quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Maressa - Atendendo a Pedidos


Assim que vi o pedido para abordagem de Maressa, o nome logo despertou minha atenção. Gosto muito da terminação -essa em nomes femininos e Maressa me pareceu tão moderno, tão fresco e de imediato me lembrou a palavra maresia. Só que um detalhe no pedido me deixou curiosa: a leitora frisou que gostaria de saber mais sobre o nome bíblico Maressa. Bíblico? Sim, acredito que aqueles que assim como eu não têm um conhecimento profundo da Bíblia também tenham ficado surpresos! E quanto mais pesquiso sobre nomes, mais vou me dando conta que esse livro sagrado é uma fonte preciosa de possibilidades no mundo da onomástica.

A primeira impressão que temos é que Maressa tenha pertencido à alguma mulher presente na Bíblia, mas não existe nenhuma figura bíblica feminina assim chamada. Nas escrituras Maressa é citada como uma cidade e um dos descendentes de Caleb. É mencionada no Livro de Josué e no Livro das Crônicas. Por ser um local dentro do contexto bíblico com pontos estratégicos para observação de  invasores, o nome Maressa tem como significado a que está à frente, a líder, a principal. Gosto muito dos significados e imagino uma mulher decidida e objetiva.

Referências a Maressa na Bíblia:
  • Uma cidade nas terras baixas de Judá, dominando uma das passagens para os montes e que foi fortificada pelo rei Roboão;
  • Local onde o rei Asa derrotou o invasor Zerá, o etíope. Maressa foi uma das cidades fortificadas e uma base de operações importante nessa vitória;
  • Terra natal do profeta Eliézer;
  • Em outra passagem há a citação de Maressa, como "o pai de Hebrom". Hebrom também era uma cidade, então é possível que seja uma indicação de que Hebrom foi colonizada por habitantes de Maressa;
  • "O filho de Lada", o que pode significar que Lada tenha sido o fundador de Maressa;
  • Um dos descendentes de Caleb.

É ainda o nome de um local pouco conhecido em Israel, uma cidade antiga nas planícies da Judeia. Maressa (nesse caso também chamada de Tel Maressa), possui centenas de cavernas que foram incluídas na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

Variantes: Maresha, Mareshah.

Uma outra possibilidade de origem de Maressa, apontada por sites como o Nameberry, é que seja uma variante de Marissa que, por sua vez, vem do latim maris e significa do mar. Voltamos então à lembrança de Maressa e maresia, a brisa  suave trazida pelo mar. Acho essa ligação muito bonita e dá um toque de suavidade ao nome.

É praticamente inexistente em Portugal, não teve nenhum registro em 2016, 2015 e 2014. Também nunca foi registrado de 1920 a 1980. Não consta na lista do IRN, o que significa que nunca houve o pedido para aprovação por nenhuma família portuguesa. No Brasil também não é comum, mas achei sua frequência significativa: 3.119 brasileiras se chamam Maressa, tendo o nome sido mais usado durante os anos 90. Suas portadoras estão mais concentradas no estado de Goiás. No estado de São Paulo foi registrado 5 vezes em 2016 e 1 vez em 2015.

Entre as referências temos Maressa Orzack (1924-2010), uma renomada psicóloga americana e Maressa Williams, filha do apresentador americano Montel Wiilliams.

Por possuir a mesma terminação vista em nomes conhecidos como Vanessa e Andressa, acredito que Maressa possa soar familiar e não causar estranhamentos. É um bonito nome que pode agradar muitos estilos e gostos, inclusive pessoas que procuram nomes diferentes com conotação religiosa.

Conheciam Maressa?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Bible-History, Bible is True, Dicionário Bíblico, IBGE, IRN, Nameberry, Sétimo Dia, Wikipédia.

