terça-feira, 30 de outubro de 2018

Israel - Atendendo a Pedidos



Sem dúvidas, Israel é um nome de fortes contornos religiosos. Primeiramente considerado um nome judaico, foi também assumido pelos puritanos ingleses no século 16, o que ajudou a espalhar este antropônimo entre os cristãos de todo o mundo.

Do nome hebraico Yisra'el, significa Deus sustentou ou Deus lutou. No Antigo Testamento, Israel é o nome que Jacó recebe após lutar corajosamente com um anjo (alguns estudiosos acreditam que tenha sido com o próprio Deus). É o nome que reflete a face destemida de Jacó. "Seu nome não será chamado Jacó, mas Israel, porque como príncipe lutou com Deus e os homens e prevaleceu" (Gênesis, 32:22, 28). Os descendentes de Jacó vieram a ser conhecidos como israelitas, formando as 12 tribos de Israel e, finalmente, o reino de Israel de onde veio o nome do moderno Estado de Israel, o que elevou este antropônimo a um dos símbolos do povo judeu.

Outros Idiomas: Israel (inglês, espanhol), Israël (francês), Israele (italiano), Izrael (polonês, sérvio), Israhel (latim bíblico), Yisra'el (hebraico bíblico)

Diminutivo: Rael

Foi levado para os Estados Unidos pelos colonos puritanos estando em circulação no país desde 1880. A partir do fim dos anos 90 começa a ganhar mais destaque e entra para o top 300. Atinge seu melhor momento em 2006, quando ocupa o 202° lugar no ranking. No México é onde mais se sobressai, em 2013 foi o 75° nome mais popular do país. 

No Brasil é conhecido, mas não usado em demasia. Segundo o IBGE sua frequência é de 94.325 pessoas, o pico de popularidade se deu durante a década de 1990 e sua maior incidência está na região norte/nordeste (principalmente no Acre). No estado de São Paulo, em 2017, foi registrado 244 vezes e mais 6 vezes no composto Israel Henrique e também 6 vezes como Davi Israel.

Em Portugal, de 1920 a 1980, Israel recebia entre 4 a 7 registos por ano. Apesar dos números pequenos, seus registros eram constantes. Na década de 1970 houve uma leve subida - passou receber de 11 a 15 registros anuais. Mais recentemente, em 2016, foi registrado 8 vezes. Podemos notar que a frequência do nome Israel entre os portugueses é bastante discreta.

Personalidades:

  • Israel Andrade - jogador de basquete brasileiro;
  • Israel Baker - violinista americano;
  • Israel Novaes - cantor brasileiro;
  • Israel "Rael" da Rima - rapper brasileiro;
  • Israel Vasquez - ex-boxeador mexicano.
Israel não está entre os meus preferidos (gosto mais da forma curta Rael), mas reconheço suas qualidades. Tem o bônus da internacionalidade, uma bonita grafia e para aqueles que admiram nomes religiosos, um elevado sentido de fé.

Que visão têm sobre o nome Israel?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, As Escrituras, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

14 comentários:

  1. Eu acho o nome Israel uma gracinha. Gosto de nomes que comecem com a letra "I", porque meu noivo se chama Ivan xD . A origem do nome,quando pesquisei,remonta tempos antes mesmo da luta de Jacó com Deus em Peniel. Alguns dizem que outros povos da região ja utilizavam essa expressão. É um nome com um simbolismo enorme, pq na luta Jacó ficou manco, isso representa a quebra do orgulho ao ver "Deus" e a transformação da vida de um homem que antes só enxergava com os olhos da carne. Israel errou muito depois disso (tanto que vezes o chamavam de Jacó e noutras de Israel mesmo após a mudança do nome), mas sua fé e seu contato com Deus o sustentaram. Tbm acho Rael muito lindo, um nome divo. Outro nome carregado de simbolismo é Ismael que é "Deus ouviu",amo tbm. Eu conheci um Israel e uma menina chamada Israeli, gostei da versão feminina! Pensei até em utilizar Israéla se tivesse uma filha (:
    Muito obrigado por atender aos meus pedidos, Patricia!!! Parabéns a toda equipe do blog tbm! Vocês são nota 10000000!!! Amo demais passar por aqui para saber mais sobre os nomes! Muitíssimo obrigado de coração!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Fernanda, nós também adoramos seus comentários! Muito gratos pela sua tão interessada participação e pelos pedidos, é sempre gratificante conhecer a história de novos nomes❤ Beijinhos 😙

      Excluir
  2. Mais um texto riquíssimo em informações.
    Conheço um Disraeli. É invenção ou realmente existe?
    Vc citou Davi Henrique acima... Não entendi 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica foi um lapso, na verdade quis dizer Davi Israel, já corrigi, obrigada 😊
      Disraeli é originalmente um sobrenome que deriva de D'Israeli ou seja, "de israelense". O portador mais famoso foi o antigo estadista britânico de ascendência judaica Benjamin Disraeli.

      Excluir
    2. Vc arrasa 🌷
      Gosto mais de Disraeli mesmo.

      Excluir
  3. Eu acho um nome muito bonito e com forte sonoridade além de potente significado. Leva muito para o lado religioso, possui uma mensagem de força e glória, seria um nome que eu gostaria de ter.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  4. Esse nome é lindo e de um significado forte! Gosto assim :) É muito interessante saber o significado dos nomes antes de colocar nos filhos. Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo o nome Israel. Não só pelo lindo significado, mas também pela sonoridade da palavra. Acho o máximo a relação que o povo antigo da bíblia faz com o significado dos nomes e a história das pessoas. Parabéns pelo blog e pelo texto riquíssimo em informações <3

    www.blogoiamadx.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pessoas com esse nome a impressão que dar que, eles sao líderes, com personalidades poderosas.Em hebraico, o significado do nome Israel é: Que Deus prevaleça. Ele luta com Deus. Deus persevera. Na Bíblia, quando Jacó estava em seus noventa anos como sinal de bênção, Deus mudou seu nome para Israel... Alguns cristão dizem que o nome Israel é um nome de bebê hebraico.Israel Novaes é lindo, mas eu não gosto do nome como nome próprio, é um nome muito forte.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito da história bíblica deste nome, e da sonoridade.Assim como vc tbm curti a forma diminutiva Rael.É um nome que não conheço alguém que tenha.Gostei de saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  8. Acho um nome bonito e a história mostra sua importância. Eu conheço umas duas pessoas com esse nome. Realmente ainda não vi nenhuma criança sendo batizada com ele. Gosto bastante do diminutivo.

    ResponderExcluir
  9. Antigamente eu via bastante pessoas chamadas "israel" aqui pelo Brasil, mas hoje acho que está um pouco em desuso porque raramente vejo alguém com esse nome. Mas sempre achei o nome muito bonito e bem forte, mesmo não sendo religioso eu adorei a explicação da origem do nome

    ResponderExcluir
  10. Gostei de saber a história por trás di nome Israel.
    Eu confesso pra você que eu escolheria Rael acho um nome forte e bonito.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o texto justamente por ele ser tão rico em informações, acho esse nome muito lindo

    ResponderExcluir