segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Joca - Atendendo a Pedidos



Hoje o nome que vos trago é um pedido de uma pessoa que me é muito especial. O seu diminutivo é JocaJoca é conhecido precisamente como um diminutivo carinhoso de nomes começados por "jo" como por exemplo João, Jorge ou Joaquim

É raro abordarmos diminutivos aqui no blog, penso que só o fizemos uma ou outra vez e foi precisamente num Atendendo a Pedidos. A dificuldade que encontramos é que há pouca informação sobre eles, e como não são originalmente nomes próprios é difícil apontar um significado ou origem. No entanto muitos nomes outrora diminutivos são agora usados (e são aceites em Portugal) como nomes próprios, como é o caso de Manel e Xica

Para dizer que Joca tem tal significado é impossível, por isso sugiro que os Jocas procurem o significado do nome que deu origem ao diminutivo e tenha esse em conta. Por exemplo, no caso da pessoa que pediu o post, Joca significará corajoso governante agricultor porque é a junção dos significados de Ricardo e Jorge

Na minha pesquisa descobri que existe um município no Brasil chamado Joca Claudino no estado da Paraíba.

Existem inúmeras empresas e estabelecimentos com o nome Joca tanto no Brasil como em Portugal, provavelmente devido à popularidade do diminutivo nos dois países. 

Joca é também o nome de um jornal brasileiro destinado ao público infantil e também é o nome de um desenho animado chamado As Aventuras de Joca a Pipoca

Em um lado menos positivo, no site Dicionário Informal afirmam que Joca significa burrice e tolice, levando em conta a expressão "você está pensando que eu sou joca?". Eu nunca ouvi falar desta expressão e não sei até que ponto a informação proveniente deste site é fidedigna, mas achei na mesma curioso partilhar com vocês.

Personalidades: 
  • Joaquim Lopes "Joca" - ator brasileiro;
  • Jorge Fernandes "Joca"- jogador de futebol português, atualmente no Braga;
  • Joca Reiners - escritor brasileiro;
  • Luís Jorge Videira "Joca" - deputado português apelidado de "o deputado do povo".

Joca é então um diminutivo ou um apelido carinhoso e são muitos os homens que usam este diminutivo em Portugal e no Brasil. Ainda não é um nome aceite em Portugal porque ninguém se lembrou de fazer o pedido, mas se já aceitam Xica poderão muito bem aceitar Joca como nome próprio. 

Já no Brasil, apesar de Joca ser maioritariamente um diminutivo, existem algumas pessoas com o nome Joca registado. O censo de 2010 do IBGE mostra que até 2010 havia uma frequência de 293 pessoas chamadas Joca tendo o nome seu o pico de registos em 1960, com 58 nascimentos. É no estado do Maranhão que é mais popular.

Eu gosto de Joca, mas somente como diminutivo. Geralmente gosto de nomes masculinos fortes, mesmo sendo curtos, e Joca transmite-me muita doçura e carinho. Por isso prefiro só mesmo como diminutivo. 

Qual a vossa opinião sobre Joca? Daria um bom nome próprio? 

Fontes Consultadas: 
Behind the Name, Dicionário Informal, Wikipédia, IRN, IBGE.

17 comentários:

  1. Acho fofo como apelido mas não consigo ver como nome próprio.

    ResponderExcluir
  2. Para mim é apelido de João Carlos...

    ResponderExcluir
  3. Em Portugal é um nome muito popular, mas o mais engraçado é o diminutivo de Joca, Joquinha!
    Obrigado por este contributo Cláudia <3
    Ricardo Meireles

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de conhecer uma pessoa com esse nome, acho tão legal quando a pessoa tem mesmo o nome do apelido kkk acho muito diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecei um menino em Monte Sião MG com nome próprio de joca

      Excluir
  5. Joca é um nome bonito , ainda não conheço ninguém com esse nome e não sabia as origens.

    ResponderExcluir
  6. Muitas pessoas pensam que "Joca" é um nome próprio, mas é um apelido afetuoso, mas acredito que o nome Joca foi registrado erroneamente por pais que pensavam que era um nome adequado próprio, mas para dizer a verdade, esses nomes são mais utilizados no Brasil pelo povo nordestinos.Eu não sei qual é bonito porque não é um nome que eu escolheria

    ResponderExcluir
  7. Acho legal esse npme, mas achava que era só apelido. Adorei conhecer mais sobre esse nome. Quero saber mais sobre o meu nome, Monique. Ficarei feliz em saber mais sobre meu nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Nós já publicamos o post sobre seu nome, abaixo segue o link:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2018/03/monique-atendendo-pedidos.html?m=0

      Excluir
  8. oi!
    que legal :D eu adorei, tenho um tio la da Paraíba que se chama Joca.. Gostei de conhecer mais sobre esse nome ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi,tudo bem ?

    Nossa, muito bom conhecer mais sobre um nome e o post ser tão completo, assim como é rico em história. Joca não gosto muito como nome, mas para apelido mesmo acho super válido e bonito.

    ResponderExcluir
  10. Oii!

    Não conheço pessoas com nome Joca e as que já ouvi falar eram referentes a apelido, mas ainda prefiro o apelido a realmente ao nome propriamente dito.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Joaquim é o nome mais lindo que eu já vi, dá uma sensação de força e firmeza. Já Joca me lembra mais a parte jovem e meio imatura.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Gosto muito de Joca como apelido e o via só como um apelido para Joaquim, então ver um post sobre esse diminutivo foi muito bacana, gostei bastante de conhecer. E que interessantes que há pessoas que são registradas como Joca, muito bacana. Amei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro esse blog. Não acho que como nome próprio seria uma boa,mas como apelido é bacana.

    ResponderExcluir