terça-feira, 12 de março de 2019

Nomes Populares no Brasil nos anos 80


A exemplo do que fizemos quando publicamos o post sobre os nomes que mais fizeram sucesso no Brasil nos anos 90, lançamos hoje a lista dos 20 nomes (femininos e masculinos) que estavam no auge da moda na década de 80. Através da excelente ferramenta Nomes no Brasil, disponibilizada pelo IBGE, podemos ter acesso a este ranking. Os antropônimos aqui listados marcaram uma geração, repercutiram por muitos anos e ecoam como os adultos de hoje.

Top Feminino:
  1. Maria
  2. Ana
  3. Juliana
  4. Patrícia 
  5. Adriana
  6. Aline
  7. Fernanda
  8. Vanessa
  9. Luciana
  10. Cristiane
  11. Fabiana
  12. Renata
  13. Márcia
  14. Simone
  15. Camila
  16. Daniela
  17. Priscila
  18. Andréia
  19. Tatiane
  20. Carla
Top Masculino:
  1. José
  2. Antônio 
  3. Francisco 
  4. João
  5. Carlos
  6. Rafael
  7. Paulo
  8. Rodrigo
  9. Marcos
  10. Fábio
  11. Leandro
  12. Marcelo
  13. Tiago
  14. André
  15. Anderson
  16. Bruno
  17. Daniel
  18. Fernando
  19. Diego
  20. Márcio
Com exceção dos clássicos Maria, Ana, João e José, que sempre ganham muitos registros por conta dos compostos, que nomes desta lista acham que podem voltar a ocupar os topos dos rankings?

Patricia Monteiro 

Fonte Consultada:
IBGE

13 comentários:

  1. Conheço pessoas com esses nomes nascidas nessa década, mas me surpreendi em ver Simone e Márcia. Pensei que Simone tivesse tido seu auge nos anos 70 (tenho uma prima nascida nessa época) e não conheço nenhuma Márcia com menos de 50 anos...
    Tem muitos nomes na lista que ainda são comuns hoje em dia.Gosto muito da categoria de nomes "conhecidos, mas pouco usados", não sou muito fã de nomes populares, tirando algumas exceções.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivana! Sim, Simone e Márcia (assim como outros nomes da lista) tiveram seu pico máximo de uso nos anos 70, mas a popularidade ainda se estendeu para anos seguintes, por isso continuaram reverberando nos tops posteriores.

      Excluir
    2. Entendi, mas foi uma surpresa mesmo! rsrs

      Excluir
    3. Sou nascido em 1980, e era comum pra mim encontrar Márcias de idade similar à minha (mas algumas talvez fossem mesmo nascidas ainda no final da década de 70). Já Simone eu não reconheço como sendo nome das meninas da minha época. Apenas uma vez eu estudei com uma Simone, da mesma idade minha. Já Márcia, nunca deixei de conhecer alguma.

      Excluir
  2. A prova disso é meu nome, que é a junção do Maria com Fernanda. Acho que Francisco está voltando com força e alguns nomes da lista nunca saíram de moda, né? ♥

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que fiquei surpresa ao ver que Joaquim não estava na lista. É um nome que gosto-aprecio. Tive um cachorro com esse nome Joakim. Tenho um amigo também (nascido na década de oitenta) e com certeza seria nome de um personagem.
    No feminino eu senti falta de Camille... tem Camila, mas acho Camille mas intenso.

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas nos anos 80 ninguém colocava nome de Joaquim nos filhos que nascessem. Sou nascido em 1980, e jamais conheci nenhum Joaquim da minha faixa etária, seja na escola, em cursinhos, ou na vida... Muito mais tarde, tipo do ano 2000 em diante é que Joaquim voltou a ser moda. (Francamente, nem entendo o motivo, pois acho um nome bem feinho).

      Excluir
  4. Faltou o nome Flavia,muito popular nessinha epoca. Mas os dé mais nomes estão corretos, principalmente Vanessa , Patrícia, Daniela e Priscila que hoje estão na faixa dos 30 .

    ResponderExcluir
  5. Acho que Camila tem tudo para voltar a moda! Acho um nome tão delicado ^^ tbm acho Renata legal, mas gosto do japonês Hinata, que é parecido, e significa girassol.
    Acho Daniel um amor tbm (gosto do diminutivo Dan tbm), mas acho que Francisco e Antônio que voltaram com tudo (tbm gosto)!
    Minha irmã se chama Nazira, em homenagem a avó paterna, nasceu em 1981, mas minha mãe queria Priscila, justamente, um dos mais utilizados em 1980! Eu gosto muito de nomes com a letra "P" ^^
    Acho que Rafael nunca sai de moda né! Os três arcanjos voltaram com tudo tbm!
    Concordo com a Ivana, Simone e Márcia parecem mais datados.
    Alguns nomes podem voltar a moda através dos apelidos, como Fernanda -> Nanda (ou o indiano Ananda, que significa felicidade); Adriana -> Drica; Camila -> Mila; Luciana -> Luz; Cristiane -> Cris. Acho que hoje a aposta (pelo menos para nomes femininos, na minha opinião) são em nomes mais leves e melódicos. Ótimo post, Patrícia! Beijos (:

    ResponderExcluir
  6. Menina, sabe que eu prefiro essa lista à atual?.... rs.
    Nomes mais longos, maravilhosos, melodiosos... rs
    nomes com todas as letras do alfabeto.
    gosto de quase todos não dá pra escolher...
    Fiquei preocupada agora... Tô velha.

    ResponderExcluir
  7. Claro que meu nome estaria ali! Desde o prezinho até o colegial, acho que apenas em um ou dois anos. eu era a única Juliana da sala. Na maioria das vezes eram eu e mais uma e em uma ocasião haviam três Julianas na minha turma! E a lista faz mesmo muito sentido, porque ao lembrar das pessoas da minha idade e das que frequentavam a escola comigo, todos os nomes listados estavam presentes.

    ResponderExcluir
  8. Essa turma dos anos 80. Conheço vários. Nasci na década de 90. Então quando eu era criança essa turma era adolescente. Hoje eles estão na casa dos 30 já indo para os 40. E muitos deles estão tendo filhos agora, logo dificilmente eles vão escolher um desses nomes pro rebento porque é o nome do ex-colega de classe, o nome do primo, da irmã... do ex, Enfim. Já a minha geração que é a de 90 e está entrando na casa dos 30 terá o mesmo pensamento inclusive porque muitos dos nomes de 80 foram bastante utilizados em 90 também. Eu cá lembro de ter estudado com três Fernandas. Na verdade foram quatro ao longo da vida, mas três em uma sala só. Acho um nome lindo e imponente, porém dificilmente o usaria no momento se fosse o caso. Ainda assim eu acho que estes nomes estão começando a retornar aos poucos. Graças aos pais que querem fugir dos Enzos, Sofias, Valentinas da vida. Vez ou outra você escuta um Marcelo de três anos ou uma Priscila que acabou de nascer. Mas eu ainda tenho pra mim que estes nomes demoraram mais um pouquinho para voltar a moda. E são nomes admiravelmente fortes o que eu acho fascinante principalmente quando pensamos na influência que um nome pode ter sobre a pessoa. Se bem que este ponto não é necessariamente uma verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  9. Acho que femininos podem voltar Fernanda, Camila e Daniela.
    Masculinos Leandro, Marcelo, Tiago, Bruno, Fernando e Diego

    ResponderExcluir