quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Jafar - Atendendo a Pedidos



Jafar, um nome árabe que se tornou conhecido graças ao malvado feiticeiro do filme Aladim. Quem viu nunca esquece o alto e magro bruxo que tinha como comparsa o papagaio Iago, também ele bem malvado.

Jafar é um nome masculino de origem árabe que significa corrente (corrente de um rio) e é particularmente usado no Irão.

Curto e forte, Jafar é o nome de um primo do Profeta Maomé, Jafar ibn Abi Talib, que morreu ao lutar contra os bizantinos no século VII. Um outro Jafar conhecido foi Jafar al-Sadiq, o sexto Iman Xiita (o segundo maior ramo do Islão). Mais recente temos o cineasta iraniano Jafar Panahi, conhecido pelo filme The White Baloon, de 1995, e famoso pela sua resistência à ditadura.

No Brasil, até 2010, tinha frequência de apenas 23 pessoas e não consta sequer dos gráficos dos anos anteriores.

Em Portugal Jafar não é um nome permitido. Nos últimos não teve um único registo, assim como não consta da base de dados da SPIE, onde podemos encontrar os números de registos nacionais desde 1920 a 1980.

Jafar é daqueles nomes que ficarão presos a uma personagem, uma bem caricata e malvada, parte de uma das animações mais acarinhadas de sempre. Jafar nunca saírá de Aladim e nós nunca esqueceremos esse Jafar.

Se conseguirmos nos abstrair da personagem, podemos apreciar Jafar como um nome forte e exótico. Talvez demasiado exótico para ser usado, mas não deixa se ser um nome merecedor da nossa atenção.

O que pensam sobre Jafar?

Leia também:
Nomes do filme Aladdin

Fontes Consultadas:
Nameberry, Behind the Name, Wikipedia, SPIE, IRN e IBGE e ARPEN/SP.

7 comentários:

  1. Achei legal saber mais sobre o nome, mas é bem caricato mesmo, como você bem colocou...o que dificulta muito o uso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Assim como Aladim, Jafar é um excelente nome de pet. :)

    ResponderExcluir
  3. É um nome de que gosto muito e tenho pena que não possa ser usado em Portugal. Contudo, é verdade que remete logo para o personagem, ainda para mais sendo tão fã da Disney como sou, é a primeira associação que faço com o nome. Apesar disso, consigo abstrair-me da personagem para apreciar o nome como ele é, é um nome muito bonito e o significado ligado a um rio torna-o bastante apelativo para mim.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Jafar é o nome que eu mais gosto em todo o mundo de Aladin ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  5. E eu já lembro do vilão icônico da Disney que é um dos meus favoritos de todos os filmes (o da animação, porque o do live action não achei tão legal hehe). Nunca tinha tido a curiosidade de pesquisar o significado do nome. Achei muito interessante! <3

    ResponderExcluir