terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Maine - Atendendo a Pedidos


A pedido da nossa leitora Rafaela Barbosa, hoje falamos sobre o nome feminino MaineNão conhecia este nome mas devo dizer que, assim que o li no comentário da leitora, o achei imediatamente cativante! 

Consultando fontes fidedignas chegamos à conclusão de que Maine (que é usado principalmente na Suécia) é um verdadeiro poço de mistério, já que a sua origem não é totalmente certa, existindo várias teorias que a tentam explicar.

Segundo o Behind The Name, Maine poderá ter duas origens distintas. A primeira é muito simples, será uma variante de Maina (usado principalmente em países de língua árabe e também em França), que por sua vez é a versão feminina de Main, nome árabe e bengali, cujo significado infelizmente se desconhece. Mas, e é apenas um mero palpite meu, Maina é tão parecido com o já abordado aqui n'O Blog Mainá (com origem no sânscrito e cujo significado é inteligência, como nos conta a Luinara Menezes), que, quem sabe, até poderão estar relacionados?! 

A segunda origem proposta pelo Behind The Name é que Maine seja uma variante de Majny (também sueco), que resulta 1) da combinação dos elementos majmês de Maio, e nynovo (significando assim "novo mês de Maio"), ou 2) da combinação do nome Maja com esse mesmo elemento ny. Maja, por sua vez, é uma variante de Maia, que é variante do tão famoso Maria. E como se a busca pela origem do nosso misterioso Maine não estivesse já suficientemente complexa e rebuscada, também Maria levanta dúvidas quanto ao seu significado, existindo várias hipóteses: mar de amargura, rebeldia, criança desejadaamor, mãe, senhora soberana ou ainda vidente.

Por fim, e não menos importante, há uma terceira origem, proposta desta vez pelo Surname Database, que diz que Maine poderá vir do apelido/sobrenome Mayne ou de grafias variantes, como por exemplo Meyne, Menne ou Main. Mesmo com várias escritas, a origem deste apelido/sobrenome será só uma: o clã escocês Menzies, ou Meinn, na forma gaélica, que resultará do apelido Meyners, sugerindo alguém proveniente da província de Maine, na Normandia (França). Poderá também ter sido inicialmente uma alcunha para alguém forte ou grandioso (através do francês antigo maine, força, grandeza) ou para alguém que fosse criativo com as mãos (através do também francês main, mão).

Por ter várias origens e vários significados, Maine torna-se, a meu ver, um nome muito mais interessante e também mais versátil, uma vez que se pode ajustar às preferências de cada pessoa, que podem escolher a origem que mais lhes agradar! Eu, por exemplo, gosto especialmente de associar Maine à mitologia grega, já que adoro este tema! Passo a explicar melhor, agora sem a complexidade de origens e significados. Como referi atrás, Maine poderá derivar de Maia, que na mitologia grega era a filha mais velha de Atlas e PleioneMaia e as suas seis irmãs eram conhecidas como as plêiades. Ora, conta a história que um dia Pleione atravessava a Beócia com as suas sete filhas, as suas plêiades, quando foram perseguidas por Orion que as tentou caçar, sem sucesso. Durante sete anos o caçador não desistiu de encontrar as plêiades, até que um dia Zeus lhe indicou o caminho até elas apontando para as estrelas. As plêiades ficaram então associadas às estrelas da cauda da constelação de Touro, sete estrelas (uma delas a estrela Maia). E ainda hoje as plêiades parecem ser "perseguidas" pela constelação de Orion!

Quanto à questão da pronúncia, acredito que Maine esteja sujeito a várias leituras diferentes, por isso na hora de nomear uma menina ficará um pouco à escolha da mãe e do pai a que melhor se adaptar ao seu contexto. Seja a pronúncia escolhida "meine", "méne" ou "máine", penso que qualquer uma esteja correcta, dependendo do país e da língua da família ("meine" em inglês, "méne" em francês" e "maine" em alemão e português, por exemplo).

Concluo dizendo que Maine pode ser uma excelente opção para quem procura um nome original mas perfeitamente reconhecível mundialmente, com a vantagem de ser um nome repleto de diferentes histórias e culturas, desde a mitologia grega aos clãs escocêses originários da Normandia!

