sexta-feira, 15 de março de 2019

Guilty Pleasures


Vamos falar sobre... guilty pleasures. Para quem não está familiarizado com este termo, um guilty pleasure é algo que nós gostamos, mas que é considerado errado/estranho/algo que está fora da normalidade pela maior parte das pessoas e por isso faz com que nos sintamos culpamos por gostar disso. E na onomástica também existem guilty pleasures. Quantos de nos já não vimos narizes torcer quando afirmámos gostar de x nome? Ou então chegámos mesmo a ouvir que esse tal nome era "feio" ou "não usável" e às vezes até coisas piores. O convite que vos faço é de fazerem parte desta discussão e nos contarem quais são os vossos prazeres culposos. 

Ana Madaíl Carvalho - Para esta rubrica fiz uma seleção de 3 nomes que gosto muito e que considero guilty pleasures porque praticamente só ouvi comentários negativos sobre os mesmos. 
Desde que me conheço sempre tive um carinho muito grande por nomes "cheios de pó". Para além de sempre ter gostado de onomástica, os nomes de "velhinha/o" eram constantemente os meus preferidos e por já ter ouvido tanta barbaridade, hoje em dia já não ligo se as pessoas acham os nomes que gosto feios ou inviáveis, mas lembro-me que a primeira vez que fiquei magoada com este assunto foi quando disseram que "Olímpia é nome de velha, credo, a criança vai nascer já com os pés para a cova". Achei um comentário muito feio e infeliz. No entanto continuo a adorar Olímpia. Outro nome que continuo a gostar imenso é de Corália. Considero-o um charme, bonito, elegante. E o último é Blimunda. Sim, Blimunda. "Entre a vida e a morte há uma nuvem fechada", já dizia ela em Memorial do Convento e se vamos falar sobre vontades, a minha vontade é de continuar a gostar de Blimunda. É diferente, tem um quê de intelectual e é muito divertido de dizer. Provavelmente, este último é o mais esquisito da lista, o que causa mais estranheza. Corália também é diferente pelo facto de literalmente há anos não nascer nenhuma em Portugal. Olímpia também não era registado há muito tempo, mas felizmente em 2018 uma pequena Olímpia veio dar o ar de sua graça. Estes são os meus 3 guilty pleasures, achei curioso não ter nenhum nome masculino na lista, mas quando parei para refletir sobre este assunto, os nomes masculinos que mais gosto estão mais "dentro do padrão" do que os femininos. 

Patricia Monteiro - Sempre fui eclética em relação aos meus gostos dentro da onomástica, mas os nomes exóticos estão no topo da preferência dos meus guilty pleasures. Sou muito atraída por tudo que diz respeito ao mundo místico e esotérico, e claro que os nomes ligados à essas vertentes também me seduzem. Tenho grande admiração por Índigo, mas com a clara consciência de que seria uma escolha ousada, que certamente traria olhares de espanto e desaprovação. Outro nesse estilo seria Ametista, a pedra preciosa tão bela e cujo nome comecei a prestar mais atenção recentemente, desde então só vejo beleza. Infelizmente nem todos compartilham da mesma opinião e já vi comentários dizendo que Ametista é feio. Dos antigos tenho bastante apreço por Agnes acho um nome adorável, tem uma sonoridade diferente, única, uma bonita grafia, mas... dizem que é estranho, antigo, até mesmo desprovido de beleza... Não deixo de ver qualidades em Agnes, mas não sei se teria coragem de usá-lo.

Cláudia Barata - Eu sou daquelas que adora nomes raros e fora do padrão, mas existem 3 nomes que eu não usaria por várias razões. Não usaria por não serem bem aceites por 99% das pessoas do meu círculo social e além. Não usaria também porque são nomes que apesar de adorar, não acho mesmo que sejam usáveis nos dias de hoje e por mais que me considere ousada estes nomes são ousados demais para mim. Um dos meus guilty pleasures da onomástica é Perpétua. Sim, leram bem: Perpétua. Não consigo explicar bem e nem eu mesma entendo bem o porquê da minha atração por este nome, mas desde que me lembro sempre me senti atraída por ele. Acho a sonoridade tão diferente e forte e ao mesmo tempo, tem um quê de ocultismo à volta do nome que também me atrai. Nunca conheci nenhuma Perpétua, mas iria adorar conhecer. Tenho pena que haja tanto negativismo à volta de Perpétua porque acho um nome deveras interessante. O meu segundo guilty pleasure é outro nome feminino, Violante. Este é outro nome que a maioria das pessoas não gosta e isso se reflete no número de registos anuais. Eu acho Violante um nome cheio de estilo, e à semelhança de Perpétua tem igualmente uma grafia e sonoridade diferentes e isso agrada-me imenso. Quando penso em guilty pleasures é sempre Perpétua e Violante que me vêm à cabeça, mas existe um outro nome masculino que penso se enquadrar na categoria guilty pleasures mesmo tendo considerado usá-lo em tempos passados: Aramis. Aramis é um outro nome dificilmente aceite pela maioria das pessoas porque ou faz lembrar arames ou faz lembrar um dos moscãoteiros do desenho animado Dartacão (que eu era super fã em criança), mas que simplesmente adoro! E a associação ao livro Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas faz-me ainda adorar mais o nome. Já não penso em usar Aramis porque tenho planos de ter somente mais um filho e se for menino será Sancho (este deve ser um guilty pleasure de várias pessoas, mas no meu caso não me sinto guilty de maneira alguma). No entanto, Aramis está no meu top 5 de nomes favoritos masculinos e sempre estará. Poderia enumerar mais uns poucos mas estes 3 são os meus favoritos dentro dos guilty pleasures

