Marcelino & Marcelina, nomes que nos remetem de imediato para Marcelo & Marcela, não negando suas origens. Também remetem para tempos passados, com a doce lembrança de épocas que carregam o charme vintage. Mas poderiam Marcelino & Marcelina sair da sombra dos nomes que lhes deram origem e brilhar nos dias de hoje?
Significado & Origem
Marcelino é a forma portuguesa e espanhola de Marcellinus, antigo nome romano de família derivado de Marcellus (surgiu como um patronímico deste último). Marcellus, por sua vez, surgiu como um diminutivo de Marcus, nome criado em homenagem a Marte, o deus romano da guerra - para conhecer mais Nomes Derivados de Marte clique aqui. Marcelina é a versão feminina de Marcelino, além de ser a forma eslava de Marcela. O significado de Marcelino & Marcelina seria então aquele/a que é da natureza de Marcelo, aquele que pertence a Marcelo. Levando em conta a ligação com o deus Marte, ganha ainda o sentido de consagrado/a ao deus Marte, guerreiro/a.
Outros nomes que têm relação com Marcelino & Marcelina são Celino & Celina. Apesar de originalmente serem nomes romanos de família derivados do latim Caelius, que significa céu (mesma origem de Célio & Célia), eventualmente Celino & Celina também são considerados diminutivos de Marcelino & Marcelina.
Outras línguas: Marcelin (francês), Marcellino (italiano).
Marceline, Marcelline (francês), Marcellina (italiano).
Entre as figuras históricas que levam os nomes temos São Marcelino, um Papa do início do século IV martirizado durante as perseguições do imperador Diocleciano; Amiano Marcelino, historiador ativo durante o fim do Império Romano e Santa Marcelina de Roma (327-397), irmã mais velha dos santos Ambrósio e Sátiro.
Curiosidades: Marcelino Pão e Vinho é um filme espanhol de 1955, baseado no livro homônimo escrito por José Maria Sánchez Silva. Conta a história de um menino órfão criado por freis franciscanos. Grande sucesso popular, foi adaptado no formato desenho animado com 26 episódios. Para Marcelina a referência artística fica por conta da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, sendo este o nome de uma das personagens da obra.
Desempenho pelo mundo:
Marcelino esteve presente discretamente no Top 1000 dos EUA em períodos espaçados (pico em 1929, posição #825). Última vez em 1993 (#980). Para Marcelina os registros são praticamente inexistentes. Mas na Polônia Marcelina é um nome da moda, em 2018 ocupou o 20° lugar entre os nomes femininos mais usados no país.
Desempenho no Brasil e em Portugal:
A frequência de Marcelino no Brasil é de 26527 pessoas, a maioria nascida durante os anos 60 nos estados do Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocatins. Atualmente é raro em crianças, em 2017 foi registrado apenas 2 vezes no estado de São Paulo. Para Marcelina a frequência é de 11526 pessoas, seu pico de uso se deu na década de 1940 e a maior parte de suas portadoras reside no Maranhão, Mato Grosso do Sul e Piauí. Hoje em dia é ainda mais raro que Marcelino, em 2017 não pontuou nenhuma vez no estado de São Paulo.
Em Portugal Marcelino recebia registros consistentes durante a maior parte do século XX, com mais expressividade entre os anos de 1930 a 1950 (por volta de 60 a 50 registros por ano), mas que foram decaindo com o passar do tempo. O mesmo aconteceu com Marcelina. Assim como no Brasil, também são incomuns em crianças: em 2018 Marcelino recebeu 3 modestos registros e infelizmente Marcelina não foi lembrado por nenhuma família.
Personalidades:
- Marcelina Sowa - modelo polonesa;
- Marcelina Czartoryska (1840-1894) - princesa, aristocrata e pianista polonesa;
- Marcelina Vahekeni - modelo angolana eleita Miss Angola 2011;
- Marcelino Bernal - ex-futebolista mexicano;
- Marcelino dos Santos - político e poeta moçambicano;
- Marcelino Menéndez Pelayo (1856-1912) - historiador espanhol.
Em termos realísticos, compreendo que Marcelo, Marcela, e até mesmo Celina, soem mais atraentes para as novas gerações, mas o mundo dá voltas e quem sabe se um dia Marcelino & Marcelina não possam ser redescobertos? Muitos nomes antigos estão tendo esse revival e nesse contexto acho que Marcelina tem mais chances, pois tem o mesmo final em -ina visto em nomes populares como Valentina ou Carolina, entre outros.
Qual é a sua opinião sobre Marcelino & Marcelina?
Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.