quarta-feira, 28 de junho de 2017

Roxana & Rossana - Atendendo a Pedidos


Sempre achei o nome Roxana muito misterioso e um tanto excêntrico, em meu início de interesse pela vida onomástica acreditava que se tratava de alguma variante de Rosana, nome muito conhecido no Brasil que consiste na junção dos nomes Rosa e Ana . Só que eu estava enganada! Roxana é um antigo nome persa que significa amanhecer, aurora, que belo significado! E Rossana nada mais é que sua versão italiana. O pedido que recebemos foi sobre Rossana, mas para falar dele também precisamos falar de sua origem, Roxana.

Roxana é a forma latina de Ρωξανη (Roxane) , a forma grega do nome persa روشنک (Roshanak) que significa amanhecer, aurora, madrugada, os mesmos significados de nomes como Aurora, Oriana, Zora, Zorana, por exemplo (para conhecer mais nomes com significados iguais clique aqui e aqui). Outros significados atribuídos à Roxana (e consequentemente à Rossana) são brilhante, luminosa, pequena estrela. Todos lindos e poéticos! Além dos encantadores significados, tem contornos históricos pois era o nome da primeira esposa de Alexandre, o Grande, filha do nobre Oxyartes, oriundo de uma região que hoje faz parte do Afeganistão. Alexandre conheceu Roxana após a conquista do Império Persa, por volta de 330 a.c. e dizem que ele se apaixonou por ela à primeira vista. A cerimônia de casamento seguiu os costumes iranianos. Roxana foi mãe de Alexandre IV. Na era moderna, entrou em uso no século XVII. No mundo de língua inglesa, foi popularizado pelo romance Roxana (publicado em 1724), do escritor inglês Daniel Defoe. Reforçando seu caráter literário, faz parte do drama Cyrano de Bergerac (1897) do francês Edmond Rostand. A bonita e inteligente Roxana (ou Roxanne no original francês) é o alvo do interesse amoroso do protagonista Cyrano, um homem bom e heróico. Essa obra recebeu inúmeras adaptações teatrais e cinematográficas.

Em outros idiomas:

Roxana (inglês, espanhol, romeno), Roxane, Roxanne (francês), Rossana (italiano), Roksana (russo e polonês), Roxane, Roxanna (variantes em inglês), Ruxandra (variante romena), Roxie, Roxy (diminutivos).

Um adendo: todas as fontes usadas para essa pesquisa indicam que Roxana seja a versão em português, apenas o Behind the Name indica Rosana. Possivelmente há uma confusão com o italiano Rossana, mas na língua italiana não existe a letra x. Seria como o nosso Alexandra e o italiano Alessandra. Roxana e Rossana são, portanto, o mesmo nome em idiomas diferentes; Rosana é outro nome com etimologia distinta.

Roxana não é um nome de tops atualmente, mas foi mais apreciado no exterior do que em nossos países ao longo dos anos, vejamos: nos Estados Unidos fez parte do top 1000 durante os anos 80, sendo seu melhor momento em 1987, na posição #615. Na Romênia fez parte do top 25 em 2009. Já no Brasil seu desempenho é tímido, segundo o IBGE existem somente 472 Roxanas em todo território brasileiro, tendo seus registros se destacado na década de 80, mas depois foram descendo cada vez mais. O Rio Grande do Sul é o estado com maior frequência de Roxanas. Em 2016, no estado de São Paulo, foi registrado 2 vezes e em 2015 marcou presença 1 vez no composto Rafaela Roxana. Em Portugal ele não aparece na lista de nomes aceitos, o que significa que não há dúvidas quanto à sua admissão, não é autorizado ou ainda não foi avaliado. Não entendo se não for aceito, não faria sentido, mas o fato é que ele é pouquíssimo visto em Portugal: de 1920 a 1980 conseguiu apenas 2 registros (em 1972). Em 2016 nasceu uma pequena Roxana portuguesa, em 2015 não nasceu nenhuma e em 2014 houve o registro de 1 Roxana Marilyn (bem hollywoodiano, não?).