E vocês? Têm algum guilty pleasure onomástico?

Ana Madaíl Carvalho, Cláudia Barata, Patricia Monteiro.

Fontes Consultadas: 
O BLOG DOS NOMES.

38 comentários:

  1. Interessante o post! Realmente, reflexivo. Bom, alguns nomes eu não usaria por causa do bullying, mas respeito muito quem goste - a onomástica é um espaço de diversidade e daí vem a clássica frase "o que seria do azul se todo mundo gostasse do amarelo?". O legal é ser diferente. Eu amo nomes diferentões. Sobre o nome Olímpia, eu acho um primor (eu o vi em uma novela de época da Globo xD - mas tem gente que tira sarro e fala Olimpíadas)! Sobre Blimunda, infelizmente, não gosto, pois se tirar o "Bl" ficaria imunda :/ . Sobre Corália - é diferente, mas não estranho...
    Sobre os nomes Índigo, Ametista e Agnes, eu acho tão usáveis e vejo tantas qualidades que não consigo enquadrar nessa categoria de "guilty".
    Sobre os nomes Perpétua e Violante, eu lembro de duas personagens que foram vilãs, então ,por isso não gosto :/ ... Sobre Aramis, só agora que fui pensar em "arame", não acho um nome ruim não xD. Sobre Sancho, eu acho legal e uma boa escolha. Meu gosto é super eclético e o Ivan que vai me "podando" quanto a isso...Tem alguns nomes que podem soar estranhos demais como Akasha, Psiqué, Musa, Ophir, Osíris, Hórus e Roy (não usaria,mas gosto de todos...minto,talvez use Ophir xD)...gosto de nomes femininos terminados com "o", um deles é Clio, mas temos o problema do "Renault Clio" (gosto porquê é a Musa da História - tbm gosto da Tália, Musa da comédia, em que pese lembre o verbo "talhar"), tbm acho o nome Juno um encanto...apesar de Samantha terminar em "anta", tbm tenho muito carinho, mas não usaria! Eu sempre gostei do cenário gótico da família Addams, então amo o nome Wanda, agora posso dizer que é tbm por causa da Feiticeira Escarlate da Marvel, mas muitos detestam o nome, ainda sobre a Marvel, eu tbm gosto do nome Gamora, como não é usável, passei a gostar muito de Amora (tenho até um pé de amora no quintal)... Bom, talvez eu só tenha gosto estranho xD - muitos ligam o nome a pessoa - e Hebe seria muito complicado de utilizar por enquanto, mas eu gosto muuuuuito - a deusa da Juventude! Outro que gosto, mas vi zoação foi Noelle, pois falaram que a menina poderia ser chamada de "mamãe Noel" a vida toda. Apesar de Mégara ter um significado horrível, eu gosto por causa do desenho do Hércules rs. Gostei muito do post! Acho que sou um ser esquisito kkkk
    Parabéns, meninas! Gosto de posts assim ^^
    Excelente final de semana para vocês :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olímpia é lindo mesmo, tb gosto bastante. Bom final de semana pra vc tb Fernanda, bjs!