34 comentários:

  1. Amo o nome e seu significado e fiquei mais feliz por essa minha sugestão tê-la agradado tanto quanto agrada a mim. me Maressa lembra-me Andressa (nome de uma prima que, inclusive está fazendo aniversário hoje), e também me remete a Maresia como já foi falado. Lembrando que Maresia também poderia ser nome próprio para quem gosta de nomes literais pela beleza de seu significado e sonoridade. Muito obrigada por atender a mais este pedido. Espero que com essa postagem, o nome se torne mais conhecido e apreciado, apesar que já tem um tempo que postou e este está sendo o primeiro comentário, mas creio que ainda cairá no gosto de muita gente. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito de fazer o post sobre Maressa, de imediato me identifiquei com ele!

      Excluir
    2. Amo nomes com M. Meu preferido e que há anos penso em por quando tiver uma filha é Melina, que também tem no Blog e amei a postagem. Também amo Cecília e, de certa forma, os dois combinam. Maressa também é um encanto. ♥

      Excluir
  2. Amei esse nome,ouvir falar esse nome por acaso não consigo lembrar a ocasião mas esse nome ficou guardado em minha memória ,além de combinar com meu segundo nome (Andressa) quando tiver uma filha irei por esse nome,iria botar Luara Maressa ,Luara seria a junção do nome Luã E Aracele (Dindo da bebê e Avó) mas a prima do meu esposo colocou Luara o nome da filhinha dela que está por vim, confesso que fiquei meia triste , e agora desejo encontrar outro nome que combine com Maressa ,vi alguns mas não me agradaram .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara, tudo bem? Gostei muito do composto Luara Maressa, acho uma pena você não usá-lo mais. Vou deixar algumas sugestões de compostos com Maressa e fico na torcida pra que alguma seja do seu agrado :)

      Ágata Maressa
      Ariane Maressa
      Ariela Maressa
      Bianca Maressa
      Camila Maressa
      Cecília Maressa
      Cibele Maressa
      Diana Maressa
      Eloá Maressa
      Gisele Maressa
      Ingrid Maressa
      Íris Maressa
      Júlia Maressa
      Liana Maressa
      Liara Maressa
      Lívia Maressa
      Lorena Maressa
      Naomi Maressa
      Talita Maressa
      Valentina Maressa
      Vívian Maressa

      Excluir
    2. Meu nome é Vitória Maressa, e amo tanto a pronúncia, quanto significado do meu nome.

      Excluir
  3. Bárbara, primeiramente, parabéns pela escolha, Maressa, sem dúvida, é um lindo nome! Sempre quis vê-lo no Blog e sugeri por gostar muito dele. Mas sobre as combinações, se achar uma que te agrade, use, mas apesar de achar interessante o composto que você queria (Luara Maressa), eu, particularmente, não consigo ver Maressa como composto. Se não tivessem Luara escolhido antes de você, eu acharia lindo duas irmãs Luara e Maressa, ficaria bem harmônico, porque acho Maressa um nome com sentido completo. Ele é forte e, apesar de lembrar Andressa que é conhecido (Andressa também é nome de uma prima minha, e sempre associo Maressa com Andressa por isso), Maressa é também diferente na medida exata para não precisar colocar mais nada além dele, na minha opinião. É um daqueles nomes que a sonoridade não deixa nada a desejar e não é como aqueles que quando pronunciamos sempre parece que falta algo, é como se Maressa já estivesse "pronto". Sem falar que os nomes compostos estão caindo em desuso no Brasil, as pessoas estão preferindo nomes únicos e curtos, Maressa já é comprido, colocando outro, ainda mais se também for grande não acho legal de usar hoje em dia que essa moda está passando. Mas, enfim, é apenas minha opinião, a escolha deve ser inteiramente sua. Beijos, e parabéns, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  4. **Corrigindo: "se não tivessem escolhido Luara antes de você...", eu inverti.
    E quando disse que Maressa é "comprido", quis dizer relativamente, em comparação com os que estão sendo mais usados hoje em dia. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita colocação!! Minha menina se chama Maressa. Sempre gostei, pesquisei e colocamos. Nome forte, bonito e significativo!! Acho desnecessário a composição porque MARESSA já fala por si só!! BJS ❤️

      Excluir
  5. Eu amo o meu nome..ja estranhei, mas amo o fato de ser diferente e forte! durante os 33 anos de vida que tenho, só convive uma vez com outra Maressa...então geralmente sempre sou a unica nos lugares que estou e gosto disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em colocar o nome da minha filha de Maressa Beatriz, só tenho um pouco de receio quanto a reação das pessoas quando eu falo o nome, ficam um tanto surpresas e a primeira impressão é que acham estranho, tenho medo que ela sofra na escola por conta disso!

