quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Marília - Atendendo a Pedidos


Marília... um nome conhecido, mas esquecido. No meu parecer, Marília tem as qualidades necessárias para ser um nome apreciado para as bebés recém-nascidas, mas na prática parece que os pais dos nossos países não concordam comigo. 

Com o começo aliciante Mar e a doce terminação -lia seria de esperar encontrar mais pequenas com este nome, mas a realidade é que em 2016, em Portugal, Marília foi registado apenas 3 vezes e no estado de São Paulo, no ano passado, 75 vezes. 

Mas então como era a realidade há uns anos atrás? Em Portugal, Marília era um nome até muito usado, tendo em 1957 sido registado 210 vezes. No Brasil existe um total de 86.734 mulheres com este nome. A década com mais registos foi em 80 e é em Pernambuco onde existem mais Marília's.

Ao que tudo indica, Marília é a versão poética de Maria. A princípio este nome terá sido criado por Tomás Gonzaga, um escritor luso-brasileiro, que publicou a obra Marília de Dirceu em 1792. 

Eu estudei com uma Marília e tenho uma amiga próxima cuja mãe é portadora deste nome e por essa razão este antropónimo não me causa nenhuma estranheza, mas a ideia com que fico é que as pessoas no geral estranham muito Marília e, infelizmente, não o "entranham". 

Se havia um número considerável de Marília's há umas décadas atrás o que terá contribuído para o desuso deste nome? Fico triste, porque considero Marília um nome doce e carinhoso. E espero que desse lado exista alguém que partilhe da mesma opinião. O que pensam de Marília? Tem realmente qualidades ou é impensável voltar nos próximos anos?

Ana Madaíl Carvalho 

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

18 comentários:

  1. Eu considero Marília um nome lindo! E daria ótimos compostos, a exemplo da apresentadora Marília Gabriela. É um nome suave. O final "ilia" é lindo, doce! Acho um amorzinho esse nome! Ótimo post! Parabéns a quem pediu! Parabéns pelo post,Ana! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não é um dos meus preferidos, mas simpatizo. Tem o seu ar poético. Talvez o nome não seja tão apreciado no Brasil, pelo menos, no estado de São Paulo, onde moro, porque existe uma cidade com esse nome. A cidade de Marília é conhecida como "terra da bolacha" por causa da Marilan que fabrica esse tipo de produto. Seria esse um motivo para os pais não quererem dar esse nome? Não sei, talvez...mas não achei o número de 75 crianças registradas tão ruim, melhor do que nenhuma rs Parabéns pelo post. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que seja por isso porque o Brasil é um país grande demais para se resumir ao estado de São Paulo. A rejeição pode ser por parte dos paulistas e paulistanos, mas não no Brasil inteiro. O nome apenas caiu em desuso como tantos outros.

      Excluir
    2. Acho que vc não leu direito o meu comentário! Eu falei justamente do estado de São Paulo e não do Brasil.

      Excluir
    3. Eu li e entendi. Em São Paulo pode ser por causa disso mesmo, assim como não gostam de outros nomes femininos de cidades do seu estado, como Lorena, por exemplo. Mas no Brasil, de modo geral, isso não acontece, pois são nomes populares. Foi esse o ponto que abordei o tema. Os posts citam sempre São Paulo por ser o único estado com uma listagem oficial de registro de nomes no Brasil.

      Excluir
  3. Adoro o nome. Suave, comprido, lindo de ouvir. Também estranho não ser tão ouvido. Talvez um dia pegue a moda, os pais não ficam nada a perder.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho o nome bonito, mas realmente não vejo Marílias por aí. Eu somente conheci uma pessoa com esse nome até hoje. É muito curioso como os modismos de nomes vão e vêm. Esses estudos que você traz pra gente mostra bem isso. Vai entender.

    ResponderExcluir
  5. Uma ótima pedida para um nome tão doce. Eu conheço Marília e me afeiçoei a este nome. Uma sonoridade suave. É bem verdade que conheço apenas uma pessoa com este nome. Quem sabe ainda esse nome volte a ser mais usado né?

    ResponderExcluir
  6. Marília é um nome lindo!Adorei seu post. Acho um nome super forte.

    ResponderExcluir
  7. Custa-me a acreditar que Marília seja criação de um poeta português Tomás Antônio Gonzaga para dedicar todo seu amor a uma brasileira. Parece-me um nome tão legítimo! Mas se assim foi, o que dizer de um nome que nasceu de um amor internacional... intercontinental? Seu significado deveria ser amor. Acho-o um nome extremamente romântico, musical e feminino.
    75 Marílias em SP: achei um número muito bom, nem em demasia, nem em falta.
    Conheço várias e gosto bastante de Marília.

    ResponderExcluir
  8. Marília é um nome lindo, suave,delicado, é um nome que não escuto muito, mais é um nome que tem muito charme, nunca conheci ninguém com esse nome, seria maravilhoso se o nome fosse mais conhecido pois bonitos nomes precisam ser usado, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me cansei de tantas vezes que você repetiu a palavra "nome" no seu comentário rs.

      Excluir
  9. Gostei do seu post, e conhecer um pouco mais sobre esse nome.
    Acho bonito esse nome, mas realmente não conheço ninguém com ele. Dá pra perceber que poucas pessoas possuem.
    Gostei muito do seu post, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Tive uma professora chamada Marília, de Língua Portuguesa, ensinava super bem. Acho esse nome muito bonito e gostei demais de saber sua origem e desse post dedicado a ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu, tive uma professora de Geografia, se não me engano na 5a série, chamada Marília. Ela engravidou o colocou o nome do filho Murilo.

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua publicação! Eu confesso que não conheço ninguém com o nome Marília, apenas Maria mesmo. Acho o nome "Marília" bonito e achei interessante a origem do mesmo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. É o nome da minha filha de 3 anos e meio

    ResponderExcluir