Para Rossana os números são mais amigáveis: em seu país natal (Itália), existem 47.044 Rossanas, segundo o site Nomix. Esteve no top 200 durante a década de 2000, mas perdeu o fôlego e em 2015 ocupou a posição #365 no ranking italiano. No Brasil foi muito mais utilizado que Roxana (talvez pela existência da enorme colônia italiana no país ou por parecer com o famoso Rosana), e sua frequência é de 4.351 brasileiras assim chamadas, tendo sido mais utilizado durante as décadas de 60, 70 e 80 (com maior destaque nos anos 60). A partir da década de 90 sua queda foi brusca e segue assim até os dias de hoje. Na Paraíba é onde há a maior concentração de Rossanas. No estado de São Paulo não foi registrado nenhuma vez em 2016. Em 2015 houve 1 registro como nome simples e mais 1 registro no composto Manuela Rossana. Em Portugal é surpreendentemente aceito, o que pode explicar seu uso maior que Roxana: entre 1920 a 1980, segundo a SPIE, Rossana foi registrado 59 vezes em Portugal, se sobressaindo nos anos de 1976, 77 e 78. Em 2016 obteve 3 registros, em 2015 foi registrado 1 vez e em 2014 1 menina foi registrada com o nome composto Francine Rossana.

Referências para Roxana:

  • Roxana Carabajal - cantora argentina;
  • Roxana Cocoş - halterofilista romena;
  • Roxana Luca - ex-patinadora artística romena;
  • Roxana Saberi - jornalista americana de ascendência iraniana. Passou 101 dias prisioneira no Irã sob acusação de espionagem; após o ocorrido lançou um livro contando sua experiência.

Referências para Rossana:

  • Rossana di Bello - política italiana;
  • Rossana di Lorenzo - atriz italiana;
  • Rossana Martini - atriz italiana;
  • Rossana Ombres - poetisa e escritora italiana;
  • Rossana Rinaldi - cantora lírica italiana.
Entre Roxana e Rossana, aquele que mais me chama atenção é Roxana. A sua grafia diferente que considero exótica pela presença do x, me parece mais peculiar, um pouco ousada até, mas reconheço que pode ser seu ponto fraco. Algumas pessoas podem pronunciar exatamente como está escrito (como roxa) e outras dirão Rokssana (gosto mais assim), mas isso não tira seu mérito. Rossana também tem seu valor e traz o especial sabor italiano, de nomes com pronúncia forte e marcante. Acho que Roxana & Rossana são nomes muito interessantes que precisam ser mais conhecidos e assim irradiar sua luz a cada novo amanhecer!

Conheciam a história de Roxana & Rossana? Preferem Roxana ou Rossana?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Nomix, O Blog dos Nomes, Que Nome Darei ao Meu Filho? (Pandiá & Ana Pându), SPIE, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Também acho Roxana mais interessante. Adorei saber mais sobre estes nomes.

    ResponderExcluir
  2. Super interessante..... ou não seria eu Roxxy...

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Rossana e é muito raro encontrar alguém com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou Rossana, e sim conheço umas duas além de mim

      Excluir
  4. Talvez pelo meu nome ser Roxana, goste mais dele e concorde que amo o demais!😉

    ResponderExcluir
  5. Gosto mais de Roxane e acho super legal o apelido Roxy! Penso no rock dos anos 60 e aquele estilo. Enfim, Roxanne é o nome de uma música do The Police tbm (https://m.letras.mus.br/the-police/31174/#). Bom, eu gosto mto do significado e da forma pronunciada Rokssana! Admito que não usaria o nome, pq pode causar certo bullying por causa da pronúncia errada e associação com "xana". Acredito que toda Roxana(e) deve ter muita personalidade, assim como as Rossanas (acho essa grafia mais fácil para nossa língua e com menos associações negativas, mas confesso que gosto mais com a letra "x"). É um nome de muita força e com uma aura cigana, mística e fabulosa!

    ResponderExcluir
  6. Meu nome e Roxsana gosto muito do meu nome 😍bom ver os significados

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é ROSSANA e eu amo

    ResponderExcluir
  8. Na infância eu detestava meu nome porque sofri alguns bullings, mas hoje em dia sou apaixonada, principalmente pelo significado, e realmente sou do Rio Grande do Sul e com frequência encontro outras Roxanas ou variantes kkkk

    ResponderExcluir