segunda-feira, 27 de junho de 2016

Leão


Um nome cheio de simbolismo, Leão é um nome que deriva do latim e remete a esse animal pela sua bravura, intensidade e poder. O leão é um animal solar, considerado o "Rei da Selva" e guardião do mundo subterrâneo. Este felino simboliza o poder, a sabedoria, o orgulho, a protecção e a justiça. 

Leão é também um dos signos do Zodíaco, mais precisamente o quinto signo do Zodíaco sendo o Sol o seu "planeta" regente, e segundo a astrologia as pessoas nascidas sobre este signo são pessoas com personalidades fortes, alegres, apaixonadas, idealistas, ambiciosas, orgulhosas e dominadoras, assim mesmo como é o animal.

Até no Cristianismo o leão tem grande importância já que com bastante frequência Jesus Cristo é chamado de "Leão de Judá", porque Jesus assim como um leão lutou, morreu e ressuscitou, Jesus é a autoridade na Terra. O leão simboliza também o evangelho de São Marcos e o Padre São Jerónimo, que na iconografia cristã aparece sempre ao lado de um leão.

O leão é um símbolo de grande importância em muitas outras coisas como no Xamanismo, em que o leão era chamado para curar a baixa auto-estima, no Rastafarismo o leão é um dos símbolos utilizados pelo movimento. Interessante também era que tanto na mitologia egípcia como na Era Medieval o leão era considerado um agente da ressurreição por isso nos túmulos era colocada uma estátua do leão, o guardião.

O nome Leão é portanto um nome literal com um significado muito poderoso, são inúmeros também os nomes próprios cujo significado seja leão, como Leonardo, Ariel, Léon, Leonel, Leona... e muitos outros. No entanto o nome Leão não é muito amado, e é raramente usado.

Na Inglaterra, na Idade Média o nome Leon, que deriva do grego leon, que e o mesmo que leão, era um nome bastante popular e ainda nos dias de hoje essa variante é ouvida com frequência ao contrário da versão portuguesa. É muito mais fácil encontrar uma pessoa com o sobrenome Leão do que com Leão como nome próprio. 

Eu gosto muito de Leão, sempre gostei. E acho que fica particularmente bem como nome composto, dá sobriedade e estilo a um nome. O meu composto favorito com Leão é Sancho Leão, medieval puro, romântico e com um ar aventureiro...mas Leão fica bem com a maioria dos nomes, por exemplo: Manuel Leão, Vasco Leão, Leão Martim...é só juntar e irão ver que são inúmeras as opções para quem gosta de Leão mas não tenha coragem ou simplesmente não queira usar Leão sozinho.

Se noutros países como nos EUA e muitos países hispânicos também, usa-se muito outras variantes do nome porque não em Portugal também? Imagino que não ocorra à maior parte das pessoas mas quem sabe quem lê este blog se depare com este nome e passe a considera-lo? Uma coisa é certa, alguém com este nome não irá nunca passar despercebido e certamente uma pessoa com muito carisma e presença irá se tornar irresistível se carregar semelhante nome!

O Leão mais famoso será talvez o escritor russo Leão (Lev) Tolstoi ou talvez o Leão de Constantinopola, patriarca grego ortodoxo de Constantinopla do século XII, mas muitos outros Leões são conhecidos do público mas como Leão como sobrenome, como por exemplo o Emerson Leão, ex jogador e tecnico de futebol brasileiro e o ator brasileiro Eriberto Leão.

Eu vejo Leão um nome forte, apesar de curto. Tem um ar medieval mas ao mesmo tempo rebelde e imponente. E vocês, o que é que vocês acham de Leão? Acham usável nos dias de hoje?


Fontes consultadas:
Wikipedia, Dicionário de Nomes Próprios, abiblia.org, Dicionário de Símbolos.

10 comentários:

  1. Acho Leão interessante, mas não o considero usável para pessoa.

    ResponderExcluir
  2. É um nome cheio de encanto! Lembra-me imediatamente a Idade Média e concordo, Sancho Leão é um medieval puro e super imponente!! Lembra-me também o próprio Reino de Leão, em Espanha, que depois se fundiria com Castela para formar o Reino de Leão e Castela ^_^

    Como nome próprio consigo imaginar, sim, mas de preferência como segundo elemento de um composto. :) De entre os nomes associados a Leão o meu favorito é Ary :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei os simbolismos apresentados e acho que Leão pode funcionar como segundo elemento em compostos. Particularmente prefiro nomes que tenham leão no significado, como Ariel e Leonel, que gosto bastante!

    ResponderExcluir
  4. Meu signo! hehehe mas tirando isso prefiro Leon, Leonardo... não gosto de nomes com a terminação "ão"

    ResponderExcluir
  5. Gostei e acho muito usável. Me faz pensar em um cavaleiro medieval e acho que um pequeno iria adorar ter Leão como nome :)

    ResponderExcluir
  6. Não curto. Até que a variante em inglês, Leo, vai.

    ResponderExcluir
  7. só se for como apelido/sobrenome! Adorei a imagem, acho que condiz com o nome :)

    ResponderExcluir
  8. Feroz! Magnífico! Esplêndido! Imponente! Apaixonante! Honroso! Temível e Respeitável! Waullllll

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Vinícius Leão, sou da família Leão, e na minha família todos seguem as características do significado da palavra... força, coragem orgulho e proteção 🔥

    ResponderExcluir
  10. Leão Caiado Neto - meu nome, é Leão, sendo o terceiro da família, depois de meu avô Leão, meu pai, Leão Filho. Meu bisavô era fã do Papa Leão XIII, cujas encíclicas, eram por ele, consideradas humanistas. Daí a homenagem. Gosto muito do meu nome!

    ResponderExcluir