quarta-feira, 14 de junho de 2017

Ada


Admito que para gostar de um nome vou mais pela sonoridade do que pelo significado. O som deste nome em português não tem nada que ver com o em inglês, mas ambos são bonitos.

A escrita do nome, embora seja tipo Ana, muito simples e de trás para a frente ser exactamente igual (o que para muitos pode ser aborrecido) acho-a bonita. Ah e já agora, para mim é bem superior a Ana.

No Behind the Name encontramos que se trata de uma forma curta de Adelaide e de outros nomes que comecem pelo mesmo som. Tendo surgido pela Condessa de Lovelace - Augusta Ada King, mais conhecida por Ada Lovelace. Através de Adelaide seu significado é nobre.

Ainda encontrei que Ada tanto pode ser masculino como feminino! Chocados?! Eu fiquei! Como masculino o seu significado será pai e como feminino, é um nome que deriva do hebreu da palavra adorno. Para mim, este é o ponto negativo no nome, não gosto deste significado. Claro que como gosto muito do nome tento encontrar algo bom nele, por isso, se virmos que um adorno é uma forma de enriquecer algo, então o significado torna-se uma mais valia.

Há duas possibilidades quanto à sua origem:
  • Deriva de nomes iniciados por Ad, o que faz com que possa ter vários significados (sugiro leitura de Adelaide no blog);
  • Deriva do hebraico, tendo como significado adorno.

Para mim faz mais sentido esta última, dado estar presente no Antigo Testamento, sendo o nome de uma das esposas de Lameque e de uma das esposas de Esaú/Edom.

Não é um nome comum em Portugal. Mais recentemente, verificamos o registo de 1 menina em 2011, 3 meninas em 2013, 4 meninas em 2014. Em 2015 e 2016 não nasceu nenhuma Ada pelo menos como primeiro nome.

No Brasil, nasceram mais bebés com este nome ao longo dos anos do que em Portugal, mas se virmos que o maior número de registos foi 739 na década de 80, dada a taxa de natalidade existente e esbatido pelos 10 anos, acho que fica na “prateleira” dos poucos comuns.

Margarida Rebelo Madeira.

Qual é a vossa opinião sobre Ada?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, IBGE, O Blog dos Nomes.

22 comentários:

  1. É um nome muito discreto por ser tão pouco ouvido. Ainda lhe falta muito para ter a popularidade de Ana, mais ainda a de Hannah, quando é pronunciada toda a força dos hs. E talvez nunca chegue a ser conhecido como Ava ou Eva. São nomes só com 3 letrinhas mas para agradar à maioria têm que ter algo...parabéns pela pesquisa e pelo interesse

    ResponderExcluir
  2. Acho que é um nome apático, sem vivacidade, falta brilho. Parece tb incompleto, me passa a impressão de eterno diminutivo/apelido. Prefiro Ava e Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente! Traduziu o que penso. É bonito por ser singelo, mas essa singeleza demasiada o torna um nome completamente "apagado" e, como você bem disse, sem brilho e vida. É um nome que não me convence por parecer mesmo que falta algo (aliás, falta muita coisa) para me passar a impressão e sensação de nome completo.

      Excluir
    2. Ah, eu conheci uma Ana Luísa. E foi justamente Luísa que lhe conferiu mais vida ao nome e o completou, um composto lindo, na minha opinião. Quando a ela, é uma fofa e é artista! Pinta quadros belíssimos! Cursamos apenas uma disciplina juntas na faculdade, pois o curso dela é diferente do meu.

      Excluir
    3. Ops, quis dizer ADA Luísa. Hahaha Desculpe, é a força do hábito. Tenho uma prima Ana. x)

      Excluir
  3. Ñ consigo concordar contigo Patrícia. Tudo bem que sou fascina pelo nome, mas vejo—lhe brilho e vivacidade, muito pelo facto de abrirmos o primeiro Á à semelhança de Ava e ao contrário de Ana que o som é tão fechado e por ser tão pequeno fá—lo perder alegria. Pessoalmente é superior a Ava, pelo som do DA, o VA ñ me soa tão bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que o mundo da onomástica é tão fascinante: o mesmo nome pode passar impressões totalmente diferentes dependendo da visão pessoal de cada um.

      Excluir
    2. O mundo da onomástica é muuuuito fascinante, espetacular! É um passeio pela história da humanidade através dos nomes.
      Pelo menos pra mim.

      Excluir
  4. Conheço uma Ada e conheço uma Ida, 😊 para mim soa apenas como sufixo. Falta o resto do nome. Sou fã de nomes longos e compostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a mesma impressão de que falta algo. Conheci uma Ada Luísa. E foi justamente o Luísa que lhe conferiu mais "corpo" e vida ao nome e o completou, um composto lindo, na minha opinião. Quando a ela, é uma fofa e é artista! Pinta quadros belíssimos! Cursamos apenas uma disciplina juntas na faculdade, pois o curso dela é diferente do meu.

      Excluir
  5. Eu concordo com a Margarida , acho que Ada tem brilho. Eu até penso em fadinhas quando vejo este nome :) acho muito bonito, delicado e também muito superior a Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho. É um nome bonito e delicado, é mas bem apagadinho sim.

      Excluir
  6. Ada é bonito em um primeiro momento, mas penso que a menina sofreria bulling...trocadilho com Ada/Ata...ou "Ah da pra mim"...eu gosto mto da história da Ada Lovelace e é um ícone feminino. Talvez, como apelido cairia melhor. Enfim, é até bonito, mas não colocaria em uma filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eitaaaaa. Nunca pensei nesse segundo trocadilho. Meu Deus! O primeiro no sentido de "Ah tá" (o que você disse Ata), é até engraçadinho - porque é bem melhor que pensar em "anta" x). Mas esse outro foi terrível.

      Excluir
  7. Não sou uma grande fã de nomes muito curtos. Acho que pra ser encantador tem que ter um impacto e originalidade na composição e pronúncia, como Zoé e Vivá por exemplo. Mas "ADA" me parece sem muito brilho. Não me cativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zoe eu detesto porque parece ZOAR. Sempre penso que uma menina com esse nome seria muito ZOADA na escola (por causa dos colegas que não perdoam nunca), e talvez até mesmo para o resto da vida.

      Excluir
  8. Me chamo Ada, sempre achei meu nome incrível, vivo, delicado e fácil de lembrar...kkkkkk. nunca ouvir piadas por ser um nome não tão comum, o povo só troca muito com Ana, água, Adna...

    ResponderExcluir
  9. Meu número 1,é forte ,ousado,simplório seja a ser bobo,porém incomum...Tudo que espero de uma futura filha,ousadia boa na vida,uma mulher forte...eu como temente a Deus, imagino uma mulher virtuosa e forte e se cabelos bem escuros quando penso nele...É Biblico, aparece em Gênesis algumas vezes,no começo e depois como uma das mulheres de Esaú.

    ResponderExcluir