Quero agradecer à leitora Rafaela Barbosa pela sua ótima sugestão e por me ter proporcionado tanto prazer na pesquisa deste nome, e agradeço também à Patrícia Monteiro por me ter fornecido algumas informações importantes para esta publicação.


Usariam Maine?



Fontes consultadas:
Behind The Name, Nomes e mais Nomes, O Blog dos Nomes, Surname Database, Wikipedia.

22 comentários:

  1. Pilar, obrigada pela lembrança! Foi um prazer contribuir de alguma forma, o nome é mesmo interessante com suas tantas diferentes possibilidades de origem. Assim que o vi associei ao estado americano do Maine, por isso minha tendência é pronunciá-lo como "méine". Me lembra tb os lindos gatos da raça Maine Coon, é uma ligação fofa! Não usaria mas acho um bom nome,tem uma vibração moderna e simpática. Uma possível pronúncia Maíne tb seria bonita :)

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante a publicação, muito completa e complexa também. Quando penso em Maine lembro-me sempre de um dos 50 Estados dos EUA e fica bastante difícil para mim associa-lo a nome próprio. Além disso também teria dificuldade em dizer, à primeira vista e sem informação, que se tratava de um nome feminino.

    ResponderExcluir
  3. fiquei curiosa, como seria a pronúncia desse nome: Maine (literal no portugues) ou MEINE (meio inglês) ?
    Onde seria a sílaba tonica?
    Certa vez, conheci uma bela garota de nome Laíne. Lembrei desse tb.
    Gostei, um nome bonito!

    ResponderExcluir
  4. O meu nome é Maine, rsrs. E todos acham muito diferente ou por vezes, não conseguem pronunciar. Adorei encontrar o teu texto! ❤️

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito pois meu nome é Maine kkkk.Sério

    ResponderExcluir
  6. Agora sei de onde veio meu nome 😍❤ amo e é super diferente

    ResponderExcluir
  7. Minha filha se chama Mainê, escolhi esse nome por acreditar ser de origem francesa, e pra combinar com o meu nome Maitê.

    ResponderExcluir
  8. olá, estava fazendo uma busca e encontrei esse artigo, incrivel! me chamo Jonas Adriano de Almeida Maine. (sendo Neto de alemães, tmbm meu sobre nome tem origem da Àustria.) Meu falecido avô, nao falava portuges direito.sabemos pouco do passado, sei de uma arvore geneologica de meus familiares, mas nao tive acesso.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Maynne, um pouco mais complicado kkkk. Se diz Maíne. Amo meu nome e gostei muito dessa publicação, pois nunca se tem nada falando sobre ele.

    ResponderExcluir
  10. Ameiii. Amo muito meu nome, muito raro e original. Também tem uma raça de gatos gigantes chamados Maine coon.

    ResponderExcluir
  11. Apaixonada por esse nome. Minha filha se chama Maine (com pronuncia de Maíne), com o i tônico! Quando ouvi esse nome pela primeira vez, foi paixão a primeira vista ..

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma filha que se chama Maíne,foi a junção do meu nome Marilene com o apelido Ina...ficaria Maína... mas meu marido ajudou trocando a letra A pela Letra E .Aí ficou Maíne

    ResponderExcluir
  13. O da minha filha é escrito com 2 y "mayny"
    Sempre pesquisei o significado mas não encontrava.

    ResponderExcluir
  14. Significado do nome Maislany?
    Por favor

    ResponderExcluir
  15. O nome da minha filha é Mayny

    ResponderExcluir
  16. E aí vc se depara com uma pesquisa do meu sobrenome... Maine .

    ResponderExcluir
  17. Eu achei tão lindo essa pesquisa. Me chamo Maíne, amo meu nome e to achando o máximo ter essas possibilidades da origem do nome. Vi pessoas aqui nos comentários com uma diversidade da escrita. Fiquei curiosa em saber que também é um sobrenome.

    ResponderExcluir
  18. Ah que delícia encontrar esse artigo meu nome é Maine se pronuncia Maíne com acento, naturalmente me chamam de Meine. Amo meu nome e a história dela na minha vida é uma criança que minha mãe era baba de uma criança com este nome.

    ResponderExcluir