      Excluir
    2. Ana, eu dei uma pesquisada sobre o livro Memorial do Convento! Fiquei super curiosa para ler e saber mais da estória da fantástica Blimunda!
      O Ivan tbm ficou curioso com a história!
      Que criatividade de Saramago ao escolher este nome! Mesmo que seja um nome bastante rejeitado, vale um post ^^
      Bom, continuo a não gostar do nome, mas acho que vou me encantar pela personagem!
      Vou colar o link da Wikipédia:
      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Memorial_do_Convento

      Gostei dessa passagem que li nesse texto da Wikipédia:

      Simbolicamente, o nome Blimunda é o reverso do de Baltasar, tal como é a Lua o reverso do Sol, que, juntamente com o número sete, completam-se até serem um só. O seu nome tem origem na Música, cujo som desgarrador de violoncelo habita no nome Blimunda e cuja vibração está na sua própria alma.

      Excluir
    3. Estava pensando com os meus botões em como utilizar o nome Blimunda e não ficar preso somente a personagem do livro. Se vários autores tem permissão para criar nomes como Fantine, Cosette, Iracema, Jéssica, Vanessa e etc, podemos tentar tbm... o problema é como ser tão criativo de forma que estes nomes conquistem espaço de um jeito positivo!
      Brasileiro gosta muito de final com "lly"...quem sabe Blimundily/ Blimundile (isso tiraria o final "imunda" e a rima com "bunda" que a Luciana disse)...tbm podemos pensar em Blimundine...pensei em Blimue (parece nome com pegada africana, bom já ouvi o final "imue" no Rei Leão). Acho que a entonação do nome está no "mun", então não sei se retirá-lo perderia o sentido e o contexto de referência à obra literária...quem sabe Blimoon xD ficou parecendo um Digimon da lua rs não ficou bom né rs ... como Blimunda tem forte ligação com a lua (pelo o que li da Wikipédia), Blue Moon não seria tão mal assim e vi aqui que tem uma música de jazz com este nome (Blue Moon): https://m.letras.mus.br/billie-holiday/175874/traducao.html

      Excluir
    4. Bom dia, Fernanda! A equipa O Blog dos Nomes agradece a sugestão de Blimunda, mas infelizmente achamos que não é uma publicação viável pela falta de informações com fundamento onomástico sobre o nome, visto se tratar de uma invenção de Saramago para o obra "O Memorial do Convento". No entanto, Blimunda será abordado num post que sairá brevemente sobre Nomes Literários. Agradecemos a compreensão.
      A equipa,
      O Blog dos Nomes.

      Excluir
  2. Ai, tantos guilty peasures! Os meus talvez serão Soraia e Ágata. Parecem peixes fora de água no meio dos outros nomes que eu gosto, as adoro a referência à natureza em ambos, que posso fazer? Dificilmente usaria qualquer um deles (talvez usasse Ágata se não vivesse em Portugal). Outro nome que adoro e que normalmente causa estranheza é Ciro, mas esse não considero guilty, porque tenciono usá-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágata é lindo! Adoro nomes de pedras preciosas ❤ Soraia tem muita personalidade, é um nome de atitude. Ciro é curtinho porém tem muita força, tb gosto!

      Excluir
  3. Realmente gosto é uma coisa bem pessoal...mas não sei se eu teria um guilty pleasure na onomástica...os únicos que consigo pensar que talvez possam ser são Eulália e Dulce (acho que muita gente não gosta desses dois ou acha estranho). O primeiro acho bonito, melódico...só que não sei se o usaria,mas adoraria conhecer uma Eulália! O segundo até cogitaria em usar, mas o marido não gosta rsrs Assim como a Ana, os nomes masculinos que gosto são mais "dentro do padrão". E também acho uma bobagem esse negócio de "nome de velho", "nome de velha"...os portadores dos nomes que hoje são idosos, já foram bebês, e os bebês com nomes modernos hoje, um dia serão idosos. Infelizmente muitos nomes só se tornam antigos pq as pessoas param de dar esses nomes aos filhos...Legal o post de hoje. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de Dulce, principalmente Maria Dulce, acho meigo e elegante.

      Excluir
    2. Eu gosto de Dulce Maria :) lembra a novela mexicana "carinha de anjo". Conheço uma Dulce, que é mãe de uma colega minha ^^ ela é um doce de pessoa e super determinada ao mesmo tempo :)

      Excluir
  4. Blimunda rima com bunda, o que no Brasil é bem complicado. Corália pode remeter a car***o. Gosto de Olímpia, acho usável. Agnes e Ametista acho mais tranquilo de usar ainda...
    O meu guilty plasure é Eulália, adoro esse nome, mas vejo que algumas pessoas têm dificuldade de compreender e pronunciar o nome. É inacreditável, mas já testei, ao menos em Portugal. Eu dizia que o meu nome era Eulália e sempre tinha de repetir. Depois conheci uma Eulália portuguesa, empregada de mesa de um restaurante que frequento. Os colegas chamam-na de Lalá, acham o nome complicado, enrolado, às vezes até a chamam de Aurélia! Fiquei muito decepcionada.
    Considero-me uma pessoa corajosa, de personalidade, certamente sou! Não tenho medo de usar um nome antigo ou diferente, desde que o nome não dificulte a vida do meu filho.
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Eulália muito bonito, mas realmente as pessoas teriam dificuldade em pronunciar...
      Concordo com você! Não devemos ter medo de dar um nome considerado diferente (desde que não prejudique a pessoa, como você disse). Tenho um irmão chamado Plínio e minha mãe conta que minhas tias torceram o nariz quando ela anunciou o nome, mas depois acostumaram. E ele gosta muito do nome dele.

