sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Luz - Atendendo a Pedidos


Luz é um nome literal originário da palavra em latim lux. O nome surgiu em Espanha para nomear a Virgem Maria, uma vez que a Igreja Católica lhe atribui uma série de títulos, um dos quais "Nossa Senhora da Luz".

A beleza deste nome está ligada com a sua harmonia e simplicidade, mas também com a simbologia da luz, cuja conotação é clareza, tranquilidade, vida.

Em Espanha, Portugal, países africanos lusófonos e países latino-americanos é um nome literal e religioso, para quem o utiliza acompanhado de "Maria da".

Considero que Luz, neste momento, é um nome cool e moderno sem o composto 'Maria da'; tradicional, fresco e também moderno, quando usado como originalmente, Maria da Luz.

No Brasil, além do composto já citado, Luz, assim como em Portugal é também utilizado como apelido/sobrenome (forma mais comum).

Ainda em um sentido religioso, Luz é um nome bíblico geográfico, pois nomeia duas localidades presentes na Bíblia. Em Génesis, Luz é o antigo nome da cidade real cananeia, conectada com Betel; em Juízes Luz é uma cidade ao norte fundada por 'um homem que foi à terra dos heteus".

Luz está presente em três categorias que, normalmente, não se cruzam: tradicional,  hippie/natureza e cool.

Segundo alguns sites dedicados à onomástica, Luz é usado, em alguns locais, como nome masculino.

Outros nomes da natureza: Paloma, Vida, Safira, Lua, Luna, Aurora, Céu, Estrela, Flor, Poppy, Lily, Rosa, Saffron, Índigo.

Outros nomes referentes a Maria, mãe de JesusMercedes, Pilar, Rosário, Assunção, Guadalupe, Paz, Lurdes, Madonna.

Outros mini nomes, ou então outros nomes com três letras: Ari, Noa, Pia, Zoé, Leo, Lux, Ada, Eva, Ivy.

Segundo os leitores do site Baby Name Wizard, alguns dos nomes mais usados para um irmão/irmã de Luz são: GuadalupeCarmen, Rosa, Teresa, Gabriel, José, Salvador e Francisco.

Em Portugal, Sofia Jardim optou por nomear a sua filha com o tradicional Maria da Luz e a actriz Bárbara Norton de Matos com o mais recente e cool Luz; o autor Jeffrey Eugenides utilizou o nome Lux para uma das suas personagens do famoso filme As Virgens Suicidas, acerca da família Lisbon. Lux Lisbon foi interpretada por Kirsten Dunst. Coincidência ou não, a partir daí o nome começou a ganhar cada vez mais popularidade entre as celebridades e comunidade anglo-saxónica em geral, sendo também muito usado como o tradicional middle name nestes países.

Luz é admitido como nome próprio feminino em Portugal (além do uso como apelido/sobrenome) e, de acordo com a SPIE, durante o período de 1920 a 1980 recebeu registos que, apesar de pequenos, foram constantes ao longo do tempo (aproximadamente entre 2 a 11 registos por ano). Seu maior uso aconteceu entre meados da década de 20 até a década de 30. Em 2016 receberam o nome Luz 31 meninas portuguesas. Seu número aumentou em relação ao ano anterior, já que em 2015 foram 19 registos, o que pode indicar o possível surgimento de Luz como um nome da moda, uma nova tendência em Portugal. Tanto Maria da Luz quanto Luz tem vindo a ganhar popularidade no país, pois até há poucos anos eram nomes que não se usavam em meninas portuguesas.

No Brasil o uso é discreto e, segundo o censo demográfico do IBGE, sua frequência é de 2.777 pessoas assim chamadas em todo o território brasileiro (1.462 mulheres e surpreendentemente 1.315 homens). Sua maior popularidade aconteceu na década de 60. Foi registado 32 vezes no estado de São Paulo em 2016; em 2015 foram 16 registos juntamente com alguns compostos, entre os quais estão Luz Abigail, Luz Bianca, Luz Camila, Luz Clarissa e Luz Micaela.

Entrou para o ranking dos Estados Unidos e ocupou a posição #998 no ano passado, possivelmente pela presença da grande comunidade hispânica no país.

Entre as pessoas públicas que levam o nome Luz podemos citar Luz Casal (cantora espanhola) e Luz Castro Lemos (atleta colombiana).

Luz é também o nome de uma cidade em Minas Gerais, Brasil e da Praia da Luz, Portugal.

Que pensamentos têm sobre Luz? Gostam deste nome literal?

Raquel Pereira

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Baby Center, Baby Name Wizard, Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

16 comentários:

  1. Gosto muito, acho moderno e é lindo.

    ResponderExcluir
  2. Acho um mimo, uma graça.

    ResponderExcluir
  3. Luz é nome literal que mais gosto.

    ResponderExcluir
  4. Luz era o nome da médica de minha mãe, uma mulher muito amável, terna e atenciosa. Tinha o mesmo semblante calmo e sereno da menina da foto. Convivi com ela em criança, adolescência e juventude, então sou familiarizada com o nome, apesar de ser incomum aqui no Brasil. Adorei as associações com outros nomes literais, gosto de vários! Acho Luz um nome meigo e ao mesmo tempo forte e marcante! Flor e Luz e Pilar e Luz formariam lindos pares para irmãs, em minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. Conheço uma menina Maria da Luz que têm um rosto angelical e quando ela entra todos ficam hipnotizados, literalmente! O nome assenta-lhe de maravilha! Cada vez me convenço mais que existe o nome certo para cada pessoa, seja ele escolhido pelos pais, pelos padrinhos ou o pseudonimo inventado pelo próprio. Não consigo ver Luz acompanhado de outro nome que não seja Maria...Dos nomes relacionados com Maria gosto de Mercedes (dim. Merché) e adoro Cármen. Dos nomes literais relacionados com a natureza gosto de Paloma (pomba), Aurora(1ra Luz da manhã), nomes de flores (Rosa, Violeta...), Céu (Sky), Estrela (Stella), Mar, Ivy (hera), Flora. Obrigada pela publicação tão cativante!

    ResponderExcluir
  6. Tem um nome que atualmente tem sido meu xodozinho:

    Opala.

    A tal pedra preciosa. Nunca tinha pensado como nome ate achar em um site de nomes.

    Adoraria ver uma opiniao do blog sobre Opala, e tambem sua variacao, Opaline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faremos o post sobre Opala & Opaline assim que possível, ok? Enquanto aguarda a publicação, sugiro a leitura de nosso post Nomes Femininos de Pedras Preciosas, onde Opala está citado. O link segue abaixo.

      Gratos pelo interesse!

      Excluir
    2. http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2016/02/nomes-femininos-de-pedras-preciosas.html?m=1

      Excluir
  7. Quando vi o post lembrei de Clara Luz, personagem principal de um livro infantil que eu amava chamado "A fada que tinha ideias". Recentemente vi em um comentário de rede social uma moça que batizou a filha com esse nome, mesmo sem conhecer o livro. Acho linda e delicada a composição desse nome.

    ResponderExcluir
  8. É lindo sozinho e acompanhado de Maria também.

    ResponderExcluir