quarta-feira, 22 de junho de 2016

Íris


Desde que me lembro, os arco-íris sempre me fascinaram, portanto não estranho a minha adoração pelo nome Íris. Para além de ser um nome mitológico, cria à sua volta uma aura mística cheia de cor. Apesar da sua popularidade, algo que me incomoda um bocadinho, é um nome que consta na minha lista de preferidos.

Íris significa arco-íris, a que leva a palavra e mensageira - que significados tão bonitos! Íris é também a parte colorida dos nossos olhos e uma flor. A origem do nome está intimamente ligada à cultura grega.

Na mitologia grega, Íris, casada com Zéfiro, era filha de Taumante e de Electra, as suas irmãs eram Arce, Aelo, Celeno e Ocípite (curiosamente todas ligadas à maestria do voo e à anunciação da palavra dos Deuses e dos Titãs). Mensageira dos restantes deuses, principalmente de Hera, é descrita como uma virgem com asas de ouro que graciosamente se movia com a leveza do vento tanto nas profundezas dos Oceanos como pelo mundo subterrâneo, que se fazia notar pelo magnífico arco-íris que deixava onde passava que representava a ligação entre o Céu e a Terra. Íris é frequentemente mencionada e homenageada por Homero na Ilíada, mas na Odisseia, é substituída por Hermes.

Normalmente, Íris é um nome associado e muitas vezes confundido com o nome Ísis, este por sua vez ligado à mitologia egípcia que significa deusa suprema da lua e da fertilidade. Algumas associações com Íris para além de Ísis são Éris (deusa grega da discórdia), Iria ou Irisalva. O nome Íris também está ligado a um local geográfico: Glen Iris, na Austrália.

Em 2015, Íris teve um total de 462 registos em Portugal, colocando-o  na 25ª posição do ranking feminino nacional, enquanto a grafia Iris foi usada apenas 28 vezes. Por sua vez, no Brasil, no estado de São Paulo ocupa a 315ª posição no ranking geral.

Como já mencionei em cima, Íris é um nome que tem um lugar especial no meu coração, apesar de ser imensamente usado nos dias de hoje, não deixa de ser (para mim) um nome completo a nível de sonoridade, grafia, significado e história. Acho que é um nome digno de princesa, suave, amoroso, internacional e pequeno o que confere facilidade para conjugar com nomes maiores e formar compostos imponentes e interessantes.  Devo confessar que sou apaixonada pelo composto Íris Olímpia que literalmente significa a mensageira da casa dos deuses.

Ana Carvalho.

Gostam de Íris?

19 comentários:

  1. Simpatizo por Íris, muito mais do que por Ísis.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bonito e Íris Olímpia fica maravilhoso :) Vê-se que o texto foi escrito com muito carinho, dá gosto em ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De facto escrevi o texto com muito carinho. És realmente um ser humano bastante sensível, obrigada pelas tuas palavras, Joana :)

      Excluir
  4. Adoro Íris, sempre que vejo esse nome me vem à mente a imagem mental de um arco-íris. Acho encantador! Prefiro Íris sem compostos, mas Íris Olímpia ficou muito inspirador, gostei :)

    ResponderExcluir
  5. Lindo e simples! Amo muito. Isso além do fato de ser um nome mitológico que para mim acrescenta muito <3

    ResponderExcluir
  6. simpatizo, mas não usaria.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. É um nome lindo, delicado e tem um grande significado rsrs
      AMO O MEU NOME!❤❤❤

      Excluir
  8. Olá! Eu adoro esse nome, quero coloca-lo em Meu filho. Estou recebendo duras críticas qt a isso, sempre ouço o clássico "Iris é nome de Menina!". As pessoas não sabem que é um nome unissex, senti até falta dessa informação no seu texto. Mas amei tudo que você escreveu!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não sei o sexo, mas colocaria íris.
    Só queria um que combinasse cm ÍRIS 😍

    ResponderExcluir
  10. Eu não gosto muito de nome composto,por isso colocarei Iris se for meninas,mas se eu fosse colocar compsto colocaria Bella iris.

    ResponderExcluir
  11. Sempre amei esse nome, é o nome da minha filha "Íris La Vie". Sempre gostei de tudo a que ele remete, mas o nome da minha filha foi inspirado na música "Íris" do Goo goo Dolls.

    ResponderExcluir