quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Saulo - Atendendo a pedidos




Saulo é um daqueles nomes que nos soam familiares aos ouvidos mas que, no entanto, nos parecem diferentes. É que Saulo faz lembrar um nome popular, Paulo. No entanto Saulo nada tem a ver com Paulo, pois são nomes completamente distintos.

Saulo é um nome de origem hebraica e é uma variante do talvez mais conhecido Saúl. Antigamente Saulo era o nome dado a filhos que eram muito desejados ou que eram considerados um milagre, isto porque o significado de Saulo é nada mais nada menos que aquele que foi muito rezado e aquele que foi muito desejado.

Saulo era o nome do Apóstolo Paulo mais conhecido agora por São Paulo. Saulo, ou Saulo de Tarso, era um cidadão romano perseguidor dos discípulos de Jesus, mas ao ter uma visão de Jesus levou-o a converter-se e a se tornar um dos maiores e mais importantes pregadores de Cristo no início do Cristianismo. São Paulo é uma figura importantíssima do Novo Testamento na Bíblia Sagrada e isso torna Saulo um nome incontornavelmente bíblico e religioso.

Para mim Saulo é um dos muitos nomes bíblicos que são bonitos e perfeitamente usáveis nos dias de hoje. Acho Saulo um lindo par para um irmão Mateus ou Moisés, por exemplo.

Em Portugal Saulo não consta nos dados do SPIE, o que indica que não é usado, apesar de ser permitido. A versão Saúl é mais conhecida, mas a meu ver Saulo é bem mais bonito. E já agora Saulo parece também uma boa alternativa ao datado Paulo. Apesar de tão antigo parece moderno porque nunca é visto. Em 2016 não conseguiu nenhum registo, mas em 2015 foram 4.

Já no Brasil Saulo é relativamente comum. De acordo com os censos de 2010 existem 46.202 pessoas com esse nome, tendo uma maior incidência em Espírito Santo. Foi também nas décadas de 70 e 80 que Saulo subiu na popularidade, mas desde então tem vindo a decrescer. No estado de São Paulo, em 2016, foi registado 102 vezes. Talvez o mais célebre Saulo brasileiro seja o músico Saulo Fernandes, vocalista da Banda Eva.

Saulo é um nome perfeitamente internacional e é usado em muitos países. Além de ter o seu charme e carisma.

O que vocês acham de Saulo?

Fontes consultadas:

Wikipédia, Dicionário de Nomes Próprios, SPIE, IBGE, IRN, ARPEN/SP e Behind the Name.

11 comentários:

  1. Gosto muito mais de Paulo e de Saúl. E se nos dias de hoje fosse permitido mudar de nome? Assim como o fez o apóstolo S.Paulo: mudaram os seus ideais logo, mudou de nome, mudou a forma como queria ser conhecido! Muito interessante a importância que era dada ao nome próprio nesses tempos! Gosto muito de Paulo/a e também de Saúl. Aliás, antes de saber que teria uma menina, nos primeiros meses de gravidez, pensando eu que seria menino o batizei de Saúl. Só mais tarde soube do significado desse nome: o desejado; e na verdade esse bebé, quer fosse menino ou menina foi de facto muito desejado! É bom saber que existem assim tantos Saulos...significa que existem muitas famílias felizes por cumprirem seus sonhos de ter seu Saúl/Saulo!

    ResponderExcluir
  2. Grata pelo belo texto. Saulo é um nome diferente, pouco popular e com um significado espetacular. Gostei do que li, mas não me desperta nenhuma sensação...

    ResponderExcluir
  3. Acho o significado de Saulo bonito e gosto mais dele do que de Saul, mas entre Saulo e Paulo prefiro Paulo. Adorei a foto, achei o bebê uma fofura!

    ResponderExcluir
  4. Lindo esse nome,Saulo é o nome do meu sobrinho que fazendo jus ao significado foi e é muito desejado AMO O SAULO WENDLER VASCO.

    ResponderExcluir
  5. Nome perfeito, nome do meu primeiro filho! 💙

    ResponderExcluir
  6. O nome mais lindo da face da terra, parabéns a todas as famílias que colocaram o nome SAULO em seus filhos.

    ResponderExcluir
  7. Coloquei o nome do meu pete de Saulo era um cachorro de rua
    Que muita gente ajudou mas não podia ficar com ele eu o quis e fiquei com ele coloquei o nome de Saulo
    Por que pra mim significa socorrido
    Desejado

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Nunca tinha ouvido falar neste nome, e realmente é um nome muito desejado, pois minha filha está grávida de 07 meses e antes de saber o sexo, já tinha escolhido este nome. Ela tem 20 anos de casada, casou muito nova, não quis ter filhos logo, e tê-los só depois que terminasse a faculdade. Este nome como diz a história , é um Saulo muito esperado, desejado, milagre da vida deles.

    ResponderExcluir