sexta-feira, 22 de julho de 2016

Paloma


Já me peguei imaginando inúmeras vezes que outro nome, iniciado pela mesma letra que o meu (P), eu gostaria de ter. A resposta é sempre a mesma: Paloma. Ele tem algo que me encanta, não sei se é a ligação com as artes, com a natureza ou seus simbolismos. Talvez seja tudo junto. Um conjunto de fatores que fazem de Paloma um nome mais que especial.

O nome Paloma vem do latim palumba e significa pomba. Na língua espanhola é um nome literal. Um dos pontos altos de Paloma é justamente seu significado! A pomba é um dos animais mais simbólicos que existem, representa a paz, a esperança e o amor. É uma ave sagrada, representa o Espírito Santo que na Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) simboliza a paz, pureza e felicidade reencontrada. No Antigo Testamento foi uma pomba que trouxe em seu bico um ramo de oliveira para Noé, indicando o fim do dilúvio. Era a esperança de dias melhores. Na antiga Grécia, aparece associada a Eros e Afrodite, simbolizando a realização amorosa. Por ser um animal monogâmico, a pomba representa a alma, a essência do amor, principalmente quando representa-se um casal de pombos. Quantas associações bonitas e inspiradoras, não acham?

É inegável que a pomba com um ramo de oliveira seja um dos mais famosos símbolos da paz e o responsável por sua popularização foi o célebre pintor espanhol Pablo Picasso. Com uma série de desenhos de pombas, um deles foi usado para um poster do Congresso Internacional da Paz, realizado em Paris em 1949. Nesse mesmo ano ele teve uma filha, a quem decidiu chamar Paloma em homenagem a este símbolo. Paloma Picasso é, talvez, a portadora mais popular. Seu nome é usado em sua linha de perfumes e jóias.

Outras personalidades também escolheram Paloma como nome de suas filhas: David Caruso, famoso por participar do seriado CSI: Miami é pai de Paloma Raquel (2006); Emilio Estevez escolheu Paloma para sua filha em 1986; Ana Ortiz optou pelo composto Paloma Louise (2009); Valentina Paloma é o nome da filha de Salma Hayek, nascida em 2007.

Além de tantas boas associações,  Paloma também é nome de princesa! A espanhola María Paloma de Borbón, conhecida como Paloma da Áustria, é a princesa do reino das Duas Sicílias e arquiduquesa da Áustria, por seu matrimônio com Simeon von Habsburg-Lothringen, arquiduque da Áustria e rei da Hungria, Croácia e Boêmia.

No campo musical há destaque para a canção La Paloma, composta pelo espanhol Sebastián Yradier (1863). A música fez sucesso internacional e foi regravada por grandes nomes como Julio Iglesias, Elvis Presley e Plácido Domingo, entre outros.

Atualmente o Chile é o país onde Paloma está mais popular, ocupa a posição #49 em seu ranking mais recente. Em Portugal também se sai bem, faz parte do top 100 na posição #81, com 56 registros, mantendo a mesma coloção que teve em 2014. Nesse mesmo ano foram registrados alguns compostos: Paloma Alexandra, Paloma Filipa, Paloma Beatriz. Não faz parte da base de dados do SPIE, ou seja, não teve nenhum registro de 1920 até 1980, o que me leva a crer que seja um nome de uso recente em Portugal. Por fazer parte de seu top, provavelmente é considerado atual, contemporâneo.

No Brasil se encaixa no grupo de nomes conhecidos, mas pouco usados. Não faz parte de rankings de popularidade, mas como nunca foi usado em demasia, não é considerado datado, soa sempre adequado à qualquer época. Sua frequência é de 79 036 brasileiras assim chamadas, não é facilmente visto. A maior alta se deu nos anos 90, com 45 728 registros. Nos anos 2000 teve uma queda e seus números passaram para 21 042. Suas portadoras estão mais concentradas no estado de São Paulo e nesse local foi registrado 219 vezes em 2015.

Como Paloma é um nome com muitos simbolismos, deixo aqui algumas sugestões de pares para irmãos: Paloma e Jonas (significam pomba); PalomaNoé ou Paloma e Noah (pela passagem bíblica); Paloma e Irene ou PalomaMilo (paz) e Paloma e Eros ou Paloma e Maitê (amor).

Referências:
  • Paloma Baeza - atriz e diretora mexicana;
  • Paloma Bernardi - atriz brasileira;
  • Paloma Bloyd - atriz americana;
  • Paloma Duarte - atriz brasileira;
  • Paloma Faith - cantora e atriz britânica (foi uma das juradas do The Voice UK);
  • Paloma Herrera - bailarina argentina;
  • Paloma Rao - atriz indiana;
  • Paloma San Basilio - cantora e atriz espanhola;
  • Paloma Ayana Stoecker - cantora britânica conhecida pelo nome artístico Delilah;
  • Paloma Weisz - artista contemporânea alemã.

Paloma tem a calorosa energia dos nomes hispânicos, mas não perde seu lado meigo. Tem uma sonoridade marcante e diferenciada, dificilmente é esquecido, fica gravado na mente. Carrega em sua essência uma bonita mensagem ligada à paz, esperança e ao amor. Só vejo qualidades em Paloma!

E vocês, como vêem o nome Paloma?


Fontes Consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), Dicionário de Símbolos, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

11 comentários:

  1. Gostei muito de toda simbologia do nome, vou começar a vê-lo com outros olhos. Até então era um nome sem muita expressão pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Li a publicação com muito gosto mas, realmente, não consigo gostar de Paloma. Do mesmo modo que não gosto de nomes como Leona, apesar de os achar interessantes. Acho que o grande ponto forte de Paloma é todo o simbolismo envolvente, ainda assim, não tem magia para mim.

    ResponderExcluir
  3. A única coisa que gosto verdadeiramente em Paloma é a sua terminação! A associação à paz também é um ponto positivo!

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito do meu nome ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja eu gosto mtt do meu nome,mas cada um tem sua opnião né,desculpa mas e estranho achar uma pessoa que tem um nome ñ gostar dele!!!!

      Excluir
  5. Acho Paloma e Olivia um bom pare para irmãs talvez pela proximidade dos significados

    ResponderExcluir
  6. Acho lindo! Porém vocês esqueceram que a pomba, o Espirito Santo veio sobre Jesus quando João Batista o batizava no Rio Jordão.

    ResponderExcluir
  7. Acho lindo o nome Paloma, era pra ser meu nome mas meu pais esqueceu e registrou de Pâmela, sou nascida nos anos 90 e era bem popular esse nome. Então quando tive minha filha em 2021 dei a ela esse lindo nome PALOMA.

    ResponderExcluir
  8. Oie! Acho lindíssimo o nome Paloma! Quando era criança, minhas vizinhas eram irmãs e se chamavam Pâmela e Paloma. Percebi que o nome Pâmela não tem uma postagem única, achei apenas em listas. Poderiam colocá-lo?
    Beijos! :*

    ResponderExcluir