sábado, 9 de abril de 2016

Mateus


Mateus é um nome de origem hebraica cujo significado é dom de Deus. Popular também na grafia Matheus, acredito que esse nome vem se tornando um clássico no Brasil, visto que está atravessando gerações, mantendo-se entre mais usados há anos.

O responsável pela grande difusão desse nome e de suas variantes pelo mundo foi Mateus, um dos doze apóstolos, considerado por muitos como o autor de um dos quatro evangelhos canônicos, no qual é mencionado como um coletor de impostos. Mateus também é identificado como o Levi, filho de Alfeu, citado nos evangelhos de Marcos e Lucas.

Há ainda outras pessoas famosas com esse nome, como:
  • Mateus Solano – ator brasileiro;
  • Mateus Pedro Liduário de Oliveira – músico brasileiro, componente da dupla Jorge & Mateus;
  • Matheus Nachtergaele – ator e diretor brasileiro.

As variantes desse nome são:
Mattias (alemão), Matia (basco), Matey (búlgaro), Mateu (catalão), Matej, Mateo, Mate, Matija, Matko, Mato (croata), Matouš, Mads, Mathias, Matthias (dinamarquês), Matúš, Matej (eslovaco), Matej, Matevž, Matic, Matija, Matjaž, Tjaž (esloveno), Mateo, Matías (espanhol), Matti, Matias (finlandês), Matéo, Mathéo, Mathieu, Matthieu, Mathias, Mathis, Mathys, Matthias (francês), Mate (georgiano), Matthäus, Mathias, Mathis, Matthias, Matthias (grego), Matthaios, Matthias (grego bíblico), Makaio (havaiano), Mattithyahu, Mattityahu (hebraico), Mattityahu (hebraico bíblico), Matthias, Matthijs, Thijs, Ties (holandês), Máté, Mátyás (húngaro), Matthew (Inglês), Maitiú (irlandês), Matteo, Mattia (italiano), Mattheus, Matthias (latim bíblico), Matas (lituano), Matej (macedônio), Matteus, Mathias, Mats, Matthias (noroeguês), Mateusz, Maciej (polonês), Mateus, Matias (português), Matheus (português brasileiro), Matei (romeno), Matfey, Matvei, Matvey, Motya (russo), Mateja, Matija (sérvio), Matteus, Mathias, Mats, Matthias, Mattias (sueco), Matěj, Matyáš (tcheco).

Mateus não é o único nome de apóstolo que conquistou os brasileiros. Pedro, André, Filipe/Felipe, Tiago/Thiago e João também são populares há um bom tempo. Todos eles estão entre os 100 nomes mais usados em 2015, segundo a lista elaborada pelo site Baby Center Brasil. Como diz Juliana Zalamena, esse conjunto de nomes é como feijão com arroz: a maioria das pessoas gosta, tem contato todo dia, mas não enjoa.

Entretanto, há quem goste de inovar: a variante Matias vem ganhando cada vez mais espaço. Particularmente, prefiro a sonoridade de Mateus à de Matias, mas acredito que, atualmente, levando em conta a popularidade, a segundo opção se apresenta como mais interessante.

Vocês preferem Mateus ou Matias?



Fontes consultadas:
Baby Center Brasil, Behind the Name, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Amo Mateus/Matheus. Nao fosse a alta popularidade, estaria em primeiro lugar na minha lista.
    Matias não me encanta, mas tem sua beleza

    ResponderExcluir
  2. Pessoalmente, gosto muito mais de Matias. Não sei explicar o porquê mas Mateus sempre foi um nome que nunca me cativou, não me identifico com o nome.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Mateus, penso que não tanto quanto ao ponto de o usar, mas simpatizo muito :) Ainda não é um nome que se "veja aos pontapés" aqui em Portugal, o que é bom.

    ResponderExcluir
  4. Acho um nome lindíssimo, mas a extrema popularidade tira muito do seu brilho. Particularmente acho a grafia Mateus bem mais bonita que Matheus, que se vê muito no Brasil. Concordo com você Mayara, eu também prefiro Mateus a Matias, mas sendo Mateus utilizado ao extremo, Matias é uma opção que deve ser levada em conta.

    ResponderExcluir
  5. Diferente de Lucas, que é um popular que amo, Mateus é um popular que não me diz nada.

    ResponderExcluir
  6. não gosto nada de Mateus.. prefiro Matias.

    ResponderExcluir
  7. Matheus nome perfeito significado perfeito 👲💙

    ResponderExcluir
  8. Gosto de Mateus e Matias,mas um pouco mais de Mateus...queria muito pra um filho mas tenho um vizinho com esse nome e o marido da minha prima também.

    ResponderExcluir