sexta-feira, 12 de junho de 2015

Sia

Maddie Ziegler, bailarina da cantora Sia.
Para ser sincero, em geral, não sou grande fã de nomes muito curtos (três letras apenas). Mas hoje, falo de um, que, apesar de curto, me "enche as medidas". Um nome que considero ter muita personalidade e vinga pela sua internacionalidade: Sia.

Ainda antes do auge da cantora Sia (já lá vamos) já adorava este nome. Lembro-me que me cruzei com ele pela primeira vez numa altura em que era pouco informado, em geral, e pensei de Cia (abreviatura de 'companhia', isso mesmo) ser um nome, ele soava a nome. Curioso como sou, fui, como é claro, investigar. Descobri então que não era nome, mas havia um homófono, este. Sia.

Este nome tem, provavelmente, origem no nórdico antigo, derivando de sigr, que significa vitória. Outras teorias ditam que Sia é uma derivação para nome dos diminutivos de Sofia, Siena ou Cecília.

Não constando na lista de nomes aceites e proibidos em Portugal, em termos de popularidade, este nome é pouco conhecido, porém, já contou com um registo de uma pequena Sia portuguesa em 2014.

Sia - A Cantora:
Escusado será dizer que ninguém ouve Sia sem se lembrar da tão ilustre, original e polémica, por não gostar de mostrar o rosto, intérprete de Chandelier. Sia Kate Isobelle Furler, esta australiana é uma das mulheres mais inteligentes da indústria da música, já escreveu hits internacionais em menos de um quarto de hora (!), como Diamonds interpretada por Rihanna. Tem um alcance vocal enorme e é brilhante como compositora.

Acho Sia uma forma brilhante de dar uma lufada de ar fresco para quem gosta e seria capaz de usar nomes muito curtos nos filhos, como por exemplo Lia, que se está a tornar popular. Para quem não for capaz, considero Sia um ótimo diminutivo dos nomes já acima referidos. Admiro quem o usa, e não vejo motivo pelo qual a associação à cantora torne o nome mau.

Vocês já conheciam Sia? E qual a vossa opinião sobre este nome?

6 comentários:

  1. Conhecia e sempre associei à cantora, o que para mim é bom. Adoro-a :)
    Mesmo que Sia fosse aprovado em Portugal, não o usaria. Tenho outros curtinhos -ia que adoro - Pia e Mia - por isso Sia está fora de questão. No entanto, acho muito giro como diminutivo de Cecília e Siena (sendo que para Cecília me faz mais sentido ser Cia).

    ResponderExcluir
  2. Só de ter a Maddie Ziegler estampando o post, já me ganhou!! Adoro a cantora Sia, adoro a Maddie e amo de paixão o clip e a música Chandelier( momento fã! Rs!). Em relação ao nome, acho muito interessante, mas acho q ele funciona melhor como diminutivo, acho q fica bem bacana!

    ResponderExcluir
  3. Um nome pequeno mas com muita classe ;)

    ResponderExcluir
  4. Ja conhecia e gosto muito. É um nome cheio de estilo 😊

    ResponderExcluir
  5. Engracei com Sia :D Acho que foge completamente aos argumentos do "parece-se com um verbo", que constituem grande oposição a nomes semelhantes como Mia e Lia, que também gosto. Sia é admitido em Portugal?

    ResponderExcluir