      Excluir
    2. Tb acho Eulália um nome muito doce e femenino. Gosto bastante, não vejo nada de guilty em Eulália.
      Meninas, quantas Eulálias foram registradas em SP ano passado?

      Excluir
    3. Nós só temos os dados até 2017 e nesse ano foram registradas 6 Eulálias no estado de São Paulo.

      Excluir
    4. Vamos torcer para a Marina Ruy Barbosa ou a Bruna Marquezine interpretarem uma Eulália jovem e fresca numa próxima novela. Hahahaha! Eulália é adorável, foi pesquisando este nome que cheguei até esse blog! :-)
      Ivana, acho Dulce uma graça e muito tranquilo de se usar.

      Excluir
  5. No meu caso, as pessoas torcem o nariz a quase todos os nomes de que gosto. Gosto de nomes unissexo, mas "só podem ser nomes de menina ou de menino"; gosto de nomes estrangeiros, mas "em Portugal tem de ser português"; gosto de nomes hippies, ligados à natureza e dou importância ao significado, mas só isso é suficiente para dizerem que só gosto de nomes "estranhos".
    Se isso me incomoda... Não. Quem lê os meus comentários há já algum tempo sabe que não me importo com as opiniões dos outros, já que a escolha dos nomes dos meus filhos vai ser entre mim e a pessoa com quem os tiver. Por isso, acho que nenhum deles entra na categoria de guilty pleasures, pois não recearia em usá-los.
    Audrey, por exemplo, é o meu preferido e é muito criticado no meu círculo mais próximo, mas continuo a adorá-lo e com certeza vou usá-lo. O nome em si não tem nada de mal, a negatividade deve-se, maioritariamente, ao tradicionalismo português.
    Outro que eu amo e é criticado é Gaia, por causa da cidade, mas usaria na mesma.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você encontre alguém com o gosto parecido com o seu! Tinha vários que eu gostava e meu marido vetou kkk

      Excluir
    2. Também gosto de nomes ligados a natureza! Acho Audrey lindo, eu lembro da icônica Audrey Hepburn e tinha um desenho chamado "a pequena Audrey" que amava! Tbm acho Gaia super usável xD
      O que a Ivana disse é verdade rs xD

      Excluir
  6. Que post interessante! No meu caso, eu considero um "guilty pleasure" ume nome que adoro e considero por, mas com algumas reticências por poder não ser bem aceite (contudo talvez seja normal para muitas de vocês ☺️): Jani, Lua e Melissa. Olímpia e Corália também são nomes que cada vez que ouço, gosto mais. Beijinhos ��

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar sobre o nome Blimunda, No Way. Estranhíssimo, tem cara de inventado. rs
    Não sei ao certo, mas acho que não tenho nenhum guilty pleasure. Também gosto muito de nomes próprios longos, compostos e com cheiro de pó. Ultimamente tenho visto que os nomes mais modernos estão cada vez mais curtos... Tenho a sensação de que chegaremos aos nomes com uma sílaba só, como alguns nomes orientais. Enfim... uma pena. Mas se fosse pra escolher mesmo, talvez seja LANASSA, ALDARA, HOMERO e AURÉLIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre nomes com uma sílaba só, eu lembrei que o nome "Zé" ficou no top 200 de Portugal!
      Eu acho Lanassa e Homero lindos! (: não acho guilty ^^
      Aldara é um nome que não conhecia xD

      Excluir
    2. Também não sou fã de nomes muito curtos, Angélica...tirando algumas exceções. Acho que 3 sílabas é um bom tamanho de nome ( a maioria dos nomes da minha lista tem 3 sílabas). Acho que os nomes dos meus filhos chamarão atenção em meio a tantos nomes curtinhos (o que eu acho ótimos rsrs)

      Excluir
    3. tem nomes mais compridos que acho lindo também, tenho um de 4 sílabas na minha lista...

