A África é o terceiro maior continente em
dimensão, é o segundo continente mais populoso, mas não é do
continente que queremos falar. É do nome África que, por sua vez, é também um nome próprio geográfico.
No site Behind the
Name encontro duas origens:
- a
afro-americana, que provém do nome do continente, de origem latina, possivelmente para descrever o povo Afri/Afra que vivia no norte de África;
- a irlandesa e
escocesa, que são a adaptação de Aifric, que possívelmente significaria agradável.
É impossível não
falar na origem do nome do continente.
Enquanto os gregos usavam a palavra
Líbia para descrever o norte de África (Marrocos, Tunísia, Argélia, e Líbia
distintos do Egipto e Etiópia) os romanos usavam o termo África.
Outras possíveis teorias:
Outras possíveis teorias:
- O nome do continente pode ter surgido do grego aphriké que significa sem frio;
- Há quem defenda que veio de Africus, o nome de um dos doze ventos mitológicos, ou do termo latino Aprica que significa ensolarado;
- Há quem indique que tem origem bérbere em que África seria uma adaptação romana do nome de uma das tribos bérberes existentes no Norte de África, os Avringa ou Aourigha;
- Há quem aponte para a denominação da região onde a tribo bérbere no sul de Cartago, os Afrig estava, sendo África a designação usada;
- Existe ainda a teoria da origem árabe, em que África vem de Afrigii, Afridi ou Afira que significam empoeirado;
- Pode ter vindo de dois termos fenícios que significam espiga (símbolo da fertilidade da região) e de Pharikia, uma região de frutas;
- Existem referências que em sânscrito e hindi África designa aquilo que geograficamente está “depois” - neste caso o Ocidente;
- E há quem nos fale de um iemenita chamado Africus que invadiu a África do Norte e fundou uma cidade chamada Afrikyah.
Relativamente, há utilização do nome próprio, ao contrário do que acontecia com Afra, África não era permitido
como nome próprio em Portugal. Já com a nova lista é uma incógnita, não provoca confusão no género do
registado, mas também não houve registos nos anos anteriores.
Não me surpreendeu não ter constado nos nomes aprovados da antiga lista. Isto porque, por norma, os nomes geográficos são usados como apelidos/ sobrenomes. Claro que existem excepções! Assim de repente lembro-me de Gaia. Américo ou América não contabilizo, pois se o continente teve esse nome foi graças ao já existente nome próprio.
No Brasil sua frequência em todo o país é igual ou inferior a 20 pessoas, não sendo suficiente para gerar gráficos. Não há notícias de registos recentes no estado de São Paulo.
No Brasil sua frequência em todo o país é igual ou inferior a 20 pessoas, não sendo suficiente para gerar gráficos. Não há notícias de registos recentes no estado de São Paulo.
Quem gosta e se quer, deve usar. Se há direito a colocar uma Índia no mundo, porque não existir uma menina África?
Margarida Rebelo Madeira
Margarida Rebelo Madeira
Fontes Consultadas:
descobrindoaafrica.blogspot, Behind the Name, africaplena.blogspot, IRN, IBGE.
Bom dia, como vai? Eu gostei bastante da sua explicação, eu já conhecia um pouco desse nome devido a nossa cultura, mas eu gostei bastante de conhecer bem mais. beijos
ResponderExcluircaraca, que legal. nunca tinha parado pra pensar e refletir sobre isso. Explicação de fácil entendimento, parabéns!! <3
ResponderExcluirEu,particularmente, gosto muito de nomes geográficos e literais. Gostei das teorias acerca do nome, principalmente as de raízes mitológicas. As origens grega e romana que remetem a "sem frio" e "ensolarado" fazem bastante sentido se pensarmos na África. Quando penso em uma menina chamada África penso em uma personalidade ensolarada e cheia de vida. Quanto aos nomes de continentes sou apaixonada por América (mas gosto de todos, com exceção de Antártida rs)!
ResponderExcluirAmei o texto!!! Parabéns :)
Beijos!
Gostei muito, interessante se aprofundar e fazer descobertas sobre a originalidade do nome da África
ResponderExcluirMuito interessante saber mais desse nome África, o seu post foi muito bem explicado a cerca das teorias do nome, fiquei surpresa que África pode ser nome de uma menina, gostei bastante do texto bjs.
ResponderExcluirEu juro que não sabia nada sobre o significado do nome "África"! Adorei conhecer o significado! 😊💛
ResponderExcluirolá!
ResponderExcluirAdorei saber um pouco mais da história desse nome, eu sinceramente não gosto muito de nomes assim, mas posso dizer que e um nome exótico para se usar e ser único.
Abraços
Olá tudo bem?
ResponderExcluirQue post legal!
Não sabia o significado do nome "África.
Parabéns pelo post é pelo blog, muito organizado !!!!
Olá Margarida!
ResponderExcluirQue post mais interessante!
África como nome próprio é bem diferente. Forte e bonito! Não conheço nenhuma África, mas fiquei com este nome na cabeça!
Beijão
Eu gostei da referência irlandesa e escocesa para África.Eu particularmente já remeti África ao continente e fica difícil me acostumar a chamar como nome proprio de alguém.Mas posso me acostumar!
ResponderExcluirAchei super diferente o nome África! Na realidade eu ainda não tinha pensado em África como nome de meninas, apesar de diferente achei a homenagem muito bonita e com certeza apreciaria ela ❤️
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirAdorei conhecer as possíveis origens do nome África para a África, acho que todos devem ter um pouco de razão na salada de culturas que forma um nome. Acho África como nome próprio muito bonito, logo me vem à imagem de uma princesa forte, alegre e corajosa.
Uma verdadeira aula de história esse seu post. Fiquei curioso para você trazer agora os principais nomes próprios africanos e seus significados. =)
ResponderExcluirSeus posts são sempre muito interessantes e cheios de informações, adorei saber mais sobre a "África". Que tal falar sobre o nome de alguns estados do Brasil?
ResponderExcluirInteressante saber os nomes que ainda não são liberados aí em Portugal. Admito que nunca conhecia uma menina com esse nome África, que é lindo de denota muita personalidade, amo cada nome que trás aqui pois cada um possuiu um significado interessante!
ResponderExcluirApesar de nunca ter conhecido alguém com um nome me África achei muito bonito mesmo assim, sem falar no significado que eu não sabia.
ResponderExcluirOi Margarida. Olha, eu sempre acho super criativo os posts por aqui, mas esse me surpreendeu. Nunca ia imaginar falar da origem do nome de um continente. E fiquei ainda mais surpresa com as possibilidade em torno dele, inclusive mitológica. E, vamos combinar, que acredito que 'sem frio', se aplique.
ResponderExcluirEu conheço uma India. Quem sabe não aparece uma África? Será diferente e bonito!
Parabéns pelo post. Beijos
https://almde50tons.wordpress.com/
Eu acho que se poderia usar também nomes de alguns países africanos como Benim, Máli ou Tunísia. Ficariam bem como nomes próprios.
ResponderExcluir