sábado, 28 de janeiro de 2017

Rosa


Rosa é um nome com duas prováveis origens etimológicas, sendo a mais antiga oriunda a partir dos elementos germânicos hrod, que significa fama e heid, que quer dizer espécie ou tipoEvoluiu no inglês para Rohese, e mais tarde, na Idade Média, para Rose. Daí passou para Rosa, em português.

Outro étimo que deu origem ao nome é o latim rosae, rosa, o nome da flor. Normalmente é este o significado pretendido quando os pais escolhem esse nome para suas filhas. Mesmo no inglês, após o ressurgimento do nome no século XIX, é o nome da flor o significado em mente.

A flor rosa está bastante relacionada com a feminilidade e o romantismo. Neste momento em Portugal é considerado um nome cool/vintage ou hippie pela sua relação com a natureza. É um nome tradicional mas não é um clássico. Bastante feminino e romântico mas também jovial, é bastante adequado a uma menina dos dias de hoje. Normalmente é usado por pais que pretendem um nome original mas não excêntrico. 

Rosa possui ainda uma interessante conexão religiosa, pois é um dos títulos da Virgem Maria. Nossa Senhora da Rosa Mística refere-se a uma aparição na Itália, onde Maria portava três rosas: uma rosa branca, que significava a oração; uma rosa vermelha, que representava o sacrifício; e uma rosa amarela, que representava a penitência.

Nomes compostos também são bastante usuais, como Maria Rosa ou Ana Rosano Brasil, por exemplo e Rosa Maria em Portugal. Nos países anglo-saxónicos começou a ser bastante usado há cerca de uma década atrás como segundo nome próprio para imprimir cor, charme e elegância ao composto, tal como Grace

Os registos de Rosa, em Portugal, mantêm-se idênticos desde que o nome começou a ser usado novamente (26 em 2016) uma vez que começou a ser deixado de utilizar a partir dos anos 80, onde podemos dizer que a sua média de registos era 1200 desde 1920 até então. No estado de São Paulo, no Brasil, verificamos que a 33 crianças foi atribuído este nome em 2015 e a 60 em 2016. Sua frequência em todo o Brasil é de 306 336 pessoas e o auge de popularidade aconteceu entre as décadas de 50 e 60.

Nomes relacionados usados em países lusófonos:
Rosana, Rosângela, Rosilene, Rose, Roseane, Rosemary, Rosane, Rosália, Rosalina, Rosália. 

Locais com o nome Rosa:
Santa Rosa (Filipinas, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Equador), Santa Rosa de Cabal (Colômbia), Rosa Zárate (Equador), Santa Rosa de Copán (Honduras), Santa Rosa de Viterbo (Brasil), Santa Rosa de Jáuregui (México). 

Variantes:
Rosalia, Rosalía (espanhol), Rosalia (italiano), Roos, Rosalie (holandês), Rosalie (alemão), Rose, Rosabel, Rosabella (inglês). 

Diminutivos:
Rosita (espanhol), Rosella, Rosetta, Rosina (italiano), Rosinha (português), Roosje (holandês), Rosie, Rosy (inglês). 

Noutras línguas:
Rothaid (germânico), Roza, Ruzha (búlgaro), Rozalija, Ruža, Rozika, Ružica (croata), Růžena (checo), Rosalie, Rose, Roselle, Rosette, Rosine (francês), Rosalía (galês), Rozália, Rózsa, Róza, Rózsi (húngaro), Róis, Róisín, Rosheen (irlandês), Rosalia (romano), Rozālija (letão), Rozalija, Rožė (lituano), Roza, Rozalija, Ruzha (macedónio), Rohese, Rohesia, Royse (inglês medieval), Róża, Rozalia (polaco), Rozalia (romeno), Roza, Rozaliya (russo), Ruža (sérvio), Roza, Rozalija, Zala (esloveno), Raisa, Raisel (yiddish).

Raquel Pereira.

Gostam de Rosa?


Fontes consultadas:
IRN, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, SPIE.

5 comentários:

  1. Quando eu era mais nova achava Rosa um nome antiquado, senhoril,não me agradava. Com o passar do tempo meu gosto foi se modificando, ficou mais apurado e hoje consigo ver todas as qualidades que esse lindo nome tem! É curto mas tem uma grande força; antigo sim mas um antigo com charme, leveza; é nome de flor, nome de cor, seus simbolismos são inúmeros e muito bonitos. Não posso deixar de mencionar que Maria Rosa era o nome da minha querida avó materna. Por tudo isso considero Rosa um nome muito especial:)

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito carinho por Rosa. É o nome de uma pessoa que me é muito próxima e marcou momentos importantes na minha infância e só por isso já acho o nome cinco estrelas. Gostei muito de ler a publicação, realmente concordo que Rosa tenha essas características todas e acho-o um excelente complemento para compostos. É assim que mais o gosto de ver, a ornamentar graciosamente um outro nome. Como primeiro nome, gosto de Rosa Valentina (um compostos super cor-de-rosa)! :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto, adoro! Adoraria ter uma filha Rosa! 😊

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o sobrenome Rosa e se eu falar que na infância eu detestava esse fato (mesmo rosa sendo minha cor favorita kkk)? Enfim, um ser estranho. Hoje tenho muito orgulho do meu sobrenome. Quero muito repassá-los aos meus filhos, mas no caso de menino, o nome do pai virá na frente (para ser guimarães rosa - haha vai ficar divo).
    Tenho achado Rosa lindo, apesar de me identificar mais com Fernanda Lacerda, ainda. Fiquei admirada por saber que Raisa significa Rosa. Para mamães que estão a procura de um nome, Rosa é uma excelente opção, curtinho, fofo, carismático, floral ^^ pena eu não poder usá-lo kkk e não tenciono usar Raísa, porque conheço várias garotas com esse nome.

    ResponderExcluir