segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Compostos com Emma



O doce Emma é um dos nomes estrangeiros que está cada vez mais a encantar os portugueses. Se juntarmos o número de registos atuais de EmmaEma ultrapassa os 600 e por este andar vai continuar a subir. Também como é possível resistir a nome tão encantador?

Sim, eu sei que no Brasil é pouco viável por causa do caricato animal da América do Sul que ostenta o mesmo nome. Acho uma pena. E sempre que comento com algum brasileiro a opinião é unanime: Ema é a ave! Como nome não funciona! Mas este blog é  luso-brasileiro e em Portugal, assim como em muitos países, não se associa Emma a animal algum mas sim a séries de televisão, livros e etc, já que Emma é um dos nomes mais usados no mundo inteiro e nos EUA até é o número 1!

Entretanto, hoje não venho aqui para vos falar do nome em si, já que temos um post feito sobre Ema, mas sim venho dar dicas de nomes compostos com Emma. O nome está a crescer então merece toda a nossa atenção e, claro, merece um bom composto (os apaixonados por nomes compostos como eu entenderão perfeitamente).

Tive a ideia de fazer este post também porque Emma é um dos nomes que considero usar se vier a ter mais uma menina e como ando a tentar fazer compostos, escrever aqui é sempre uma ajuda e prazer.

Compostos com Nomes Populares:
Emma Clara

Emma Mafalda
Emma Valentina
Emma Letícia 

Beatriz Emma
Laura Emma
Mariana Emma
Vitória Emma

Compostos com Nomes Curtos:
Emma Lis 

Emma Rosa
Emma Lilly 
Emma Flor

Luna Emma
Zahra Emma
Rubi Emma 
Sophia Emma

Compostos com Nomes Longos:
Emma Donatella

Emma Constança
Emma Caterina 
Emma Carolina

Ariana Emma
Francisca Emma
Penélope Emma
Fernanda Emma

Compostos com Nomes Modernos:
Emma Scarlett

Emma Arabela
Emma Flora
Emma Giana

Geórgia  Emma
Yasmin Emma
Isabela Emma
Lilian Emma

Compostos com Nomes Antigos:
Emma Elisa

Emma Dalila
Emma Caetana

Emma Cecília 

Manuela Emma
Miriam Emma 
Lídia Emma
Luzia Emma

Compostos mais registados em 2017 no estado de São Paulo:
Emma teve 33 registros em 2017 mas nenhum composto.

Compostos mais registados em Portugal em 2014:
Emma Sophia - 2 registros

Emma Helena - 1 registro
Emma Lya - 1 registro
Emma Elizabeth - 1 registro

Com Ema
Ema Carlota - 1 registro
Ema Liana - 1 registro
Ema Victoria- 1 registro
Melanie Ema - 1 registro


Eu tenho tendência a gostar de compostos com dois nomes curtos, por isso achei especialmente difícil fazer composições com nomes longos. 

Que acharam destes compostos? Sugerem outros? 


Claudia Barata 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, IRN, O Blog dos Nomes 

10 comentários:

  1. Bom, eu infelizmente lembro da ave mesmo, porquê sou daqui do Brasil. Todavia, é um nome bem popular internacionalmente. Admito que o significado é muito bonito, mas temos vários substantivos terminados em "ema" ou "ena" - que pode gerar algum tipo de zoação com o nome (principalmente no Brasil em que o povo é muito brincalhão). Temos a famosa Emma Frost da Marvel... a atriz Emma Stone, Emma Watson e etc. Eu acho que é um nome que fica bem sozinho...não acho que combina com nomes de feições portuguesas. Achei agradável Emma Victoria (Vitoria é sempre um clássico na formação de compostos - assim como Emma Marie ou Emma Louise). Também considerei bom: "Emma Lilly", já que ambos os nomes tem apego aos países de língua inglesa. Com relação a Emma Scarlett, eu acho que este último predominou sobre Emma. Você citou Rubi Emma (não achei muito harmonioso - acho melhor Emma Rubi), acho que seria legal Emma Saphire tbm. Beijos e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Emma é um nome difícil de aceitar por aqui e encará-lo como nome de uma pessoa e não de uma ave, até com um certo esforço não dá. Mas respondendo a sua pergunta, vamos brincar de fazer compostos.
    A priori, como segundo nome eu acho que dificulta um pouco mais... Inverteria todos os compostos, deixando Emma como primeiro nome.
    Emma Cecília ficou até harmônico.
    - Emma Pérola ou Emma Safira
    - Emma Tainá

    ResponderExcluir
  3. É... Infelizmente no Brasil, Emma não soa agradável devido a ave,o que acho uma pena pois realmente é um nome bonito. Gostei de Laura Emma e Emma Liz

    ResponderExcluir
  4. Já abri o post sobre o significado do nome. Dane-se os bobos que acham que ema é uma ave! Emma é um dos nomes que mais tem me encantado, especialmente por ser o nome de uma das minhas personagens literárias favoritas *-* eu amei os compostos que você listou, embora pessoalmente ainda prefira o nome sozinho hehe.

    ResponderExcluir
  5. Admiro e aplaudo a vossa dedicação a este blog mas este post está muito fraco.
    A maioria dos compostos listados parecem atirados ao acaso sem mínima ponderação, ex: Emamafalda ou Penélop' Ema. Se gosta de compostos sugiro que leia o post do Rafael sobre regras linguisticas a ter em conta quando se procura formar compostos harmoniosos. Surpreenda-nos com sugestões bonitas e inspiradoras numa próxima vez por favor.

    ResponderExcluir
  6. O meu namorado é chileno, a avó dele se chama Ema Alejandra,eu já consegui negociar o Alejandra, por enquanto, estamos em Ema Sofhie, Ema Rose, eu sugeri Ema Donatella mas ele disse que no chile as pessoas fazem muito buling e ele não quer que riam da filha dele, então esquece Donnatela.

    ResponderExcluir
  7. Eu escolhi Emma Eduarda para minha filha

    ResponderExcluir
  8. Horrível na minha opinião.só me lembra o animal.

    ResponderExcluir