segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Marly - Atendendo a Pedidos


Existem alguns nomes que muito sucesso fizeram no passado, porém não conseguiram ultrapassar a barreira do tempo. Dentro da realidade brasileira Marly é um desses exemplos: permanece guardado no baú dos nomes antigos, nomeia senhoras que podem ser nossas mães, tias ou avós e sua força é suficiente para nunca ser esquecido.

Admito que até a elaboração desta pesquisa não sabia qual era a origem do nome Marly e fiquei surpresa em saber que ele surgiu primeiramente como sobrenome, virou nome geográfico e só depois assumiu sua posição como nome próprio feminino. De acordo com o site House of Names, Marly é o nome de uma localidade em Morlaix, na Bretanha, França. Em tempos passados os habitantes dessa região teriam recebido Marly como sobrenome, indicando sua origem. O significado de Marly seria madeira agradável ou prado agradável, em referência às características dos elementos naturais do local. 

Como os idiomas inglês antigo e médio não possuíam regras definidas de ortografia, os sobrenomes bretões possuem muitas variações ortográficas que no caso de Marly incluem Marley, Marlay, Marlee, Morly, entre outras.

Localidades francesas que levam o nome:

  • Marly - comuna francesa em Moselle;
  • Marly - comuna francesa na região de Altos da França;
  • Marly-le-Roi - onde estava localizado o Palácio Real Castelo de Marly, famosa residência de lazer do rei Luís XIV;
  • Le Port-Marly - comuna francesa no departamento de Yvelines.
Comunas Suíças:
  • Marly - município no distrito de Sarine, no Cantão de Friburgo, na Suíça;
  • Villarsel-sur-Marly
Como representante da vertente religiosa de Marly surge São Teobaldo de Marly (em francês Saint Thibaut), abade francês e santo. Nasceu no castelo de Marly, em Montmorency e foi treinado como cavaleiro. Canonizado em 1270, é comemorado liturgicamente em 8 de julho.

Na França é raro como nome próprio: de 1900 até o momento foram computados apenas 197 registros de meninas assim chamadas. A Holanda é o país onde Marly melhor se sobressai atualmente: em 2018 ocupou a posição #207 e se mantém no Top 300 desde 2013.

Porém nada se compara ao seu desempenho no Brasil: na escrita Marli é o nome de nada mais nada menos que 210.457 pessoas, o que o posiciona como o 76° nome feminino mais registrado no país até hoje. Seu pico de uso se deu na década de 1960 e é no estado de Santa Catarina que é mais usual. A grafia original, Marly, tem uma frequência bem mais discreta: 24.515 pessoas, a maioria também nascida durante os anos 60, mas desta vez no estado do Rio de Janeiro. Em 2017 Marly foi registrado 1 vez no estado de São Paulo, já a escrita Marli obteve 10 registros.

Em Portugal, até o momento, apenas a grafia Marli faz parte da lista de nomes admitidos, mas mesmo assim o nome é incomum em qualquer escrita e muito difícil de se ver em uma portuguesa. Seus registros antigos são ínfimos e em 2018 tanto Marly quanto Marli não pontuaram.

Personalidades:
  • Marly Bueno (1933-2012) - atriz brasileira;
  • Marly de Oliveira (1935-2007) - poetisa brasileira;
  • Marly Marley (1938-2014) - atriz, diretora teatral, crítica, jurada musical brasileira;
  • Marly Sarney - ex-primeira dama do Brasil.
O que mais me impressionou na pesquisa sobre Marly foi toda a sua forte conexão geográfica e histórica. Vale mencionar que sua pronúncia é parecida com Marie, a forma francesa de Maria, o que lhe dá uma certa bossa a mais, uma certa elegância. É um nome de valor com qualidades que fazem suas portadoras se encherem de orgulho!

