terça-feira, 19 de março de 2019

Qual é o melhor nome - Dimas vs. Dimitri - Atendendo a Pedidos


Dimas e Dimitri foram os escolhidos para o duelo de hoje. E apesar de distintos têm muito em comum, vamos descobrir em que quesitos! 

Ambos os nomes têm significados ligados à natureza. O significado de Dimas é pôr do sol e o de Dimitri é consagrado à mãe terra

Para além desta coincidência os dois são nomes presentes na mitologia grega e são antropónimos ligados à religião. 

No ano passado em Portugal não foi registado nenhum Dimas nem nenhum Dimitri. No entanto, no estado de São Paulo em 2017, nasceram 8 Dimas e 24 Dimitris. 

Tenho de admitir que o que mais me cativa nestes nomes são os significados. Pessoalmente é algo a que ligo muito na hora de escolher um nome e posso afirmar que tanto Dimas como Dimitri têm dos significados mais bonitos e poéticos que me consigo lembrar. A minha escolha é Dimas, qual é a vossa?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES, IRN, ARPEN/SP.

17 comentários:

  1. Eu gosto bastante dos dois nomes. Na verdade, gosto de muitos nomes com a letra "D" rs.. Tenho um carinho especial por Dimitri, primeiro por causa do desenho Anastásia, segundo pq meu professor de sociologia da facultativa tinha esse nome e era uma pessoa incrível! Não conheço nenhum Dimas pessoalmente, apenas a figura do "bom ladrão" descrito na bíblia, quando da crucificação de Jesus. Se o duelo fosse entre Dimitri x Dylan - eu não conseguiria escolher. Tbm opto por Dylan a Dimas. Os dois nomes participantes do duelo são belos, fortes e como os significados são voltados para a natureza são ainda mais encantadores! Com relação a Dimitri e seu forte apelo a "terra", acho que poderia ser uma boa alternativa aos nomes Yuri e Jorge (mas gosto mto desses tbm rs). Seria lindo Dimitri e Gaia como par de irmãos, pensando em dois meninos Dimitri e Adam, eu acho interessante rs. Já o significado de Dimas, eu não conheço nenhum outro nome com o mesmo significado: "por do sol" especificamente, mas sim outros que remetem ao "sol", o que o torna uma escolha mto interessante. Então, como contraponto feminino e sugestão para par de irmãos Dimas e Aurora / Dimas e Álvaro seriam escolhas legais na minha opinião! ^^
    Parabéns pelo post! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que coincidência! Pensei justamente em Dimas ontem! O significado do nome é lindo e a história do bom ladrão que foi perdoado por Jesus na cruz também me toca!Gosto de Dimitri também (gosto de nomes russos), mas não usaria em um filho... Escolha um pouco difícil, mas fico com Dimas. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. olá , tudo bem ? Os dois nomes saõ bonitos , mais tratando -se de significado eu escolho
    Dimas , por ser o por do sol . apesar de os dois estarem ligados a natureza. Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Amo os dois, não consigo escolher qual melhor. Talvez pela facilidade de Dimas ser falado em outros idiomas com quase a mesma pronúncia do português me faz ter um pouco mais de carinho pelo nome. Porém ambos são maravilhosos. Caso eu tenha um filho, escolheria um desses nomes e usaria o diminutivo Dimi (tanto para Dimas quanto para Dimitri).

    ResponderExcluir
  5. Neste duelo dois nomes com significados bonitos, começam com D e tem uma sonoridade muito interessante! Eu acho Dimitri mais marcante! Fico com ele.

    ResponderExcluir
  6. São dois nomes potentes e de significado atraente, no entanto ficaria com Dimitri, achei bem mais moderno!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Dimas já vi alguns. Dimitri acho que vi uma personagem, mas nunca ninguém real que usasse o nome. Os significados são mesmo bonitos. Eu prefiro o Dimitri, acho que soa mais moderno.

    ResponderExcluir
  8. Adoro Dimitri, acho lindo. Não conhecia o significado.

    ResponderExcluir
  9. Significado forte desse nome hein? Eu prefiro Dimitri, pois soa mais bonito e demonstra mais presença.

    ResponderExcluir
  10. O nome tem a aparência que dá àqueles que têm esses nomes de bravos homens valentes, esses dois nomes são fortes nomes de grandes significados, mas confesso que não é um nome que eu escolheria para uma criança, é difícil escolher....Mas eu escolho Dimas. Lembrando Marcos Oliveira interpreta o Padre Vizeu (Dimas) em Liberdade.

    ResponderExcluir
  11. Acho os dois nomes lindos, e agora que soube seus significados gostei ainda mais.
    Essa batalha é bem difícil, não sei qual dos dois escolheria.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  12. Os dois nomes são muito bonitos, mas confesso que Dimitri tem um significado mais forte pra mim que sou ligada à terra. Então, diante dessa batalha, escolheria o Dimitri.
    Bjo, qjo

    www.chicaslokas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gosto de Dimitri, é um nome com um significado lindo, tal como Dimas, mas não sei, Dimitri é meu favorito só pela pronúncia do nome kk

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Nomes interessantes, eu tenho até um sogro chamado Dimas, mas prefiro Dimitri!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá ...
    Na verdade os nomes são um pouco diferente mas em se tratando de escolher uma opção .
    Eu opto por Dimas que me parece soar melhor do que o outro..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sempre achei Dimitri um nome imponente, não conhecia o seu significado e agora gosto mais ainda do nome. Não curto muito Dimas, acho um nome com cara de apelido rs (sem ofensas aos Dimas ok) e escolho fácil Dimitri. Não sei se é coincidência mas vejo muito Dimitri em filmes ou personagens Russos, eu já vi também Demitri, em um jogo que eu gostava bastante :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é coincidência não Daniel, Dimitri é um nome russo. Em russo corresponde a Demétrio.

      Excluir