sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Nomes das Personagens de Jane Austen - Atendendo a Pedidos



Isto sim é um grande título para o post muito especial que vos trago. É que mesmo tentando não consegui encurtar, e hoje venho vos falar exatamente isso: dos nomes das queridas personagens da mundialmente amada e inesquecível escritora inglesa Jane Austen.

Jane Austen nasceu a 16 de dezembro de 1775 em Hampshire, na Inglaterra, e é uma das mais famosas e acarinhadas escritoras em todo o mundo devido aos seus famosos livros sobre mulheres fortes, relacionamentos, casamentos, famílias, sociedades...temas que tocam os nossos corações e avivam a nossa imaginação. Jane Austen inspirou e ainda inspira centenas de artistas. As suas obras foram adaptadas inúmeras vezes ao cinema e à TV e nunca, mas nunca cansam. Jane Austen tem uma verdadeira legião de fãs por todo o mundo e eu, e a leitora que pediu este post, somos duas delas.

Como pedido, vou mostrar a vocês os nomes das personagens principais das suas sete obras e os seus significados. Optei por pôr os nomes originais, em inglês, mas muitos destes nomes têm as suas versões em português, ou seja, quem está interessado em nomes inspirados nos livros de Jane Austen aqui é o lugar certo!

Para quem não conhece os livros todos, ou mesmo os filmes, pode não saber que Jane Austen repetiu muitos nomes pelas suas obras. Todos os nomes, sem exceção, eram muito comuns na época em que os livros foram escritos, e como os enredos são também sempre passados no mesmo país e em sociedades semelhantes, é normal que eles se repitam. Contudo são nomes que hoje em dia são verdadeiros clássicos e ainda muito usados. Talvez com a exceção de Fitzwilliam.

Também acho que mesmo sendo nomes na grafia inglesa, muitos deles são perfeitamentes usáveis em países lusófonos, é tudo uma questão de gosto pessoal.

Aqui estão as listas das personagens principais das obras de Jane Austen:

Orgulho e Preconceito
  • Elizabeth (f) - Deus é meu juramento (hebraico);
  • Fitzwilliam (m) - filho de William (irlandês);
  • Jane (f) - graça de Deus  (inglês);
  • Mary (f) - mar de amargurarebeldia, filha desejada, soberana (hebraico);
  • Catherine (f) - pura ou cada um dos dois (grego);
  • Lydia (f) - proveniente da região de Lídia (grego);
  • Charles (m) - homem, homem livre (germânico);
  • Caroline (f) - guerreira (germânico);
  • George (m) - agricultor (grego);
  • William (m) - aquele que deseja proteger (germânico);
  • Edward (m) - guardião rico (inglês);
  • Georgiana (f) - agricultora (grego);
  • Charlotte (f) - guerreira (germânico).
Sensibilidade e Bom Senso/Razão e Sensibilidade 
  • Elinor (f) - significado desconhecido (inglês);
  • Marianne (f) - senhora soberana cheia de graça;
  • Edward (m) - guardião rico (inglês);
  • John (m) - graça de Deus (hebraico);
  • Brandon (m) - monte coberto de giestas (inglês);
  • Margaret (f) - pérola (grego).
Persuasão
  • Walter (m) - comandante do exército (germânico);
  • Elizabeth (f) - Deus é meu juramento (hebraico);
  • Anne (f) - cheia de graça (hebreu);
  • Mary (f) - mar de amargura, rebeldia, filha desejada, soberana (hebraico);
  • Charles (m) - homem, homem livre (germânico);
  • Frederick (m) - governante  pacífico (germânico);
  • Louisa (f) - guerreira célebre (germânico);
  • Henriquetta (f) - senhora do lar, governante da casa (germânico);
  • James (m) - aquele que vem do calcanhar, aquele que suplanta (hebraico);
  • William (m) - aquele que deseja proteger (germânico).
Emma
  • Emma (f) - o todo ou universal (germânico)
  • George (m) -  agricultor (grego);
  • Frank (m) - francês, homem livre (latim);
  • Jane (f) - graça de Deus (inglês);
  • Harriet (f) senhora do lar, governante da casa (germânico);
  • Philip (m) - amigo dos cavalos (grego);
  • Augusta (f) - grandiosa (latim);
  • Henry (m) - senhor do lar, governante da casa (germânico);
  • Isabella (f) - pura, casta ou Deus é meu juramento (hebraico);
  • John (m) - graça de Deus (hebraico).
A Abadia de Northanger
  • Catherine (f) - pura ou cada um dos dois  (grego);
  • James (m) - aquele que vem do calcanhar, aquele que suplanta (hebraico);
  • Henry (m) - senhor do lar, governante da casa (germânico);
  • John (m) - graça de Deus (hebraico);
  • Isabella (f) - pura, casta ou Deus é o meu juramento (hebraico);
  • Eleanor (f) - significado desconhecido (inglês);
  • Frederick (m) - governante pacífico (germânico).
Mansfield Park
  • Fanny (f) - francesa ou coroa (latim, grego);
  • Thomas (m) - gêmeo (aramaico);
  • Tom (m) - gêmeo (aramaico);
  • Edmund (m) - riqueza e protecção (inglês);
  • Maria (f) - mar de amargura, rebeldia, filha desejada, soberana (hebraico);
  • Julia (f) - jovem, jovial (latim);
  • Henry (m) - senhor do lar, governante da casa (germânico);
  • Mary (f) - mar de amargura, rebeldia, filha desejada, soberana (hebraico);
  • James (m) - aquele que vem do calcanhar, aquele que suplanta (hebraico);
  • John (m) - graça de Deus (hebraico);
  • William (m) - aquele que deseja proteger (germânico).
Lady Susan
  • Susan (f) - lírio (hebraico);
  • Frederica (f) - governante pacifica (germânico).
  • Catherine (f) - pura ou cada um dos dois, afastado, tortura, pura (grego);
  • Charles (m) - homem, homem livre (germânico);
  • Reginald (m) - conselho e governador (germânico);
  • Alicia (f) - a de nobre linhagem (germânico).