Acham que Marly tem chances de voltar a brilhar ou seu destino é mesmo ficar no passado?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, House of Names, IBGE, IRN, Le Journal des Femmes, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

23 comentários:

  1. Oi, Patrícia! No trecho em que você fala do número de registros em 2017, vc escreveu duas vezes a grafia Marly.
    Bom, acho difícil palpitar sobre o futuro de um nome, mas eu não usaria...
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Conheço apenas uma Marli, a mãe de uma amiga minha e combina com ela. Uma pessoa-mãe, uma senhora conservadora que gosta de dialogar sobre seus tempos de menina e as coisas de um tempo que não me alcança e que ela considera melhor. Eu fico com os meus novos anos 20.
    Sei lá, eu não usaria... parece até errado. rs
    bacio

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu acredito que é como Moda (no fundo é moda ) Nomes vão e voltam... conheço algumas Marlis na gaixa de 50-60anos e ainda não vi nos pequenos... mas acho bem legal a história do Nome...

    ResponderExcluir
  4. Ola Patricia tudo bem?
    Mais uma vez parabéns pelo tema abordado.E quanto ao nome de hoje eu penso que é um nome que atualmente não esta se usando mais mas teve uma época que era bem comum.

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Eu adoro este nome :D e é lindo, gostei da historia do nome..Minha professora do primaria se chamava Marly..

    ResponderExcluir
  6. Acho muito curioso como alguns nomes caem em desuso, outras vezes voltam com força total. Conheço umas 3 marlis. A origem e o significado é bem interessante. A pronúncia realmente lembra Marie.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu acho o nome Marly bem legal e gostei de acompanhar a história do nome e as personalidades que possuem esse nome. Particularmente eu não conheço nenhuma Marly.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma amiga com esse nome, achei bem interessante vou até mostrar pra ela ....

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Adorei a resenha..adoro nomes e suas curiosidades..o meu Karina e querida em francês e Valeska e uma camponesa simples da polonês e acredita q família de mãe e polonesa. Adoro meu nome . Adorei sabe de Marly adoro esse nome TB parece de uma pessoa forte e corajosa. Adorei... Adorei a resenha.. bjs e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o nome que significa "querida" é Carina (apenas nessa escrita) e não vem do francês mas sim do latim. Karina é um diminutivo de Katarina que significa "pura e casta". As grafias diferentes originaram nomes diferentes tb, aqui nós temos a explicação:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2018/05/carina-karina-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
  10. Olha não sabia que o nome antes era um sobrenome realmente ele ultrapassa a barreira do tempo.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto desse nome Marly, queria muito conhecer a cidade Marly , onde fica o castelo de Monte Cristo, localizado na França, eu tenho uma prima que se chama Marly, fiquei surpresa com tantas coisas interessantes sobre esse nome.

    ResponderExcluir
  12. Conheci algumas Malis e realmente, esse é alguns outros nomes estão sumindo aos poucos.

    ResponderExcluir
  13. Gostei de saber a respeito do meu nome.. realmente condiz com vários fatos meus..Sou de Santa Catarina de 1962..mas realmente até eu estranharia ver alguém na atual década com meu nome kkk

    ResponderExcluir
  14. Ameiii
    Eu sou Marly com y!
    Só conheci Marlis com I.
    Sempre quis saber sobre meu nome.Obrigadaaaa❣️

    ResponderExcluir
  15. Sou Marly, nunca fui apaixonada pelo nome mas aprendi a gostar com o tempo. Se fosse com i teria maior dificuldade de gostar, o y confere um charme. Acho que tem O estigma de antiguidade e não creio que irá nominar mais pessoas num futuro. mais gosto que seja incomum. Gosto de ter um nome incomum, com y que é mais incomum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAS gosto que seja incomum, gosto de ter um nome incomum e com y que é mais incomum ainda ❤

      Excluir
  16. Olá amei saber da origem do meu nome . Sempre gostei do meu nome . Principalmente por ter a letra y pois quando alguém escreve com a letra i não sinto ser eu rsrs.pois amo meu nome com y no final.

    ResponderExcluir
  17. Amei saber sobre meu nome Marly ♥️ Tenho apenas 24 Anos

    ResponderExcluir
  18. Amo meu nome francês: Marli é lindo demais. Chic , fino, aristocrático ...Sem contar a sonoridade. Simplesmente, adoro meu nome. MARLI. E o da minha bebê é Bárbara, maravilhoso também !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me chamo Marli e sempre adorei o meu nome. O nome do café do Louvre se chamai Café de Marly. Moro fora do Brasil e as passoas acham o nome Marli bonito e diferente.

      Excluir