segunda-feira, 22 de maio de 2017

Berenice



Quando faço a minha lista de nomes favoritos de A-Z, ano após ano, o nome que aparece na letra B é Berenice. Este nome é tão fora do vulgar - tanto na fonética como na grafia - que deixa o meu coração a bater mais forte cada vez que o pronuncio, na verdade, é um nome que me dá vontade de dizer a toda a hora. Acho-o extremamente agradável ao ouvido e a história deste nome é, sem dúvida, marcante. 

Berenice é um nome de origem grega que é apontado como versão grega do nome Verónica. Através do nome Berenike que por sua vez é a forma macedónia de Phereníke, a união de Phero  (trazer) e Níke (vitória) formam o significado do nome, ou seja, a que traz a vitória

Acredita-se que este nome tenha surgido através de uma mártir siríaca que foi morta no ano de 302 d.C. em Antioquia-nos-Orontes, uma cidade antiga, localizada na Turquia.

Berenice é um nome bíblico mencionado brevemente no Novo Testamento.

Este nome foi difundido através das conquistas de Alexandre, o Grande, juntamente com os restantes elementos da cultura grega. Berenice começou a ser utilizado na língua inglesa após a Reforma Protestante. 

Berenice nunca foi um nome muito amado em Portugal. Ao longo dos anos que decorreram entre 1920 e 1980, este nome foi tendo apenas entre 2 a 3 registos por ano. Mas se atendermos bem a Berenice, podemos ver que não é assim tão diferente de Alice ou Beatriz, mas enquanto Alice, em Portugal, no ano de 2016, ficou no 14º lugar com 678 registos e Beatriz na 6ª posição com 1160 registos, Berenice teve apenas 2 registos.

No estado de São Paulo, o caso não muda em nada de figura, pois este nome foi registado igualmente 2 vezes no ano passado e de acordo com os censos de 2010 a frequência é apenas cerca de 24 mil pessoas. 

Curiosidades:
  • Berenice - sobrinha de Herodes e filha de Salomé no século I d.C;
  • Berenice - filha de Agripa I, rainha da Palestina;
  • Berenice I - primeira Berenice na dinastia de Ptolomeu data 274 a.C;
  • Berenice Sira - Rainha, filha de Ptolomeu II;
  • Berenice II - rainha da dinastia de Ptolomeu; 
  • Cleópatra Berenice ou Berenice III - filha de Ptolomeu IX Sóter III;
  • Berenice IV - rainha da dinastia de Ptolomeu;
  • Berenice - antiga cidade egípcia também conhecida como Berenice Troglodytica; 
  • Bérénice - tragédia de Racine
  • Berenice - conto de Edgar Alan Poe;
  • Berenice é a segunda e última parte do filme Lua de Mel e Amendoim
  • Berenice é uma planta da família Campanulaceae
  • Comas Berenices é uma constelação; 
  • Quem disse, Berenice? - é uma marca de maquilhagem portuguesa. 

Berenice também é a vossa opção na hora de escolher o nome feminino favorito com a letra B?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, ARPEN/SP, IBGEBabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

9 comentários:

  1. É um bonito nome, inesperado. Faz-me lembrar Beatrice. Talvez mais apreciado pelos que optam por nomes grandes.Com o diminutivo"Nice" fica adorável!

    ResponderExcluir
  2. Com B seria Bela. De Berenice não gosto, mas adoro Eunice - acho tão fofo, tão meiguinho!

    ResponderExcluir
  3. Com B? Bibiana e Bárbara! Berenice não me diz muita coisa...

    ResponderExcluir
  4. Favorito com a letra B é Bruna.
    Berenice é meio sem sal, para mim. E, também, o som do "Bere" me incomoda um pouco.

    ResponderExcluir
  5. De Berenice gosto apenas da Quem disse Berenice, adoro os produtos, mas o nome em si não me diz muito,acho meio inexpressivo. A ligação com Verônica surpreende mas acho o último bem superior.
    Meu nome preferido com B é Bárbara, acho muito carismático!

    ResponderExcluir
  6. Aí não, acho tão feio.
    O meu favorito com B também é Bárbara.

    ResponderExcluir
  7. Berenice foi uma personagem na Malhação da Tv Globo e a chamavam de Berê. Não acho Berenice o melhor nome com a letra B. Bom, eu gosto muito de Bianca, Beatriz, Bárbara, Brenda, Bluma e Bela nesta ordem (top 05 "B" kkk). Berenice é diferente, quem gosta acho que deve usar, mas não faz muito o meu estilo. Um ponto para Berenice é que é um nome feminino que não tem a letra "a" - isso eu acho interessante. O final "nice" é até fofinho, mas o conjunto da obra não fez brilhar meus olhos. Minha mãe detesta. Eu não o acho feio, talvez neutro ou indiferente.

    ResponderExcluir
  8. Hoje vou contar o que Deus me fez com os nomes para filha. Eu só posso dizer o que me aconteceu e acredito, Só sei que Deus está mais perto de nós do que pensamos, porque andamos muito distraídos com as coisas dos mundo que nos fazem esquecer disso e não acreditar depois que Ele age em nós muito claramente, e de forma sobrenatural. Ontem fiquei muito feliz por aquele sonho tão nítido, acredito que veio de Deus como aconteceu com muitas pessoas, e com S. José que em sonho Deus lhe disse o nome de Jesus. No sonho eu ouvi muitas vezes dizer o nome Regina, e a seguir ouvi sempre a música do Salve Regina e no sonho pensei então fica Lília Regina. Então ontem à noite pensei que eu gostava do nome Lília mas que podia não ser este o nome que Deus quer para primeiro nome. Que não era um nome Bíblico. E fiquei a sentir que podia não ser ainda esse, e gostava que fosse Deus a escolher para primeiro nome. E pensei, Deus lá me há-de mostrar um dia o nome que Ele quer. Não vou ocupar - me mais com isso, Deus lá sabe. Já que me iluminou sobre o nome Regina. Por isso deitei-me e adormeci a dizer um Pai Nosso.. Então voltei a sonhar e em sonho a única coisa que sonhei e ouvi foi o nome: Berenice. Quando acordei fiquei admirada, pois já tinha visto esse nome achei até bonito mas não tinha decidido por esse e pensei que significaria esse nome, seria benção como Benedito, entao fui ver o significado e vi que é um nome bíblico e quer dizer vitoriosa, de quem se converteu, e reconheceu os seus pecados e procurou ser melhor, por isso foi vitoriosa. Era a irmã do que mandou matar S. Paulo, ela viveu em pecado mas depois defendeu o Templo, pelo que entendi. Deve ter-se convertido. Depois vi que também o nome de uma Santa mártir Berenice. Também já vi que houve uma Santa Regina Mártir e gostei, quer dizer Rainha, Senhora Soberana. Por isso vai ficar o nome Berenice Regina. Eu não escolheria este mas fico feliz por ter sido Deus a indicar-me por sonho, e não desgosto, passei a gostar a vê-los com outros olhos, por ser da vontade de Deus e pelos significados. O irmão vai ser Luís Benedito, nacionalidade Portuguesa.

    ResponderExcluir