quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Mainá


Mainá trata-se de um pássaro falante de primeiríssima linha que é originário da Ásia meridional. Esta espécie consegue falar a mesma quantidade de palavras e até mais que araras e periquitos, porém não chega nem perto da popularidade de seus colegas acima citados. Uma das causas que bloqueiam a popularização do Mainá é "a aparência sóbria",   já que a maioria dessa espécie é  predominantemente negra, de olhos escuros e expressão séria.

E entre as aves falantes, que via de regra pertencem à família dos Psitacídeos, a exemplo de papagaios, lóris e araras, encontra-se um arco-íris de cores fortes e vibrantes, diferentemente das Mainás. Porém, estas aves citadas não chegam nem perto da preciosidade da imitação de voz e do canto que a ave Mainá tem, ou seja, é mais um animal para apreciarmos pela sua inteligência e este é o significado do nome "inteligência". O nome tem origem no sânscrito.

Mainá como nome pode ser confundido primeiramente com o nome Tainá, e não é algo ruim, pois Tainá para além de ser um nome já comum aos ouvidos, é um nome bastante apreciado por muitos, inclusive por mim.

Sua imagem ligada diretamente à natureza só faz aumentar o brilho do nome, ainda mais se tratando de um pássaro, que é um animal com a liberdade de voar para qualquer canto e cheio de beleza. Além disso, não é apenas qualquer pássaro, é um pássaro com tanta inteligência que consegue imitar diversos sons. Falando sobre inteligência, esse é um dos principais motivos para que os pais escolham o nome que até ano passado era o número um do ranking brasileiro e que tem como significado "sabedoria" "inteligência". Então, para quem quer sair da escolha hipermega popular de Sofia e ir para uma escolha mais ousada e com o mesmo significado, Mainá é uma excelente opção.

Mainá tem um conjunto de qualidades em um nome e por isso tem todo o potencial para ganhar bons olhares de muita gente.

E vocês, o que acham do nome? Já o conheciam?

19 comentários:

  1. Fiquei encantada com a ligação ao pássaro! Não conhecia este nome e fico contente por aprender uma ultima coisa este ano! O texto está muito interessante e achei que a imagem foi absolutamente bem escolhida, está perfeita. A sonoridade do nome, infelizmente, não me cativa :\

    ResponderExcluir
  2. Adorei Mainá! A ligação com o pássaro é um grande ponto à favor do nome. Fui lendo o texto e imaginando um pássaro fantástico e misterioso. Realmente é um nome que soa familiar aos brasileiros devido à semelhança com Tainá. Sem dúvidas Mainá é uma ótima opção de nome!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido e ameii! Que nome mais lindoo, a sonoridade muito me agrada e o significado e ligação com o pássaro o deixou ainda mais interessante!

    ResponderExcluir
  4. Achei querido, interessante e bem melhor que Tainá :)

    ResponderExcluir
  5. Achei querido, mas adorei foi a manta na foto ahahah

    ResponderExcluir
  6. Será o nome de minha segunda filha que nascerá no fim do ano.

    ResponderExcluir
  7. A primeira se chama Manuelle Sofia e a segunda será Maynah Vitória.

    ResponderExcluir
  8. Oi,Amei a História,Meu nome é Mainá. Quem escolheu esse nome foi meu pai,as pessoas acham bonito meu nome..
    Além disso eles acham diferente, pq ninguém aqui na cidade tem esse nome😂
    Eu amo meu nome Rsrs

    ResponderExcluir
  9. Ouvi o canto do Mainá do serrado quando estive em Goiás. Perguntei pra uma prima de lá o nome e quando ela disse, imediatamente pensei "Se um dia tiver uma filha, já tá definido."

    ResponderExcluir
  10. Eu trabalho em um Hospital,e por aqui atendemos indígenas,um certo dia chega aqui uma indiazinha tão linda,com olhos grandes e cabelos bem pretos,perguntei o nome dela ai me falaram Mainá,ela parecia aquela índia do filme Taina, minha esposa esta gravida de 16 semanas,ainda não sabemos o sexo,mais se for menina chamará Mainá e menino Felipe.

    ResponderExcluir
  11. Achei esse nome lindo! Amo nomes em sânscrito! A ligação dele com a natureza (pássaro) e o significado arrebataram meu coração. Acho que formaria um belo par Mainá e Ananda. De fato, é uma bela alternativa ao popular Sofia. Amei!

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe sempre me disse que Mainá significa pôr do sol em tupi. Nunca achei nenhuma informação na internet sobre isso; ela ouviu de uma Mainá que conheceu antes de engravidar de mim.

    Amo meu nome, a sonoridade e os significados! As pessoas se confundem um pouco para lembrar, mas depois que aprendem, geralmente não esquecem.

    ResponderExcluir
  13. Minha filha é indígena e coloquei o nome dela de Mainá pois é ligado a natureza

    ResponderExcluir
  14. O nome da minha princesa será Mainá

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Mainá pelo fato de terem colocado esse apelido no meu pai. Adorei o significado da palavra agora sei que deveria ter o dobro de inteligência.
    Meu nome é: Sophia Mainá.kkk

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é igual mais com o acento no primeiro A Máina Vitória

    ResponderExcluir