segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Afra - Atendendo a Pedidos




Afra leva-nos o pensamento automaticamente a África, com o seu quê de verdade.

Uma das suas origens remonta à expressão usada pelos romanos para designar uma mulher de África.

Na origem árabe Afra significa vermelho esbranquiçado

É o nome da santa padroeira de Augsburgo, na Alemanha. Sendo o seu dia de culto a 7 de Agosto. Nasceu na região da Baviera no século IV, na altura dominada pelos romanos. Vivia como cortesã com a sua mãe Hilda e prestava culto à deusa VénusFoi por volta do ano 304, numa altura em que Roma perseguia os cristãos, que ficaram hospedados em sua casa um bispo de nome Narciso e um diácono de nome Félix, vindos de Espanha. O comportamento deles foi-lhes estranho pois apenas pretendiam hospedagem sem segundas intenções. Foi na oração ao jantar de agradecimento pela refeição, que descobriram que estes eram cristãos. Pela simplicidade e pureza de coração que demonstraram, Afra sentiu-se tocada, sentiu arrependimento pelo tipo de vida que levava, confessou-se e então baptizada. Com a perseguição de que os clérigos eram alvo, Afra e a sua mãe ajudaram-nos na fuga, tendo sido presas pelos romanos. Não renegando a sua fé, foi enviada para Lesh, despida, amarrada e queimada viva, tornando-se assim uma mártir e posteriormente santa.

Seu uso é raro em nossos países, em Portugal contabilizou apenas 24 registos entre 1920 a 1980; no Brasil sua frequência é de 1.198 pessoas, o pico de nascimentos se deu durante as décadas de 1930 e 1940.

Como nome, não me diz muito. No entanto, das duas origens, é o significado árabe que acho mais bonito. Mas a origem romana tem a sua peculiaridade, pois foi assim que começaram muitos apelidos/ sobrenomes, mas só alguns é que passaram a nome próprio, como é o caso de Afra.

Margarida Rebelo Madeira 

Fontes Consultadas:
Behind The Name, IRN IBGE, SPIE, santossanctorum.blogspot

35 comentários:

  1. Que nome curioso. Achei muito interessante a história da santa.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse nome, mas remete a África de imediato! Gostei muito do post sobre o nome "África" e deste agora também, portanto gostei dos dois significados de Afra! Nomes ligados a religiosidade são sempre muito queridos, em que pese a perseguição aos cristãos ter sido um episódio muito triste na história da humanidade. O significado árabe "vermelho esbranquiçado" me faz lembrar da cor rosa rs.
    Amei o post! Parabéns! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nunca conheci ninguém com esse nome. Realmente, é um nome raro tanto em Portugal quanto no Brasil. Mas, comparando com outros nomes raros, Afra me surpreendeu nos dois países. 24 Afras em Portugal em 1920-1980 é o dobro de Galileus (12) e o quádruplo de Ronaldos (6) no mesmo período. No Brasil, a prevalência de Afras é comparável à de nomes como Vasco, Nuno e Violeta (menor que a destes nomes, mas comparável).

    ResponderExcluir
  4. Juro que esse nome é bem siniatro pra mim...
    Nunca conheci ninguém que se chamasse Afra.
    Adorei saber um pouco mais sobre a origem desse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso? Sinistro nada, eu me chamo Afra kkkkk

      Excluir
    2. A minha avó fazia parte de um desses 24 registos de Afras em Portugal 😊

      Excluir
    3. Minha mãe se chama Afra. Qdo tiver uma neta será Afra Liz, segundo Meu filho

      Excluir
  5. Afra é um nome bonito, curto, suave, nunca tinha ouvido falar do nome, mais gostei muito de saber mais sobre a origem do nome bjs.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião é um nome bastante incomum,até então desconhecido. Sua história é cheia de pontos curiosos, e a origem romana foi a que mais me fascinou.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar esse nome. Achei bonito, parece nome que aparece em histórias de romance, sabe? Aqueles livros bem melancolicos
    Eu amei!

