quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Amaya - Atendendo a Pedidos


Amaya é um nome diferente, caloroso, exótico e raramente usado entre lusófonos. Apesar de muito parecido com Maya, os nomes não têm relação. Sem dúvida Amaya causa impacto e com certeza agradará à todos aqueles que gostam de nomes inovadores e com personalidade.

Existem duas origens para Amaya. A mais conhecida é a hispânica, onde Amaya inicialmente era usado como um sobrenome espanhol locacional que indicava os habitantes de aldeias chamadas Amaya, quando era gravado como "de Amaya". Acredita-se que o significado original seja lugar agradável ou que derive do basco Amaia, que significa o fim.  É um dos mais antigos sobrenomes da Península Ibérica, seus primeiros registros datam do século XVII. Com o passar do tempo, além de sobrenome, Amaya começou a ser usado como nome feminino. Alguns exemplos de portadores do sobrenome Amaya são Antonio Amaya (futebolista espanhol), Carmen Amaya (dançarina e cantora espanhola), José Amaya (futebolista colombiano) e Rafael Amaya (modelo e ator mexicano).

Outra etimologia para Amaya é a japonesa, onde ele também é usado como sobrenome e, mais raramente, como nome para meninas. Como sobrenome os caracteres japoneses mais usados são os que significam vale celestial e para nome próprio os que significam noite de chuva. Sem palavras para a beleza dos significados japoneses, simplesmente divinos! Como disse, é incomum como nome feminino nipônico, mas como sobrenome temos algumas referências entre os japoneses: Daisuke Amaya (desenvolvedor de software), Naohiro Amaya (político), Sohichiro Amaya (jogador de beisebol).

Amaya é ainda o nome de uma ópera de 1920 do compositor Jesús Guridi, baseada no romance histórico Amaya o los Vascos en el Siglo VIII, do romancista espanhol Francisco Navarro Villoslada, publicado em 1877. Na história, a protagonista Amaya é uma princesa lendária que viveu durante a invasão da Espanha pelos muçulmanos.

Em alguns países Amaya aos poucos vai chamando atenção e já faz parte do ranking dos Estados Unidos (posição #204), Inglaterra e País de Gales (posição #165) e Países Baixos (#393).

Em nossos países é raríssimo e acredito que seja perfeito para quem gosta de nomes exclusivos. Segundo o IBGE existem apenas 44 pessoas no Brasil chamadas Amaya, com seus registros concentrados na década de 2000, ou seja, é um nome bastante jovial e de uso recente. O IBGE ainda informa a existência de 42 Amaias. Em 2016, no estado de São Paulo, Amaya recebeu 3 registros e Amaia não foi registrado nenhuma vez. Em 2015 foram 5 registros para Amaya e 1 para Amaia juntamente com os compostos Amaya Melissa, Amaya Akemi, Amaya Lia, Serena Amaya, Valentina Amaya e Giovanna Amaya.

Em Portugal Amaya é mais raro ainda: não faz parte da lista do IRN, nem como aceito nem como não aceito, o que é um indício de que por enquanto nenhuma família portuguesa pediu sua aprovação. Em anos recentes não foi registrado (houve apemas 1 registro para Amaia em 2016 e 1 em 2015).***Atualização: a partir de novembro de 2017 a grafia Amaia passou a ser autorizada em Portugal***

Alguns locais levam o nome Amaya: a pequena aldeia Amaya em Burgos (Espanha); Amaya Creek (condado de Santa Cruz, Califórnia); Estação Amaya (Japão); Amaya é ainda um distrito na região de Oromia, na Etiópia.

Referências:
  • Amaya Alonso - nadadora espanhola; 
  • Amaya Arzuaga - designer de moda espanhola;
  • Amaya Garbayo - nadadora espanhola;
  • Amaya Gastaminza - jogadora de basquete espanhola;
  • Amaya Salazar - artista visual dominicana;
  • Amaya Uranga - cantora espanhola;
  • Amaya Valdemoro - jogadora de basquete espanhola;
  • Amaya Jiwe, a heroína Vixen, é uma personagem do seriado Lendas do Amanhã (Legends of Tomorrow);
  • Amaya é o nome artístico da cantora eslovena Maja Keuc.
Em 2011 os atores norte-americanos Mariska Hargitag e Peter Hermann escolheram o composto Amaya Josephine para sua filha.