E então? O que acham destes nomes? Quais os vossos favoritos?

Claudia Barata

Fontes Consultadas: 
Behind the Name e Nameberry.

21 comentários:

  1. Oi Cláudia.
    Eu adorei seu post. Entai eu amo a Jane Austen, já li 3 livros dela, estou no 4, lendo agora Mansfield Park, e vendo a lista de nome, muitos se encaixam no perfil do personagem mesmo. A Mary reakrealm e uma amarga.rsrs Henry um idiota, mas pelo significado do nome da para entender.
    Adorei os outros, meu amor ainda e Orgulhoso e Preconceito, Mr. Darcy♥️. Mas Emma, Razão e Sensibilidade também é bem parecido com o caráter dos personagens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Acho que por conta da novela da Globo, eu me encantei pelo nome Brandão(Brandon),mas pensei que tinha outro significado. Mariana sempre foi um nome muito querido. Tenho problemas com o nome Emma, ao mesmo tempo que gosto do significado, eu lembro da ave :/
    O post foi encantador! Amei <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada da autora, mas na minha lista de espera de livros estão "Sensibilidade e Bom Senso" e "Orgulho e preconceito".
    Dos nomes gostei de dois femininos: Emma e Frederica.
    Encontrei no post variantes de nomes que eu gosto muito, também. Prefiro Frankie a Frank, e prefiro Frederico a Frederick.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Melhor post da vida!��Jane Austen é minha escritora preferida, já li os seis principais e assisti o filme e as séries de P&P. Não gostei muito dessa novela/ releitura que a Globo fez, achei muito mal planejada e executada, mas que bom fez as pessoas gostarem mais de Jane Austen!
    Amo demais os nomes clássicos:
    Isabel, Catarina, Ana, Lídia, Joana.
    Frederico, Guilherme, Jorge, Edmundo, Tomás.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cláudia.
    Amo os livros de Jane Austen e achei incrível o significado dos nomes de alguns dos meus personagens preferidos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que post mais chique. Falando da maravilhosa Jane Austen. Dos personagem que li, gosto muito de Ema e fiquei mais ainda encantado porque vi sua descendência. Outros dois personagens que me agradaram em suas obras foram Catherine e Henry. Seus livros são fantásticos. Gostei desse post, muito criativo.

    ResponderExcluir
  7. Quantas pessoas não devem ter recebido seus nomes por inspiração dos livros de Jane Austen ne? Adorei conhecer alguns significados, principalmente quando podemos relacionar com os personagens. Alguns bateram bem com o caráter deles.

