sexta-feira, 29 de abril de 2016

Uriel


Nome de anjo? Sim, Uriel é nome de anjo, mas diferentemente da imagem cândida e plácida que alguns nomes angelicais podem transmitir, Uriel tem um ar rebelde, misterioso. Esse é um nome que sempre gostei, acho extremamente bonito, seu ar enigmático é bastante atraente para mim.

A partir do nome hebraico אוּרִיאֵל (Uri'el) proveniente dos elementos uri (luz) e el (Deus), chegamos à Uriel cujo significado é Deus é minha luz. Sem dúvidas um significado bonito e impactante! Um nome iluminado! Como citado no início do texto, Uriel possui fortes conexões com o mundo angelical pois ele é um arcanjo em tradições judaicas e em algumas tradições cristãs. O nome Uriel é mencionado em quatro passagens na Bíblia, todas no Livro de Crônicas, pertencente ao Velho Testamento. São dois os homens chamados Uriel presentes nas escrituras sagradas: um coatita que ajudou a levar a Arca da Aliança até Jerusalém e um gibeonita, pai de Maaca e avô de Abias, um dos reis de Judá. O nome Uriel também aparece em livros apócrifos (textos não reconhecidos como oficiais pela Igreja Católica) e aí é apresentada a ligação angelical.

Muito mais proeminente na tradição hebraica, Uriel é um nome mais popular entre judeus. Dos sete arcanjos do judaísmo apenas três (Gabriel, Miguel e Rafael) são mencionados pelos nomes nas escrituras que foram aceitas como canônicas. Os outros quatro, contudo, são nomeados no Livro de Enoque: Uriel, Ithuriel, Amitiel e Baliel. Eles intercedem perante Deus pela Humanidade. Ainda de acordo com o livro de Enoque, teria sido Uriel a anunciar a vinda do dilúvio a Noé, bem como aquele que dirigiu Abraão a caminho da Terra Prometida. Uriel também aparece no segundo Livro de Esdras, onde é enviado para instruir o profeta.

Uriel é considerado um anjo do arrependimento, frequentemente identificado como o querubim que permanece junto às portas do Éden com uma espada ardente ou como um anjo que preside à tempestade e o terror. Segundo tradições místicas judaicas, Uriel tornou-se o Anjo do Domingo e o Anjo da Poesia. Na tradição muçulmana ele é conhecido como Israfil e é um anjo da música que irá soar a trombeta no Dia do Juízo.

Segundo o autor Nelson Oliver em seu livro Dicionário de Nomes, as variantes do nome Uriel são: Oriel, Uria (português), Urias (espanhol), Urièle (italiano), Uriah (inglês) e Uriel (hebraico). Ainda segundo esse autor, a variante Uriah foi adotada como nome cristão durante a Reforma.

Uriel não é um nome que desfruta de grande popularidade em nossos países: em 2015 obteve apenas 34 registros no estado de São Paulo; de acordo com dados do IBGE, existem 3.737 rapazes brasileiros assim chamados. Entre os anos 30 a 80 seus registros ficaram entre 63 a 359, mas nos anos 90 houve um grande aumento: foram 1.075 registros. Nos anos 2000 aumentou um pouco mais: 1.564 registros foram obtidos. O estado brasileiro de maior incidência do nome Uriel é Roraima, seguido por Acre, Distrito Federal, Amapá e Mato Grosso do Sul. Em Portugal foram apenas 4 registros em 2015 e 3 em 2014. Através da base de dados do SPIE, podemos constatar que dos anos 30 aos anos 80, os números de Uriel em Portugal nunca ultrapassaram os 3 registros. Sua história de uso é recente nos EUA, onde começou a ser registrado somente a partir de 1985. Desde então, vem subindo discretamente a cada ano. O país onde Uriel se destaca é o México onde ocupou a posição #47 em 2015.

Personalidades:

  • Uriel Costa - filósofo português considerado um "herói da luta contra a intolerância religiosa"(clique aqui para conhecer a comovente história de vida de Uriel Costa);
  • Uriel Crocker - chefe da editora Crocker & Brewster e filantropo americano;
  • Uriel da Viega - jogador de futebol brasileiro;
  • Uriel del Toro -  músico, ator, cantor e modelo mexicano;
  • Uriel Vespoli -  maestro italiano;
  • Uriel Weinreich -  linguista polaco-americano

Acho que Uriel já ultrapassou as fronteiras de nome religioso e também as fronteiras do mundo judaico. É um nome que aos poucos vai se tornando mais conhecido por pessoas ligadas à outras religiões ou não religiosas. Pode e deve ser mais usado, é um belo nome que tem a vantagem de ser internacional, é facilmente entendido em diversos países. Ele me passa a sensação de possuir uma certa magia, tem mesmo algo de divino em Uriel. Seu significado é um ponto forte: como não gostar de um nome iluminado? 

E vocês, como veem o nome Uriel?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário Bíblico, Dicionário de Nomes(Nelson Oliver), Filosofia Ciência e Vida UOL, IBGE, IRN/Portugal, Nameberry, SPIE, Think Baby Names, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Simplesmente lindo. Nome do meu amado filho. Resalto sobre seu texto, que a menção de Uriel na bíblia existe sim. Na passagem da arca. Uriel na passagem q me refiro se trata do nome do chefe de uma das famílias responsáveis por levar a arca....heheheh e não falo da de Noé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, obrigada pela informação, já acrescentei ao post☺ Sim, Uriel é um nome lindo, parabéns pela escolha ❤

      Excluir
  2. Eu pensei que Uriel fosse unissex. Será que o nome não pode ser usado em menina? Aqui no Brasil claro que dá. O problema é que tenho medo que associem como nome unicamente masculino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aconselho usar Uriel em uma menina, porque é um nome masculino e provavelmente ela teria problemas no futuro. Seria como uma menina chamada Daniel. Se gosta do nome, sugiro o uso das versões femininas Urielle ou Uriela.

      Excluir
  3. Vai ser o nome do meu futuro filho. Rogo a oração da irmandade.

    ResponderExcluir