Amaya é um nome cheio de beleza e encantamentos! Ele tem uma vibração especial, forte e original. É muito charmoso e tem o bônus da exclusividade. Estiloso e moderno, cai muito bem em uma menina nascida nos dias de hoje.

Usariam Amaya?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Surname DB, Wikipédia.

24 comentários:

  1. Sim, concerteza! Obrigada por atenderem o meu pedido! É um nome a ser considerado quer pela sonoridade fluida, pelos significados (noite de chuva é muito suave: imagino uma chuva fininha num clima tropical) e principalmente por ser pouco utilizado. Eu pronunciaria "ámaiá"...e não colocaria segundo nome, se bem que Amaya Josephine fica muito bem! Gosto ainda mais do que Maya ou Maia

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida há originalidade em Amaya, não sei explicar mas me lembra nomes indígenas. Conheço uma Yamaiá, que é um nome indígena segundo a própria...
    Falando sobre chuva, também conheço o nome Plúvia. :), que acho meio estranho. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Núbia que me faz lembrar o céu nublado!

      Excluir
    2. Núbia me lembra nuvem, gosto muito! Já Plúvia achei super estranho.

      Excluir
  3. Amaya é o nome da minha filha que nasceu dia 08/08/18
    Este nome foi o único que me agradou

    ResponderExcluir
  4. Amaya é a primeira opção para o nome da minha filha! Ainda estamos decidindo, razão por cair nessa página! Adorei a exposição sobre o nome, a melhor e mais completa que encontrei! Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  5. É o nome escolhido por mim E aprovado pelo meu marido..achei muito lindo ainda não nasceu e nem sei o sexo mas com certeza será Amaya se for uma menina ..obg pela explicação.

    ResponderExcluir
  6. Amaya é o nome q escolhi pra minha filha nascida no dia 18/10/2019 me agradou mt o som e o significado do nome.

    ResponderExcluir
  7. Amaya é o nome da minha filha nascida em 2014 eu e minha esposa adoramos o nome e seus significados.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome era pra ser Amaya, porém na hora de registrar meu pai achou mais bonito a grafia HAMAIA. Quase meus pais se separaram por isso, mas minha mãe acabou aceitando... e eu sou completamente apaixonada porque é mais diferente ainda! ❤️ Sou de 1991.

    ResponderExcluir
  9. A minha Amaya nasceu em 2014 no Rio de Janeiro, farei uma pesquisa no IBGE, sobre esse nome! =D

    ResponderExcluir
  10. Minha filha tem 2 meses ainda tô a procura do nome pra ela eu amo esse nome Amaya mas meu esposo não gosto tô querendo colocar Geovanna Emanuelle ou Geovanna Amaya🤷

    ResponderExcluir
  11. Amo esse nome, ainda não sei o sexo do bebê mas se for menina será Amaya ❤

    ResponderExcluir
  12. Lindo demais e o nome da minha caçula nascida em 26/01/2019

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também nasceu em 26/91/2019 e se chama Amaya ela adora o nome dela

      Excluir
  13. Minha filha se chama Amaya

    ResponderExcluir
  14. Minha Amaya Lorenna nasceu dia 10/07/2022, por mim seria só Amaya pq acho o nome o mais lindo do mundo mas minha mãe queria muito o Lorenna então ficou os dois pra agradar todo mundo 🤣❤

    ResponderExcluir
  15. Estou com 23 semanas de gestação e creio que será mais uma Amaya para a lista 🥰

    ResponderExcluir
  16. Adooooorei, o nome da filha que está pra nascer agora em 2033 se chamará Maria Amaya.

    ResponderExcluir
  17. Esse nome é lindo, é o nome da minha princesa, o nome e de uma aldeia em burgos e o sobrenome e de uma cidadela na região da Toscana ❤️

    ResponderExcluir
  18. Sou apaixonada nesse nome, é claro que coloquei na minha filha, eu sonhei com uma criança chamada Amaya, e quando acordei e pesquisei, vi que em basco ele também tem o significado de “filha desejada”. Pronto, para mim foi um sinal que recebi. Minha Amaya é o amor da minha vida.

    ResponderExcluir