    ResponderExcluir
  8. muito interessante essas informações contidas no texto e nos comentários, não conheço os livros nem a autora citada. Qt aos nomes escolhidos por ela, são de bom gosto com raras exceções...

    ResponderExcluir
  9. Jane Austen é puro amor, Orgulho e Preconceito é um dos meus livros favoritos, dele amo Georgiana e Lydia, amo tmb Elinor de Razão e Sensibilidade.

    ResponderExcluir
  10. Oie!!
    Eu simplesmente amei o post! Sou fã incondicional de Jane Austen e saber o significado dos nomes dos personagens foi maravilhoso.
    Gosto muito de Elizabeth!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Claudia!
    Eu AMO chegar aqui porque sempre contro posts sensacionais!
    Este ficou ótimo também, parabéns!
    Confesso que leio pouco Jane Austen, mas quero melhorar isso.
    Adorei a lista e os significados.
    Gosto da maioria dos nomes, mas destaco como favoritos Julia, Alicia, Henry e Isabella
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem ??
    Rsrs

    Eu ainda não tinha ouvido falar na Jane, entretanto achei muito o significado desses nomes. Alguns eu simplesmente acho lindo - henry e Catherine são alguns deles.

    ResponderExcluir
  13. Jana Austen é maravilhosa! Como não amar seus livros...Já reli Orgulho e Preconceito duas vezes, e sempre me pego descobrindo algo novo...Não consigo escolher apenas um nome...Hoje Lydia me chama atenção...
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Cláudia, tudo bem?

    Eu sou daquelas leitoras que deseja muito ler livros clássicos e nunca consegue. Tenho muita tristeza em dizer que nunca li nada da Jane Austen, embora sempre vejo gente falando das suas histórias. Afinal de contas, são clássicos, né? E clássicos atravessam gerações porque são bons (na maioria das vezes rs).
    Adorei a lista de nomes. A lista de Orgulho e Preconceito consegui lembrar dos personagens pelo filme e pela novela que está passando agora rs Mas pelo que notei, a lista de nomes da Jane Austen contém nomes clássicos da Inglaterra, né? Muito britânica essa lista, adorei!!! kkkk
    Amei seu post! Como sempre ;)

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu adorei!! Para quem está gravidinha estes nomes são muito úteis.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, gosto muitos dos livros da June, e saber os significados dos nomes acho bem legal também, nota se vendo os significados de cada nome, que ela escolhe bem não é verdade!
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Cláudia!!
    Adorei esse post. Por conta da novela que acabou de encerrar, muitos nomes se tornaram comuns aos nossos ouvidos até mesmo para quem nunca leu nada da autora. Ontem eu li uma matéria que depois que a novela estreou, a busca por livros de Jane Austen aumentaram nas livrarias e isso é maravilhoso. Além disso por causa da popularidade da novela, podemos esperar para o ano que vem várias crianças sendo batizadas com alguns desses nomes rs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Parabéns pela publicação Cláudia, novamente você arrasando e tem belas dicas de nomes. Achei interessante também a origem de cada nome!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Amei o post.
    Adoro Jane Austen.
    Gostei de perceber que os nomes, em sua maioria, combinam com a realidade rural da autora.
    Grata por mais um excelente post.
    Adorei esse, em especial

    bacio

    ResponderExcluir
  20. Ah! Eu acabo de eleger esse o meu post mais favorito de todos aqui do blog! ahahah
    Amei demais, sou fãnzoca de Jane Austen e adorei ver os nomes de seus personagens reunidos aqui por suas obras. Eu adoro a repetição que ela traz de alguns em vários livros e a maior parte, como você colocou são bem atemporais, acho isso muito bacana! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  21. Olá :D
    Uau, que post maravilhoso. Adorei!!!
    Embora tenha lida apenas "Orgulho e preconceito", já me considero fã da Jane Austen pelos filmes (que eu AMO!) e pela novela da Globo ("Orgulho e Paixão"), que foi inspirada em todas as obras que você citou no seu post (alguns nomes de personagens, inclusive, estavam na novela, e pelo significado, tinham tudo a ver com as personagens *-*)
    Agora, difícil escolher um nome favorito... mas acho que ficarei com Eleanor (gosto do som da palavra, sabe?) e Charlotte também é outro que eu curto muito *-*

    Beijinhos, parabéns pelo post e tenha uma ótima semana!
    Isabelle - https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir