segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Top 30 Itália - 2017


A Itália é o último país a divulgar seu ranking de nomes mais registrados do ano anterior, e talvez por isso seja um dos tops mais aguardados. Eu adoro os nomes italianos e fico mesmo curiosa para saber quais serão as escolhas mais populares desse país tão carismático! 

A lista que apresentaremos a seguir é o ranking oficial fornecido pelo ISTAT. De acordo com esse órgão foram registradas em 2017 o total de 458.151 crianças, das quais 7.209 foram chamadas Francesco e 7.173 Sofia. Francesco é o nome masculino mais usado há 17 anos na Itália, enquanto para as meninas Sofia tem o recorde desde 2010. Entre os nomes femininos acredito que Viola e Giada possam soar estranhos para os falantes da língua portuguesa, mas nada mais são que a forma em latim de Violeta e a variante italiana de Jade.

Ranking Feminino:
  1. Sofia
  2. Giulia
  3. Aurora
  4. Alice
  5. Ginevra
  6. Emma
  7. Giorgia
  8. Greta
  9. Martina
  10. Beatrice
  11. Anna
  12. Chiara
  13. Sara
  14. Nicole 
  15. Ludovica
  16. Gaia
  17. Matilde 
  18. Vittoria
  19. Noemi
  20. Francesca
  21. Alessia
  22. Camilla
  23. Bianca
  24. Arianna
  25. Rebecca
  26. Elena
  27. Viola
  28. Mia
  29. Elisa
  30. Giada
Ranking Masculino:
  1. Francesco
  2. Leonardo 
  3. Alessandro
  4. Lorenzo
  5. Mattia
  6. Andrea*
  7. Gabriele*
  8. Riccardo
  9. Matteo
  10. Tommaso
  11. Edoardo
  12. Federico
  13. Giuseppe
  14. Antonio
  15. Diego
  16. Davide
  17. Christian 
  18. Nicolo'
  19. Giovanni
  20. Samuele*
  21. Pietro
  22. Marco
  23. Filippo
  24. Luca
  25. Michele*
  26. Simone*
  27. Alessio
  28. Gabriel
  29. Emanuele*
  30. Giulio
*Apesar de considerados femininos em alguns países, na Itália correspondem, respectivamente, aos nomes masculinos André, Gabriel, Samuel, Miguel, Simão e Emanuel.

Acham que os nomes desse top poderiam estar nos rankings de nossos países? Muitos já estão! E quais acreditam não ter chance?

Patricia Monteiro 

Fonte Consultada:
Nomix

9 comentários:

  1. Olá. Muito interessante o blog. Todavia, não encontrei o nome Fábio. Seria possível falar sobre ele? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria sim, claro! Assim que pudermos falaremos sobre Fábio. Obrigada pela sugestão 😊

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  2. Que listinha mais fofa! Acho que Aurora perdeu uma posição em relação ao ano passado,mas não perde seu encanto (eu vivo procurando nomes com o msm significado, como Zora e Alba, para fugir dessa popularidade xD). A Itália agora vive a febre das Sofias e aqui cedeu espaço para Helena e Alice. Acho que só o Brasil tem certo problema com Emma, eu acho um nome de origem inglesa assim como Greta, isso confere um ar cosmopolita para a Itália, todavia acho Greta muito inviável para nós...mas se pensar nesses países são uma escolha bonita. Bom, não consigo gostar de Viola/Violeta, sempre vem na cabeça "violeta violenta". Nomes de pedras preciosas acho lindo, então Jade /Giada foi muito interessante, acho que Jade tende a crescer por aqui. Da listinha feminina eu gostei: Giorgia, Chiara e Gaia - este último poderia ganhar mais popularidade aqui, assim como Chiara. Outros nomes populares na Europa acho que são considerados datados ou bem antigos por aqui como: Matilda e Noemi (mas acho Naomi divo). Considero a grafia Francesca mais suave e elegante do que Francisca - aqui no Brasil optaria por Francine, por ser mais doce e suave. Ja os nomes masculinos, Francisco tbm tem ficado relativamente popular no Brasil. Dessa lista masculina gosto muito dos nomes Filippo e António, estando na minha lista de favoritos. Tbm acho mto belo: Matteo, Luca e Pietro, gosto mto tbm. Lorenzo faz me lembrar um filme muito triste e comovente, baseado em fatos reais, chamado "o óleo de Lorenzo". É um nome que me faz querer chorar, mas minha tia era doida para engravidar de novo e ter um filho com esse nome. Eu vi que Matias estava no top 100 do Brasil, então é um nome que pode crescer por aqui.
    Amei a listinha italiana! Parabéns pelo post! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Dos nomes femininos, tirando os nomes já bem conhecidos por nós, Alice, Sofia, etc., gosto de Chiara, Martina, Noemi e Alessia. Dos masculinos, gosto de Pietro, Antonio (velho conhecido nosso rs), Filippo simpatizo e alguns prefiro a versão em português (Mateus a Matteo, Eduardo a Edoardo e Lucas a Luca). Não gosto tanto de Luca, mas simpatizo com Gianluca (que não está na lista). Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Os que gostei mais foram Emma, Gaia e Luca.
    Acho que alguns nomes também têm potencial em Portugal de subir nos rankings. Francesco/Francesca, Giulio/Giulia e Matteo, por exemplo, parecem-me os candidatos ideais.
    Quanto a Viola e Giada, não me parece que se tormem muito populares devido às semelhanças, respetivamente, ao instrumento musical viola e a geada. Não sei se se usa no Brasil, mas geada é o nome que em Portugal se dá a uma fina camada de gelo que cobre os campos nas manhãs de inverno.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  5. Oi, Inês! Sim, também usamos geada como camada fina de gelo, apesar de na cidade onde moro infelizmente isso não acontece rsrs pq é bem quente, mas acontece em algumas cidades.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, fazia tempo que não via essa lista, me lembro que minha mãe a via com frequência para saber se estavam a dar meu nome para muitas crianças. Isso a incomodava. Como meu nome não aparece entre os 30... ficaria feliz. Aqui no Brasil tenho encontrado muitas Lunnas, gosto mais quando são dados a gatos e cães. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  7. A listinha com os nomes é magnífica. Adorei Nicolo, qual o significado do nome?

    ResponderExcluir