      Excluir
    4. Fernanda, nós temos um post sobre Aldara

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2017/02/aldara.html?m=1

      Excluir
    5. Outro guilty pleasure: Anastácia. Um nome lindo e injustiçado no Brasil.

      Excluir
  8. Não conhecia o termo. Lembro que desde menino, sempre que jogava RPG com amigos, criei um nome, "Adallantos" e esse era sempre o nome dos meus personagem e a reação era 8/80, ou gostavam muito ou atacavam com piadinhas. Não sei exatamente como criei o nome, mas em sites com estrangeiros era sempre confundido com "Adellante" rs. Adoro nomes de pedras como Ágata ou ônix e os egípticos como Seth e Néftis, mas esbarro em um "pudor" imaginando um filho(a) com um desses e as piadinhas que teriam que se acostumar rs.

    ResponderExcluir
  9. Que post curioso! Fiquei aqui pensando se eu teria algum guilty pleasure relacionada a nomes, mas nada me veio a cabeça. Talvez porque não seja um assunto que eu converse muito com as pessoas, então não sei as opiniões em relação aos nomes que eu gosto. Mas acho que talvez não tenha nenhum, porque minha preferência são nomes curtos e minimalistas, nada muito diferente. Talvez as pessoas criticassem meu gosto por nomes comuns, porque vejo que elas em geral tendem a criticar nomes populares e gosto de vários. Quanto aos nomes citados no post, acho que a maioria não seria realmente bem aceita, eu mesma não gostei da maioria. Mas achei lindos Ametista e Aramis.

    ResponderExcluir
  10. Olá meninas,
    Eu mesma torço o nariz para alguns nomes na hora de nomear personas. Nâo gosto de nomes comuns (Maria, José) e nem de modismos, que surgem de tempos em tempos por causa de um jogador de futebol, atriz ou personagens. Esses eu detesto. Mas, na lista de antigos, no italiano... gosto de Vincenzo e Gismundo que me lembra personagens de minha infância. Dois signores vizinhos e viúvos que implicavam um com o outro e usavam seus respectivos nomes para se ofenderem. rs

    bacio e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Oii! Que tema interessante! Nunca tinha parado para refletir sobre esse tema! Adorei, por sinal! Mas não sei dizer que nomes nessa linha me chamam a atenção, positiva ou negativamente. Acho que Joaquim, pensando bem...Entretanto, não é nada que me incomode tanto! Parabéns pela irreverência! Vocês sempre arrasam por aqui!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Bem os meus são mesmo Sónia, não entendo porque torcem sempre o nariz e porque preferem Sofia. Além de Esmeralda, adoro este nome!

    ResponderExcluir
  13. Em relação aos masculinos vou para Apolo.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Olha, nunca tinha parado pra pensar em nomes que gosto que sejam meus guilty pleasures, mas acho que Sophie talvez entraria na minha lista por ser a variante de Sophia, que é o mais "usual". Das escolhas citadas por vocês, gosto de Olímpia (personagem de Harry Potter, então já faço a relação na cabeça *-*) e Ametista também é um que achei interessante por gostar da pedra preciosa <3
    Enfim, pensarei em mais nomes nesse estilo, não comuns e/ou usuais, pois achei isso bem interessante (devo ter alguns mas não me ocorrem no momento)
    Beijinhos, parabéns pelo belo post e boa semana.
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Achei super interessante a proposta do post, não tinha parado para pensar em minhas versões guilty pleasure de nomes, e tô aqui tentando pensar em algum, porque, eu geralmente gosto e uso e pronto (meus personagens que se virem pra gostar também... ahahah).
    Achei interessante que li um nome que ainda não conhecia, na lista da Ana Madaíl, o Blimunda. É super diferente e soa distinto de qualquer coisa que eu já tenha ouvido, não sei se usaria, mas gostei muito de como soa ao falar! Adoro vir aqui e descobrir nomes diferentes! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  16. Acho que meus guilty pleasures são uns que algumas pessoas acham brega, tipo Sophie, Emily, Esmeralda... e os mais diferentes tipo Belém, Bluma, Brisa, Lopo, Ciano...

    ResponderExcluir
  17. Os meus guilty pleasures em relação à onomástica estão relacionados com nomes de origem italiana, nomes de origem grega,nomes de cariz religiosa e aqueles do tempo da nossa trisavó.
    A maioria das pessoas acha que são péssimas escolhas para nomes.
    Deixo-vos com alguns exemplos: Constantina, Coralina ou Coral, Clemente, Delfim, Eufémia,Orfeu, Odette, Carmim...

    De entre os mais estranhos no baú tenho Cassiodora e Cleobella.

    ResponderExcluir