sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Tarsila - Atendendo a Pedidos


Gosto muito de Tarsila. Em minha opinião é um nome que traz grande equilíbrio entre força e delicadeza. Sua inicial Ta é marcante, mas seu final em- ila o suaviza, deixa mais leve e retira a carga pesada. É sóbrio sem ser sisudo, elegante sem soar pretensioso e a inevitável referência à sua maior portadora, a talentosa pintora Tarsila do Amaral, confere pinceladas artísticas. O que estamos esperando para descobrir Tarsila?

Infelizmente não existe uma origem exata para Tarsila, o mais provável é que tenha surgido como uma variante feminina de Tarcísio, nome que vem do latim e significa da natureza de Társeas. Por sua vez, Társeas origina-se de Thrasys que significa corajoso, ousado. Um significado valente para Tarsila. Outras possíveis formas masculinas são Tarsílio e Tarsilo.

Uma vertente pouco divulgada deste antropônimo é a religiosa, que nos chega através da figura de Santa Tarsila, uma santa do século VI, tia do Papa Gregório I. Integrante de uma nobre família romana, Tarsila e sua irmã Emiliana foram as responsáveis pela educação de seu sobrinho São Gregório Magno, um dos grandes Papas da história. Tarsila pregava a caridade e a castidade, optando por seguir a vida religiosa. A Igreja Católica estabeleceu o dia 24 de dezembro para sua celebração. Para saber mais clique aqui.

Mas para os brasileiros a maior referência é mesmo Tarsila do Amaral. Tarsila foi uma grande pintora e desenhista brasileira, uma das figuras centrais do Movimento Modernista no Brasil. Porém, o sucesso da artista plástica não foi o suficiente para fazer o nome deslanchar. Possui a discretíssma frequência de 1.998 pessoas assim chamadas em todo o país (a grafia variante Tarcila tem frequência de 4.884 pessoas). Teve leve pico de uso nos anos 80, queda nos anos 90, tendo uma tímida reação de subida na primeira década dos anos 2000. As Tarsilas brasileiras são encontradas em maior número no estado de Pernambuco, seguido por Bahia e Distrito Federal. Totalizou 9 registros no estado de São Paulo em 2017 (a escrita Tarcila não obteve registros).

A presença de Tarsila em Portugal é nula, apesar de fazer parte da lista de nomes admitidos. Em outros países também é incomum, parece ser um nome de uso exclusivo no Brasil.

Além de Tarsila do Amaral, outra personalidade que carrega o nome é Tarsila Amorim, dubladora, atriz e cantora brasileira.

Para quem gosta de nomes exclusivos, marcantes, com toque retrô e sentido artístico, pode encontrar em Tarsila todas as qualidades que procura.

Abririam seu coração para Tarsila?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Baby Names, Behind the Name, Canção Nova, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), IBGE, IRN, O Livro dos Nomes (Regina Obata), SPIE, Wikipédia.

18 comentários:

