quarta-feira, 18 de abril de 2018

Nair


Estamos perante um nome de origem árabe com um significado lindo! Nair significa brilhante, cheia de luz. Já vos deixei com a pulga atrás da orelha para conhecer mais sobre este nome? Venham daí conhecer o resplandecente Nair

Este é um nome ligado à astronomia, Nair faz parte da constelação de Phoenix, essa constelação tem a forma de um pequeno barco e Nair é a estrela mais reluzente, o que faz dela a estrela mais brilhante do navio, nome pelo qual este astro também é conhecido.

Na sua forma original árabe, Nayir, era tido como nome essencialmente masculino. Mas tanto em Portugal com no Brasil, Nair é considerado nome feminino.

Em Portugal, em 2016, Nair foi registado 31 vezes. Em 2015 nasceram 35 Nair e em 2014 foram registadas 34 meninas. Entre 1920 e 1980 algumas Nair foram surgindo por todo Portugal. O ano de mais registos foi em 1932, com 25 registos, seguido por 1953, com um total de 23 registos. 

No estado de São Paulo, no ano passado, Nair foi o nome dado a 6 bebés, no ano anterior foi escolhido para 5 meninas. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Nair é 115.715 pessoas. O auge deste nome foi de longe na década de 1940, sendo cada vez menos os registos deste antropónimo. Rio Grande do Sul é o estado onde é mais provável nos cruzarmos com uma Nair.

Nair é dos poucos nomes árabes que fizeram "sucesso" nos nossos países. E consegue-se perceber o porquê. De facto é um nome único que se distingue dos demais. Juntamente com Laila, Zara, Aisha e Yasmin forma o meu top 5 de nomes árabes femininos favoritos. 

As personalidades portadoras deste nome que mais se destacam são Nair de Tefé, uma conhecida pintora, cantora, atriz e pianista brasileira que faleceu em 1981 e Nair Bello, consagrada atriz e humorista brasileira que faleceu em 2007.

Nair tem uma grafia única, pelo menos assim de repente não me consigo lembrar de mais nenhum nome com esta terminação. A sonoridade também é bastante cativante. A escassez de registos é um bónus. Do que estão à espera os papás de 2018 para nomear a sua pequena com o nome Nair? É sem dúvida uma recomendação minha para qualquer gestante que se encontre à espera de bebé.  

Gostam de nomes árabes? O que me têm a dizer sobre Nair?

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

21 comentários:

  1. Eu conheci uma Nair e ela era bem doidinha, acho um nome difícil de encontrar.

    ResponderExcluir
  2. Queria saber o significado do belo nome Giordano e queria sugestões de nomes compostos para esse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giordano significa "rio que desce, rio que corre". É a versão italiana de Jordão e Jordano.
      Sugestões de compostos:

      Giordano Bento
      Giordano Bruno
      Giordano Conrado
      Giordano Rocco
      Giordano Tomás
      Giordano Valentino

      Ângelo Giordano
      Dante Giordano
      Luca Giordano
      Pietro Giordano
      Nicolas Giordano
      Otávio Giordano

      Se quiser pesquisar, aqui temos uma lista de nomes masculinos italianos:
      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2017/11/nomes-italianos-masculinos.html?m=1

      Excluir
  3. Oi!!
    Eu adoro este nome ❤ é lindo, não tem muitas pessoascom este nome.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Nossa que nome lindo. Amei demais.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Karini, tudo bem! Seus pedidos estão encaminhados, só pedimos um pouco de paciência porque a fila está grande, mas assim que estivem prontos serão publicados.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que Nair era de origem árabe, o significado dele é muito bonito, conheço uma pessoa com esse nome, gosto muito de nomes árabes, Nair é um nome maravilhoso muito charmoso e cheio de estilo, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo nome, nao sabia que era árabe! Muito delicado e lindo por sinal!

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Eu não sou muito fã do nome, mas achei interessante sua origem, pois desconhecia da mesma.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o significado desse nome! Não consigo gostar muito da sonoridade, mas deve ser preconceito meu rs.

    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  10. INTERESSANTE O SIGNIFICADO DO NOME , POST LEGAL!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Não fazia a menor ideia que Nair estava ligado a astrologia e achei isto muito bacana. Para mim, sempre associei o nome a pessoas mais idosas e depois de seu post consegui ter outra visão do nome. Como sempre, arrasou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei conhecer esse nome como "nome de pessoa", mas fiquei em dúvidas quanto à pronuncia, então fui pesquisar. Adoro como se associa às constelações, portanto, é um nome muito belo para dar a uma criança, soa muito mágico! E nem pensei que fosse nome árabe! Adorei mesmo conhecer! =)

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Uau quantos fatos interessantes sobre esse nome. Nunca imaginei que ele fosse árabe. Mas o significado é bem legal. Não conheço muitas mulheres com esse nome, é uma boa opção para as mamães. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Acho um nome bonito e não tinha ideia que era de origem árabe.
    Adorei o significado!

    ResponderExcluir
  15. Oi
    que nome diferente não conhecia e também é bem raro né quase não vejo por ai,mais ele é bem lindo,adorei o post,bjs.

    ResponderExcluir
  16. Ahh, esse nome é considerado antigo acho que eu só conheci uma pessoa de longe com esse nome
    apesar que eu tenho descendência portuguesa bjsss

    https://katiellycorreiamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Amei seu texto! Nair é o nome da minha avó que tanto amo e me criou,infelizmente não está mais nesse plano espiritual mas estou grávida da minha 3 gestação(sou mãe de 2 meninos) desejo que seja uma menina que receberá o nome de Nair 🧡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Nair e gosto muito do meu nome. Tem uma carga simbólica muito bela e também gosto da sonoridade pois é um nome pequenino.

      Excluir
  18. Me chamo Nair. E só posso dizer que amo o significado deste nome. Amo o nome e a tradução que ele tem no meu ser. Tudo se encaixa. Nome pequeno e forte 🌻 Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Me chamo Nair e adorei a matéria.

    ResponderExcluir