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha ouvido esse nome, mas é diferente e não achei feio. A história da padroeira de , Augsburgo é bastante triste, mas a mensagem de fé é bonita.

    ResponderExcluir
  9. Achei incrível a história desse nome e fiquei mais surpreso por descobrir que na Alemanha eles tem uma padroeira, pensava que os alemães não eram tão religiosos assim, mas me enganei. E sua história parece se assemelhar um pouco com a de Joana D´Arc. Adotei o post.

    ResponderExcluir
  10. O nome Afra é o nome de uma menina um nome forte muito diferente, "eu nunca ouvi falar"de origem, hebraico,adorei de saber, que significa "cor da terra. Patrono de Santa Catarina na Alemanha" Ótimo seu blog sobre a origem do nome.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Nossa, ela foi queimada??? Não sabia primeiro que era a padroeira da Alemanha. E achei interessante ela acreditar na Deusa Vênus, parece tão antigo e saber que alguém em Roma acreditava torna mais real a mitologia. Gosto muito das usas postagens sobre nomes, traga mais dessas que são curiosidade de personalidades que nem conhecíamos.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  12. Nunca ouvi esse nome, nem mesmo o encontrei em algum livro. Ele tem realmente significados muito bonitos. Não conhecia tb a existência de uma Santa com este nome.
    Muito bom os posts do blog. Adoro!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que nome belo. Nunca tinha ouvido falar. O significado é encantador. Adorei! Achei bem forte.

    ResponderExcluir
  14. Minha tia Hebe, já falecida, deixou a história da fazenda em que viveu no Estado do Rio de Janeiro e logo no início cita esse nome, Afra, como sendo o nome da 1ª esposa do meu bisavô, ou tataravô, ñ me lembro exatamente. Desde que li, fiquei muito curiosa sobre a origem, fiquei imaginando se ela era africana.

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Afra Helena e gostei bastante esclarecedora a explicação, que já conhecia algumas partes. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mim chamo Maria afra, é não gostava, do meu nome, porque eu não coecia mais ninguém, com sei nome, mais agora eu aprendi a gostar

      Excluir
    2. Olá eu me chamo Afra e sobrenome Mafra, sou a terceira geração com nome Afra. Comecei a gostar do meu nome depois de fazer uma pesquisa, pq meus pais não sabiam o significado e achava diferente! Agora amo Afra meu nome. Diz sobre a minha personalidade.

      Excluir
  16. O meu nome e sí, é Hafhra, mas os familiares do meu pai chamam eu de rafla, rafra, rafira, e etc, mas se lê afra.

    ResponderExcluir
  17. muito bacana saber esse novo significado uma historia e tanto. o Afra esta em meu sobrenome , Eliezer afra ferreira. No começo nao gostava muito agora curto demais esse sobrenome que meu pai me deu, ja dei sequencia com meu filho...parabens pela publicaçao.

    ResponderExcluir
  18. O nome da minha trisavós era Afra.Ela nasceu aproximadamente no ano de 1875.

    ResponderExcluir
  19. Tive uma tia avó de nome Afra e mais duas primas de nome Afra. Vivem em Torres RS.

    ResponderExcluir
  20. Vim, pesquisar a origem deste nome, porque minha bisavó era Portuguesa e tinha esse nome Afra, eu achava um pouco contraditório…. Mas agora entendi, bem esclarecedor este texto 👏🏼

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Afra e gosto dele. Acho forte e pouco comum apesar de conhecer outras Afra's. Gostei dos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  22. Me chamo Afra da Rocha... Aprendi a gostar desse nome

    ResponderExcluir
  23. Este é o nome de minha mãe e conheci mais 3 afras, uma senhorinha, uma jovem senhora e uma criança.

    ResponderExcluir
  24. O nome da minha mãe é Afra e minha avó Hilda curioso né, nomes lindos.

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Diego afra nunca conheci ninguém sem ser da minha família com esse nome

    ResponderExcluir