terça-feira, 1 de novembro de 2016

Damião


Quando comecei a ler mais sobre nomes, há uns bons anos atrás, tinha especial predileção por nomes desconhecidos e com história. Damião foi uma dessas descobertas que me encantou à primeira-vista. Nunca tinha conhecido, nem nunca conheci um Damião.

O nome Damião é a forma portuguesa do conhecido Damian, tão usado em países anglo-saxónicos. Do grego Δαμιανος (Damianos) que por sua vez deriva de δαμαζω (damazo) que significa domar, Damião é também o nome de um conhecido santo cristão, que tinha por irmão Cosme.

Cosme e Damião eram irmãos gémeos, muito devotos e que exerciam medicina de graça aos mais desfavorecidos. A santidade foi-lhes atribuída por isto mesmo, por este trabalho verdadeiramente cristão de ajudar o próximo sem esperar nada em troca. Os santos Damião e Cosme foram martirizados na região da Síria e hoje são considerados os santos padroeiros das confrarias médicas.

Em Portugal no século XIX, para se obter o título de doutor em Coimbra pagava-se emolumentos para a Irmandade de S. CosmeJá no Brasil o culto aos gémeos mártires foi trazido em 1530 por Duarte Coelho Pereira e tornaram-se padroeiros de Igarassu, em Pernambuco. No nordeste brasileiro passaram a ser invocados para afastar o contágios de epidemias. Os negros bantos identificaram Cosme e Damião como os orixás Ibejis em um sincretismo religioso.

Damião (e suas variantes) é um nome bastante usado também em alguns países da América Latina, por exemplo no México em 2013 ocupava a 32ª posição e no Chile na 38ª. Em Portugal, consultando o SPIE, pude verificar que Damião foi um nome pouquíssimo usado desde o início do século XX, mas todos os anos houveram alguns registos, mas nunca mais de 30 por ano.

Eu acho que Damião tem um ar vintage e simples como Viriato ou Domingos por exemplo, mas não pode ser considerado isso pois o número de registos falam por si. Não é um nome desconhecido mas e um nome raro. Depois dos anos 80 quase que desapareceu e em 2015 obteve 8 registos. Ou seja será que está prestes a ser descoberto ou é tipo Sancho que  nunca passa desses mesmos registos? Provavelmente é o mais provável. E que lindo par Damião e Sancho dariam!

Falando agora do nome no Brasil, de acordo com o IBGE existem 79 321 pessoas com esse nome com uma maior taxa de incidência em Paraíba. No início do século XX era praticamente não usado mas houve um aumento na popularidade nas décadas seguintes atingindo um pico nos anos 70 mas logo depois voltou a ficar em praticamente desuso. Em 2015, no estado de São Paulo, obteve 3 registos.

Penso que Damião tenha talvez uma carga religiosa muito grande para alguns, mas visto que outros nomes do estilo como Mateus e Lucas, personagens muito conhecidas da Bíblia, são tão queridos e populares nos dois países lusófonos acho que deveria haver um lugar para Damião no coração das pessoas.

Damião é um nome com história, com um ar antigo que agrada a tantos hoje em dia e é conhecido internacionalmente, apesar de a terminação não ser das mais apetecidas para quem prefere nomes internacionais. Mas pondo isso de parte, Damião é um nome com carisma, raro e de certeza que seria impossível ficar indiferente a uma criança que carregue este nome tão peculiar. Seria uma lufada de ar fresco a este nome que esta tão escondido nos pensamentos das pessoas.

O que vocês pensam sobre este nome? Demasiado pesado ou conseguem ver numa criança nascida nesta época?


Fontes consultadas:
IRN, IBGE, SPIE, Behind The Name, ARPEN/SP, Wikipédia, Público.

14 comentários:

  1. Boa tarde! Estou apaixonada pelo nome Kaya e gostaria de mais informações. Quanto a Damião prefiro Demian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Abordaremos o nome Kaya assim que possivel.
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  2. Acho pesado para os dias atuais, mas não deixo de simpatizar com o nome. Lembro das crianças correndo atrás de doces no dia de São Cosme e Damião(27 de setembro), é um costume no Brasil distribuir doces nessa data. Sempre acho esse um dia feliz.

    ResponderExcluir
  3. Consigo ver numa criança sim, gosto muito.

    ResponderExcluir
  4. Gêmeos chamados Cosme e Damião seriam bem interessantes. Na verdade gosto mais da forma feminina Damiana e Cosima.

    ResponderExcluir
  5. Não faz meu estilo mas é um bom nome
    Gostaria de composto para o nome Alicia

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da publicação e achei que as comparações a outros nomes foram realmente muito bem feitas! Até gosto de Damião, embora ache Damien uma grafia mais suave e contemporânea. Quando penso em Damião lembro-me de Damião de Goes, grande humanista português do renascimento! Acho uma excelente referência, o que faz com que Damião fique muito bem ao lado de outros nomes com história em Portugal Sugiro também o par Damião e Lázaro!

    ResponderExcluir
  7. Realmente fazem bom par. Não tinha pensado nisso e eu que adoro Lázaro também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o Lázaro que está por aí hoje ... Tá meio complicado kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  8. Boa tarde! Gostava de ajuda para compostos com Damião em segundo.
    Obrigada
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês :) Aqui vão algumas sugestões de compostos com Damião em 2º.

      Com nomes populares (do top 50):

      Afonso Damião
      Artur Damião
      Duarte Damião
      Filipe Damião
      Francisco Damião
      Gustavo Damião
      Henrique Damião
      José Damião
      Lourenço Damião
      Luís Damião
      Martim Damião
      Mateus Damião
      Pedro Damião
      Samuel Damião
      Tiago Damião
      Tomás Damião
      Vasco Damião
      Vicente Damião
      Xavier Damião

      Com nomes menos usados:

      Abel Damião
      Ari/Ary Damião
      César Damião
      Félix Damião
      Gaspar Damião
      Gil Damião
      Heitor Damião
      Jaime Damião
      Levi Damião
      Noé Damião
      Raúl Damião
      Rubim Damião
      Sancho Damião
      Tomé Damião
      Vitório Damião

      Excluir
    2. Oi Inês, aqui vão minhas sugestões:

      Alexandre Damião
      Augusto Damião
      Eduardo Damião
      Frederico Damião
      Gabriel Damião
      Guilherme Damião
      Ítalo Damião
      Jonas Damião
      Lucas Damião
      Murilo Damião
      Otávio Damião
      Ricardo Damião
      Tiago Damião
      Ulisses Damião

      Excluir
  9. No Brasil qual a posição no ranking dos nomes mais usados

    ResponderExcluir
  10. Me chamo Damião Félix testo bem feito parabéns 👏

    ResponderExcluir