Quando tomei conhecimento que um casal de amigos estava a ponderar para a bebé que vai nascer no início de 2017 o nome Glória fiquei radiante! Desde pequena que me lembro que sempre que via uma mulher grávida a minha primeira pergunta era “como se vai chamar o bebé?” os anos passaram mas este meu hábito nunca mudou. Ao longo de 2016 ouvi e li a chegada de muitas Alice, Camila, Clara e de muitos Duarte, Enzo e Mateus e portanto quando ouvi que a primeira opção era Glória senti como se fosse uma lufada de ar fresco, não porque considero os restantes nomes referidos feios, mas porque acho muito ousado e até audaz nos dias de hoje nascer uma pequena Glória.
Glória é um nome literal aparentemente guardado no fundo do baú. Em Portugal, no ano passado, foram registadas 10 Glória, no ano de 2015 nasceram 12 meninas com este nome e em 2014 apenas 4. No estado de São Paulo, em 2015, foram registadas 34 bebés.
Este nome apareceu pela primeira vez no romance Gloria de E. D. E. N. Southworth em 1891 e subsequentemente na peça You Never Can Tell de George Bernard Shaw em 1898.
Glória popularizou-se no início do século XX por causa da atriz americana Gloria Swanson. Outra grande personalidade portadora deste nome é a feminista, jornalista, escritora e palestrante Gloria Steinem.
Glória carrega também uma conexão religiosa importante para os católicos, é um dos títulos da Virgem Maria. Nossa Senhora da Glória relembra a coroação de Maria como rainha nos céus; outra referência é a aparição no local de Glória do Ribatejo, em Portugal. Essa associação foi a responsável por popularizar o composto Maria da Glória.
Segundo o SPIE, Glória foi um nome até bastante usado em Portugal, sendo que o ano em que houve mais registos foi em 1931 (206 registos) só para termos uma pequena noção isto equivale à popularidade de uma Rafaela ou de uma Marta no ano de 2015 e comparando ao ano 2016 é superior aos registos de uma Carminho! No Brasil o IBGE diz-nos que a frequência de Glória é de 46 611 mulheres com este nome, o auge de registos foi nos anos 50 e o estado em que é mais utilizado é no Rio de Janeiro.
Para quem pensa que este nome é muito pesado e antigo eu decidi escolher uns compostos que me parecem bastante atuais, agradáveis e modernos:
Glória Flor
Glória Jade
Glória Noa
Anita Glória
Ísis Glória
Yara Glória
Glória é um nome internacional, pouco utilizado e não tenho dúvidas nenhumas de que seria uma escolha bem diferente para uma bebé nascida nos dias que correm. Já para não falar que considero o diminutivo Gló um amor.
Gostam de Glória? Consideram este nome usável?
Fontes consultadas:
IRN, Behind the Name, ARPEN/SP, IBGE, SPIE, Wikipédia.
Gosto muito de Glória e acho-o super usável :)
ResponderExcluirAcho Glória um literal muito bonito. É usável sim, claro! Poderia ser mais lembrado. Aqui no Brasil o composto Maria da Glória foi muito usado, então acredito que o número de mulheres que atendem pelo nome Glória seja maior.
ResponderExcluirAlma, Gloria e Clara são nomes literais que adoro! Só não gosto do apelido Glorinha.
ResponderExcluirEu não sou muito fã, mas é um bom nome, eu o considero usável sim.
ResponderExcluirTambém acho usável mas eu não usaria porque o considero antiquado.
ResponderExcluirTalvez seja o único nome literal que eu aprecie. acho bem juvenil até...
ResponderExcluirEstou grávida se for menina será Glória.
ResponderExcluirParabéns!
ExcluirGlória Maria é o que mais amo.
ResponderExcluirTbm amo, inclusive esse é o meu nome!
ExcluirAmo esse nome, inclusive me chamo "Lílian Glória"♥️
ResponderExcluireu amo demais, até porquê, é meu nome ♡
ResponderExcluirEu literalmente n gosto nem um pouco de me chamar Glória...
ResponderExcluirMe chamo Glória, e acho meu nome muito lindo, infelizmente poucas pessoas possuem este nome.
ResponderExcluirMinha mãezinha chamava glória acho esse nome forte e bonito
ResponderExcluirGlória é meu nome😁💗
ResponderExcluir