quinta-feira, 23 de junho de 2016

Caio


O significado de Caio é maravilhoso: alegre, contente, feliz. Por isso ao imaginar um Caio imagino-o com estas mesmas qualidades. Acrescentaria também jovial, fresco e moderno a um Caio.

De origem no latim Caius, que por sua vez se originou de Gaius, que significa regozijar-se. Caio é um nome muito antigo e foi muito usado no Império Romano, de tal forma era comum que até passou a ser sinónimo de homem, assim como Gaio e as suas versões femininas Caia e Gaia para mulher.

Tanto Caio como Gaio têm a mesma origem e significado. Uma outra variante de Caio é Kaio, que já não partilha o mesmo nível de popularidade mas é igualmente usado.

Interessante também que as palavras "gajo" e "guy" sejam usadas para homem em Portugal e na Inglaterra, não dá para ficar indiferente à semelhança entre essas palavras e Caio/Gaio.

No Brasil o nome Caio é bastante usado em comparação com Portugal, aliás em Portugal o nome até é facilmente associado ao Brasil primeiramente. Por exemplo, no estado de São Paulo, no Brasil, Caio obteve 1440 registos, enquanto que em Portugal, apesar de aceite, só obteve 24 registos! É um nome que é tão raro em Portugal que nem consta no SPIE, e comparado-o com a frequência no Brasil (227 778 pessoas) torna-se numa diferença absurda!

Não vejo porque Caio, que tantas vezes se apresenta em novelas brasileiras na televisão, não chama mais à atenção dos portugueses, que tantos agora procuram nomes modernos e internacionais para os seus filhos. Nomes como Lucas e Mateus, anteriormente associados mais ao Brasil são agora populares também em Portugal, porque não Caio

O facto de ter uma grafia simples e uma sonoridade alegre são para mim só pontos positivos e acho que Caio tem tudo para se tornar mais usado. Talvez o único senão seja a associação à palavra "cair", o que facilmente gera brincadeiras entre as crianças mas qual nome não gera brincadeiras?

São inúmeras as celebridades de nome Caio ao longo da História, sendo algumas delas:
  • Caio Júlio César - general e político romano;
  • Caio Otávio Augusto - primeiro imperador romano;
  • Caio Prado Júnior - escritor e político brasileiro;
  • Caio Blat - ator brasileiro;
  • Caio Castro - ator brasileiro;
  • Papa Caio - 28º Papa da Igreja Católica;
  • Caio Fernando de Abreu - jornalista e escritor brasileiro.


Existe também a localidade Caio Longo, uma ilha das Bahamas e no Brasil, Caio Induscar é o nome de uma companhia de autocarros/Ônibus.

Eu adoro Caio, acho lindo. Usaria e adoraria conhecer um menino CaioE vocês?


Fontes consultadas:
Dicionário de Nomes Próprios, Wikipedia, IRN, SPIE, IBGE, ARPEN/SP, Público.

14 comentários:

  1. Gosfo muito também, apesar de bastante usado no Brasil em determinada época, não perde o ar contemporâneo. Acho que é uma opção com bastante frescor para Portugal.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, o aspeto mais positivo deste nome é a relação com o Império Romano. O significado também é bonito! Mas realmente não é um nome que me fascine e acho o feminino mais giro, tanto Caia como Gaia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio lembra o verbo cair: Eu "Caio". E Gaia parece galha, de galhada/chifre.

      Excluir
  3. acho bonitinho, mas não usaria*

    ResponderExcluir
  4. Caio só é extremamente popular, ponto negativo.
    Mas Caio Eduardo, para chamar "Cadu", é muuuuito fofo, charmoso e lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o apelido Cadu é muito mais bonito e elegante o nome Carlos Eduardo. Caio Eduardo me soa desproporcional, não combina, talvez por estar muito acostumada a Carlos nesse composto.

      Excluir
    2. O som de "Caio" Eduardo soa como Carlos escrito errado ou mal pronunciado, como se a intenção fosse colocar Carlos, mas saiu errado, sei lá.

      Excluir
  5. Só não gosto da associação com o verbo cair: Eu "Caio". E Gaio me lembra galho, assim como Gaia me lembra galha, no sentido pejorativo (de galhada/chifre/corno mesmo, essas coisas).

    ResponderExcluir
  6. Eu em particular odeio todos que se chamam Caio, principalmente o que está do meu lado nesse exato momento! não gosto, acho ridículo!

    #falomesmo #caioefeio #fimdoscaiosnomundo

    ResponderExcluir
  7. Na verdade eu gosto muito dele so tenho muita raiva dele pq ele ele el me em fim ele e lindo e bem divertido amo ele estava so brincando

    ResponderExcluir
  8. Na minha cabeça esse nome tinha origem indígena

    ResponderExcluir