  1. Eu estudei com uma Tarsila. Não está nos meus favoritos, mas não desgosto. É um nome bonito e elegante. A referência a Tarsila do Amaral bate em cheio no coração das mamães que querem dar um nome ligado a História nacional e ao mundo das artes (pena que no amor, foi trocada pela Pagu - Patrícia Galvão). Eu evito nomes começados com "Ta", pois existem vários e na grande maioria ganha o apelido de Tata (Taisa,Tainá, Tainara, Talula, Taís, Tayla, Talita, Tatiana, Tatiane, Tabita, Tamires, além de nomes com o "Ta" marcado como Na(tá)lia e S(ta)el), mas confesso que gosto dos nomes Talíria e Talía. Em outros sites colocam o significado como "pouco corajosa", assim como Tarcísio - eu evito nomes que tenham no significado "pequeno" ou "pouco" (a exceção do nome Paola/Paolo)...fico feliz que o significado é só "corajosa". Não é um nome que está nos meus favoritos, mas é sem dúvidas muito bonito e adoraria ver em meninas por aí! Parabéns a quem pediu (acho que foi a Ivana!) e parabéns pelo post! É uma gracinha de nome.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo post. Gostei bastante. Eu tenho uma prima chamada Tarsila, nascida na década de 80. Ela recebeu esse nome por causa da santa, não pela artista, como muitos poderiam pensar. Meus tios são bem religiosos. Tiveram cinco filhos, 3 com nomes de santos, uma com nome bíblico e só um fugiu à regra rsrs. Ela é a única Tarsila que conheço e o apelido dela é “Sila”. Acho que é usável nos dias de hoje, talvez para pais um pouco mais ousados e que gostem de nomes mais exclusivos. Concordo com você, Patrícia, acho marcante, bem equilibrado, pois o “Tar” mais forte é suavizado pelo “sila”. É também uma alternativa à Priscila, que ficou um pouco datado. Parabéns pelo post! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Tarsila. Como vc bem disse no post, é um nome forte, mas ao mesmo tempo delicado, isso sem falar da aura de linda e cheia de cores em torno dele.
    Como sempre, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Eu abri meu coração, completamente. Sabe que tem nomes que depois de lermos sobre eles têm uma aceitação completamente diferente. Não conheço nenhuma Tarsila e assim que o título pensei "hum, esse nome não me soa", mas bastou ler o primeiro paragrafo que parece que até a sonoridade mudou.
    Eu acho que você faz magia com os nomes.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  5. Não conheço nenhuma Tarsila além da Tarsila do Amaral. Eu acho um nome simplesmente lindo, porém, que poderia ser usado mais.

    ResponderExcluir
  6. Quanta história por trás de um único nome. Não conhecia sobre a figura religiosa mencionada, mas acredito que sua participação só acrescentou graciosidade para esse nome tão delicado.
    Realmente, Tarsila do Amaral é a forma mais conhecida de todos nós, uma grande artista que tivemos a honra de ter entre nós.
    Usaria esse nome sem problema algum, além de único é especial.

    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  7. Tarsila tem um "quê" de exclusividade e romantismo muito sedutor e intrigante. Eu acho lindo.
    Há quem defenda que o sufixo "ila(o)" tem uma função de diminuir o radical. Não encontrei muita veracidade nisso, haja vista: CamILA. Já em Murilo e Lucila encontramos isso... enfim... não sei.

    Patrícia, farei mais um pedido: Taiana e Taiane. (parece-me que são dois nomes bem distintos, sendo apenas Taiana um nome indígena.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar sobre eles Angélica, seu pedido está anotado 😊

      Excluir
  8. Tarsila é um nome muito bonito, eu adoro o som que ele faz quando a gente chama. Uma menina com esse nome estudou comigo, mas a grafia do nome dela era diferente, era Tharsilla, mas é um nome forte, que impõe respeito só de ouvir. Adorei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogios pois prazer me chamo Tarsila eu amei seu nome^^

      Excluir
  9. Oi,tudo bem ?

    Acho o nome Tarsila incrível, na sonoridade e também parece ser pouco usado. é uma ótima indicação de nome e é muito bom ver o significado dele e sua história.

    ResponderExcluir
  10. Que interessante saber que ele parece exclusividade do Brasil rs, realmente nos lembramos de Tarsila do Amaral e o engraçado é que não cheguei a conhecer alguém com esse nome, talvez por ser bem diferente né?

    ResponderExcluir
  11. Oi Patrícia! De fato, só conheço a Tarsila do Amaral, mas acho que acaba sendo marcante por esse motivo. To me sentindo até mal, porque nem desconfiava que existe uma santa com esse nome. O mais parecido com esse que eu conheço é Talissa.
    Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Patrícia!

    Adorei a forma como você falou da pronuncia do nome Tarsila, que traz ao mesmo tempo força e delicadeza. Nunca parei pra pensar na pronuncia dos nomes e o que isso traz. Gostei da experiência!
    Com certeza, já me veio a maravilhosa Tarsila do Amaral na cabeça rs.


    Bjo
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Amo esse nome! Lógico devido a Tarsila do Amaral.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Dei o nome da minha filha de Tarsilla. Mina mãe e professora de artes e os quadros da pintora sempre fizeram parte da minha vida. Como minha esposa é italiana adotamos a grafia italiana com dois L . Não é um nome exclusivo brasileiro. Se existem quase 2000 Tarsilas no Brasil encontramos 1350 Tarsillas na Itália concentradas no Veneto e Lombardia

    ResponderExcluir