quinta-feira, 18 de junho de 2015

Nina



Na 95ª posição do ranking do BabyCenter Brasil referente ao ano de 2014, e utilizado em 22 meninas portuguesas no mesmo ano, Nina é um nome que merece destaque.



Absolutamente ternurento e muito feminino, é um nome de fácil reconhecimento em quase todos os países do mundo, o que o eleva à categoria de nome internacional, uma mais-valia se tivermos em conta a aproximação de culturas que a globalização tem permitido ao longo dos anos.


A origem do nome Nina não é consensual: pode ter derivado de diminutivos de nomes russos e italianos como Antonina, Catarina ou Giannina; pode estar relacionado com o nome da deusa da fertilidade da mitologia assíria e babilónica, ligada aos peixes, ou pode  ainda estar relacionado com Santa Nina, mártir cristã que viveu na zona da Rússia e da Geórgia. Nina é também a palavra das tribos nativas norte-americanas para fogo e a palavra espanhola para menina (niña). 

Quando penso em Nina lembro-me imediatamente da Rússia e da beleza inigualável dos bailados mágicos dos países soviéticos! A graciosidade, o rigor, os cenários místicos… Curiosamente, Nina foi o nome escolhido para a personagem principal do filme Cisne Negro (2010), o que reforça esta minha ideia da Nina bailarina. Neste momento, não é um dos nomes mais populares na Rússia mas em 2012 figurava o top 10 da Bélgica.

Em Portugal, o seu uso foi absolutamente escasso e pode ser comprovado ao consultar as bases de dados do SPIE: basicamente, no espaço de 60 anos nasceram apenas 45 meninas com este nome, o que o torna raro no nosso território lusitano. No Brasil, o uso parece ter sido maior, já que de acordo com IBGE, sua frequência em todo o país é de 8.293 pessoas (nascidas pouco antes de 1930 a 2010). Atinge seu pico de popularidade entre os brasileiros nos anos 2000 e é mais visto no estado do Rio de Janeiro.

Sabemos, porém, que em Portugal, em 2013, nasceram 12 meninas com este nome e foram registados os compostos Nina Beatriz, Nina Maria e Nina Yasmin. No ano seguinte, tal como começamos por dizer, foram registadas 22 meninas e os compostos Madalena Nina, Nina Cristina, Nina Ivone, Nina Laura, Nina Liz, Nina Maria Sofia Nina. Já em 2015, o número de registos baixou para 14. Por outro lado, no Brasil, em 2015, só no Estado de São Paulo foram registadas 167 meninas com este nome!

Personalidades com este nome destaco Nina Simone, cantora e compositora de jazz norte-americana, a designer de moda francesa Nina Ricci, Nina Ananiashvili, bailarina georgiana, Nina Bari, matemática russa e Nina Wang, bilionária chinesa. O nome inspirou, ainda, a criação de duas óperas, uma da autoria de Paisiello e outra de Dalyrac e, mais recentemente, Ed Sheeran, que compôs uma música com este nome.

Joana Recharte.

Nina inclui-se nas vossas listas de favoritos?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, NameBerry, BabyCenter Brasil, SPIE, IRN, IBGE, ARPEN/SP, Wikipedia.

16 comentários:

  1. Acho Nina um nome absolutamente amoroso, meigo, terno. A graciosidade em forma de nome!

    ResponderExcluir
  2. Não está na minha lista de favoritos, mas gosto da sonoridade.

    ResponderExcluir
  3. Acho querido. Uma boa opção para quem quer um nome internacional!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito, uma boa opcão para quem procura um segundo nome para usar em composto.

    ResponderExcluir
  5. Um dos meus queridinhos *-*, pena que é popular (se está dentro dos 100 mais usados, é popular demais pra mim kkkk). Adoro tudo sobre Nina!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Parabéns pela escolha e pela menino Zilene! :)

      Excluir
  7. Nina está na minha lista de simpaticos. Consigo vê-lo perfeitamente numa pequena. Embora todas as Ninas que conheci sejam adultas e detalhe Nina era apelido seus nomes originais eram outros e nenhum ao meu ver tinha haver com Nina. É como na terra onde nasci onde todas as Marias ou pelo menos noventa e nove por cento delas ganham o apelido de Bia. Passei a vida inteira acreditando que seus nomes eram: Beatriz, Bianca, Bibiana qualquer um relacionado a Bia só que não e ninguém sabe ao certo quem começou com essa moda. Aliás lembrei-me no lugar onde morava há uns tempos atrás tinha uma Eponina que claro era só Nina.

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Nina, tenho 30 anos. Difícil achar uma que tenha o nome mesmo de Nina igual a mim. Acho lindo é amo o nome que meu pai me deu.

    ResponderExcluir
  9. Eu conheci uma menina na faculdade que se chamava Nina...e minha tia é babá de uma menina com este nome também (ela sempre brinca Nininha está na hora de ninar)...infelizmente, eu associo este nome ao sono, ao verbo "ninar", de adormecer...como a menina na faculdade era assim muito calminha e parecia falar sempre de forma mole...Nina faz com que eu lembre de dormir (e não de uma menina foguete, como remete o nome)...como eu prefiro nomes que fujam o máximo de associações e que podem causar algum tipo de bullying, ele não está na minha lista. Gosto do fato de ser um nome nativo-americano e de significar fogo. Bom niña e ninõ se fala "ninha" e "ninho", então não associo a menina ou a menino. Acho que eu prefiro Nila, Mila...e por que não fazer um anagrama de Nina...temos ai o maravilho Nani, que significa "beleza", "glória" em havaiano e em um sentido próximo temos Nami (que em japonês é "onda") e acho lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha prima se chama Nani e na escolinha é zoada com naninha e Nami parece Inhame. Depende do ponto de vista de cada um, respeito e cultura.

      Excluir
  10. Amo! Nina tem uma linda sonoridade, é pequeno, bonito e elegante, além de ser internacional.

    ResponderExcluir
  11. Acho fofissímo, gosto muito do composto Nina Rosa também.

    ResponderExcluir