minha filha chama-se somente Amora, nascida em 2014. Tem muito significado para nós esta escolha, Amor no feminino é um deles. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois nomes carinhosos os de vocês: Lara e Amora rs. Lara também é o nome da minha priminha que vai fazer 2 anos e 3 meses. =)

      Excluir
  12. Minha bebê vai chamar Amora, ouvi a alguns anos e amei! Depois que ouvi a primeira vez passou a ser minha única opção feminina.

    ResponderExcluir
  13. Minha filha se chama Amora(25/02/2014), adoro a grafia, o significado do nome...Escolhi quando era adolescente, na novela Vamp , a Amora Mautner participou e virei fã e por coincidência tb é o nome da filha do eterno Gonzaguinha Q eu tb amo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Minha filha nasceu ontem e esse é o nome que eu e minha esposa queremos, mas pra todos que falamos quando perguntam torcem o nariz. A gente tá com medo de no futuro ela sofrer algum tipo de Bullying.

      Excluir
  14. Minha filha se chama Amora Liz. A princípio acharam estranho agora todos amam. Minha Amorinha é linda.

    ResponderExcluir
  15. Vc mora no Brasil? Teve problemas no registro?

    ResponderExcluir
  16. Amo este nome e se eu tiver outra menina vai ser Amora .... Lindoooooo

    ResponderExcluir
  17. Conheci Amora como nome em uma matéria de revista com a Amora Mautner. Lá vi que era o feminino de amor e gostei d+!!!
    Mas meu marido tem muitas restrições quanto a esse nome, principalmente quando associado à fruta. Ele acha que vai ser motivo para piadas maldosas!
    Uma pena ele pensar assim... eu colocaria esse nome facilmente na minha filha!!!
    Talita

    ResponderExcluir
  18. Nome da minha filha, o sonho de meu pai era ter uma neta e pedia muito a Deus engravidei e descobrir que ia ser uma menina no mesmo dia meu pai descobriu que tava com um cancer em fase terminal minha menina nasceu e o meu pai colocou o nome Amora fruta delicada siginificado amor lida de trás pra frente aroma cheiro agradavel . Confesso que amo esse nome.

    ResponderExcluir
  19. Minha filha se chama Amora e é a coisa mais fofa desse mundo.

    ResponderExcluir
  20. Minha filha se chama Amora, vai fazer 3 anos,no dia 31 de Maio.
    É um encanto, uma fofa, não vejo nome mais perfeito que combine com ela.

    ResponderExcluir
  21. Minha Amorinha chegará em dezembro e eu simplesmente amo este nome! Acho de uma graciosidade sem fim.

    ResponderExcluir
  22. Estou com 22 semanas esperando minha Amorinha

    ResponderExcluir
  23. Amo esse nome estou com 17 semanas e não penso em outro... apesar de meu marido ainda resitir á idéia, o nome e delicado porem forte.

    ResponderExcluir
  24. Estou grávida e minha filhinha se chama Amora. <3

    ResponderExcluir
  25. Esse Nome #Amora É Muito Lindo Pois Minha Filha Se Chama #Amora ������

    ResponderExcluir
  26. Estou grávida e minha filha se chamará Amora Louise.

    ResponderExcluir
  27. Estou sonhando em ser Mae, e eu e meu esposo escolhemos Amora lis ...vem de muito amor, muito desejada!!!!

    ResponderExcluir
  28. O nome da minha filha de 2 a ninhos é Amora!!!

    ResponderExcluir
  29. Quero uma menina! Há de se chamar AMORA!

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho uma linda menina chamada Amora.

    ResponderExcluir
  31. Minha filha tem 3 meses e se chama Amora ❤

    ResponderExcluir
  32. Respostas
    1. Tabem fiquei nessa duvida Amora ou sendo Isa e hj faz dois meses Amra😍

      Excluir
  33. Minha esposa estar grávida e se chamará Amora quando pensamos nesse nome nenhum outro teve lugar

    ResponderExcluir
  34. Quand soube q ia ser mãe sempre dizia que era menina�� efalava com todo mund é minha Amora e meu marido quero ve ser for Janelão rsrs. Foi quando médica disse Amora vem ai��...enfim meu marido no inicio ñ gostou eu até pensei em muda e ele depois ñ quiz e colocou Amora Alice ��

    ResponderExcluir
  35. Um dos nomes mais graciosos e fofos da vida. Carrega um significado e simbologia que vai alem da fruta, tendo a palavra AMOR e também AROMA de trás pra frente na sua composição. Esse nome esbanja doçura.

    ResponderExcluir
  36. Minha filha de chama Amora,sou completamente apaixonada por este nome! Nasceu em 31-08-2018. É uma pronúncia muito suave e meiga . Minha doce Amora ❤️

    ResponderExcluir
  37. Amoooo
    Minha filha chama Malú Amora❤️,minha neta Amora Franthesca ❤️,minha bisneta vai se chamar Amora Pietra❤️🍀🍃🌿Amoooooo

    ResponderExcluir
  38. Minha filha está grávida de um bebê Arco-íris aí eu dei a sugestão de for menina se chamar Amora ❤️
    Só sei dizer q estou torcendo muito pra ser menina e chamar amorinha de vovó 🥰

    ResponderExcluir
  39. Tenho uma linda bb de 6 meses chamada AMORA , foi o nome mais perfeito que escolhi. Ela é linda e perfeita como seu nome .

    ResponderExcluir
  40. Dar nome de fruta pra uma criança? Me poupe! Daqui a pouco será Cereja, Uva, Maçã...nome de flor até vai, Margarida, Jasmine, etc...mas nome de coisa comestível?? Estranho demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amora e um lindo nome estranha e sua opinião ... Seu tosco Amora carrega todo amor dos pais no nome . Amo esse nome super vou usar ..

      Excluir
    2. Eu também acho um lindo nome🥺❤️e essa opinião desse ser ai é ridícula viu cada um com o nome que gostar 🙄cuida da vida de vocês 👍

      Excluir
    3. Estranho para sem cultura como você, sabia que nos Estados Unidos eles não tem este preconceito? tem muida mulher que se chama apple, cherish, bom deixa pra lá... você precisa evoluir para entender, talvez na próxima vida.

      Excluir
  41. O problema são as piadas. Bullying sempre existirá, mas os pais serem responsáveis por isso é sacanagem. Tem gente que se mata por bullying, e outros que morrem infelizes, com traumas

    ResponderExcluir
  42. Minha princesa hoje com 3 anos 😍Amora Alice

    ResponderExcluir
  43. Adoro esse nome e minha filha vai se chamar Amora Layane lindo um nome amoroso com significado lindíssimo,pra todos que eu falo fica virando o rosto não me importo me apaixonei e pronto ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  44. Lindo nome Amoroso eu vou chamar a minha assim amorzinho ou amorinha de mamãe

    ResponderExcluir
  45. Minha Amora nasceu em 25/07/15 logo irá fazer 8 aninhos, amo esse nome.Forte,doce e bem diferente. Chega de nome comum.

    ResponderExcluir