      Excluir
  6. Gostei, não gostava muito quando criança, pois gerava muitos apelidos, principalmente quando citado com o nome, mas depois de adulta passei a amar!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Coloquei o nome da minha filha , sempre falei que se tivesse uma filha se chamaria maressa....ia colocar maressa Raphaela. Mais meu esposo achou muito forte...acabou ficando só maressa....minha princesa já está com 1 ano e 8 meses

      Excluir
  8. Será o nome da minha filha. Amo esse nome, convivi com uma Maressa quando criança e acho lindo esse nome =D estou pensando em Letícia Maressa ou inverter Maressa Letícia

    ResponderExcluir
  9. Antes de ver o blog já tinha escolhido esse, rsrs vi na Bíblia amei de primeira. Mas to querendo composto. " Maressa Valentine" <3.

    ResponderExcluir
  10. No começo não gostava do meu nome mas agora amoooo❤
    # AQUELA QUE VER💕

    ResponderExcluir
  11. Sim, já conhecia esse nome da Bíblia, já faz tempo! Foto muito!!!

    ResponderExcluir
  12. É um Vanessa com Maresia XD a diferença entre os dois nomes está nas letras "V" e "N" que em Maressa são substituídos por "M" e "R". Parece nome de sereia. Não sei dizer se gosto do nome, mas ele me intriga em um sentido positivo.Não acho que seja um nome bom para compostos por ser forte por si só, a tendência será o outro nome ficar apagado, ou a criança utilizar do outro nome por não gostar de Maressa. Maressa lembra também "pareça" (Maressa apareça").e temos várias palavras terminadas em "eça" (que faz som de "êssa"), por exemplo, esqueça (Maressa me esqueça)...O nome tem uma vibe legal, advém da bíblia tbm, o que é um fator positivo. É um nome provocativo, do tipo que não passará desapercebido, seja para comentários positivos ou negativos - quem o ouvir vai ficar a repetir Maressa, Maressa...não vai sair da cabeça (outra rima)...o cuidado deve ser com a criança na época da escola (em um dos comentários, a menina não gostava do nome quando criança, por conta de comentários - e é nesta fase que somos mais frágeis a comentários negativos, então os futuros pais devem ensinar a menina a gostar do próprio nome sendo este um fator distintivo e qualificador dela, que a diferencia da infinidade de Júlias, Marias, Luísas, Helenas, Sofias...o belo é ser diferente e um tanto provocativo - é um charme e uma autoafirmação da própria existência! Para quem gosta de Maressa sinta toda energia do mar e vai nessa! :)

    ResponderExcluir
  13. É um lindo nome...diferenciado...gostaria de conhecer alguém com esse nome :)

    ResponderExcluir
  14. É muito lindo! Mas como tenho uma prima que chama Vanessa então não acho legal colocar numa filha.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo esse nome!
    Tinha 23 anos quando sonhei com uma mulher me dando uma menina,e seu nome era Maressa.
    Acordei e fui procurar o significado, quando vi, me apaixonei de vez!
    Atualmente estou gestante, não sei o sexo ainda mas se for menina, certamente terá esse nome: Maressa 💕

    ResponderExcluir
  16. O nome mais lindo que existe. Eu tenho uma Maressa, a minha é Maressa Gabrielly 🥰

    ResponderExcluir
  17. Vai ser o nome da minha menina 😍

    ResponderExcluir
  18. É meu nome!! Amo!!
    E ainda é composto Maressa Esther ❤

    ResponderExcluir
  19. No início não gostava muito do meu nome
    Mas passei a ama-ló!!! E diferente e varias pessoas dizem como é bonito ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  20. nome da minha filha: Laura Maressa 😍❤

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se a pronúncia é Maressa ou Marissa!

    ResponderExcluir