sábado, 2 de abril de 2016

Compostos com Luísa


A saga "compostos com nomes tradicionais" continua! Desta vez centro-me no universo feminino, onde a minha preferência para a formação de compostos é, com todas as certezas, o clássico intemporal Luísa, uma grande e antiga paixão minha! Olhando para a minha árvore genealógica encontro algumas parentes com este nome. A maioria não cheguei a conhecer, por termos várias gerações a separar-nos, mas uma das minhas tias, irmã da minha mãe, tem Luísa como segundo nome e essa sim é-me muito próxima! Acredito que como o meu caso haja outros tantos e que quase toda a gente tenha pelo menos uma ou duas Luísa's na família, afinal é um clássico cheio de estima pelos portugueses! 

Um nome perfeito, é assim que resumo Luísa. Para além de ser um clássico com muita tradição em Portugal - penso logo nos compostos das infantas portuguesas! -, tem a vantagem de ser internacional (ainda que com algumas alterações na grafia e na pronúncia) e muito fácil de conjugar com outros nomes, tornando muitos compostos mais bonitos e interessantes. 

No ano de 2014, os 10 compostos mais usados em Portugal com Luísa como primeiro nome foram os seguintes: 

Luísa Maria - 16
Luísa Isabel - 4
Luísa Alexandra - 2
Luísa de Santa Maria - 2
Luísa Sofia - 1
Luísa Leonor - 1
Luísa Raquel - 1
Luísa Manuela - 1
Luísa Margarida - 1
Luísa do Carmo - 1


Os 10 compostos mais usados com Luísa como segundo nome:

Maria Luísa - 125
Ana Luísa - 55
Mariana Luísa - 3
Sara Luísa - 3
Lara Luísa - 2
Clara Luísa - 2
Bárbara Luísa - 2
Íris Luísa - 1
Matilde Luísa - 1
Ema Luísa - 1


Tal como Maria, considero Luísa um nome perfeito para conjugar com outros, porque a meu ver também vai bem com tudo e até torna alguns nomes mais "usáveis", ou seja, mais facilmente aceites! Por exemplo, nomes considerados "pesados" ou "demasiado diferentes" podem soar mais leves e familiares quando combinados com Luísa, basta que lhes seja dada essa oportunidade! 

Achei boa ideia separar as minhas sugestões: primeiro vou conjugar Luísa com nomes mais "antigos"; depois, com nomes mais "modernos", e por fim com nomes populares - ao mesmo tempo tento equilibrar as sugestões para que sejam válidas tanto para Portugal como para o Brasil! Relembro que as seguintes listas se baseiam no que eu considero "tradicional" e "moderno", o que obviamente poderá variar de pessoa para pessoa.


Alguns compostos com nomes tradicionais que mais me agradam:

Luísa Adelaide
Luísa Angelina
Luísa Celeste
Luísa Doroteia
Luísa Florentina 
Luísa Guiomar :D
Luísa Irene
Luísa Joaquina 
Luísa Oureana
Luísa Ximena

Amália Luísa :D
Antónia Luísa
Caetana Luísa
Emília Luísa
Eugénia Luísa 
Graça Luísa
Julieta Luísa 
Rosa Luísa
Teodora Luísa 
Sancha Luísa


Alguns compostos com nomes modernos que mais me agradam:


Luísa Amora
Luísa Coral
Luísa Dália
Luísa Evelina 
Luísa Lira 
Luísa Mar
Luísa Mei

Aixa Luísa
Bianca Luísa
Eva Luísa
Flora Luísa
Laila Luísa
Mia Luísa
Petra Luísa
Siena Luísa


Alguns compostos com nomes populares que mais me agradam:

Luísa Benedita
Luísa Catarina
Luísa Eduarda
Luísa Isabela 
Luísa Leonor
Luísa Madalena
Luísa Manuela
Luísa Valentina

Camila Luísa 
Clara Luísa 
Constança Luísa
Diana Luísa 
Ema Luísa 
Francisca Luísa 
Maria Luísa 
Vitória Luísa



As minhas combinações preferidas são sem dúvida Amália Luísa e Luísa Guiomar! E as vossas? Preferem ver Luísa como primeiro ou como segundo nome?


Fontes consultadas: 
Listas Completas de Nomes Registados em Portugal (2011, 2012, 2013, 2014 e 2015), Nomes e mais Nomes, O Blog dos Nomes, SPIE.

30 comentários:

  1. Adorei o post e adoro Luísa! Pondero usá-lo como segundo nome! Os compostos que mais gosto que não constam no post são Oureana Luísa e Luísa Belém. Adoro-os! Do post gostei muito de Luísa Domingas, Luísa Guiomar, Luísa Mercês, Luísa Mourana, Luísa Simone, Luísa Teodora, Amália Luísa, Antónia Luísa, Branca Luísa, Caetana Luísa, Eugénia Luísa, Franca Luísa, Glória Luísa, Graça Luísa, Hermínia Luísa, Olímpia Luísa, Teodora Luísa, Luísa Cloé (preferia Luísa Cloë) Luisa Lis (preferia Luísa Liz), Luísa Serena, Amora Luísa, Ária Luísa, India Luísa, Petra Luísa, Serena Luísa, Zara Luísa, Luísa Catarina, Luísa Eduarda, Ana Luísa, Catarina Luísa, Constança Luísa, Eduarda Luísa, Ema Luísa, Eva Luísa, Francisca Luísa, Madalena Luísa e Maria Luísa :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da publicação, tem compostos para todos os gostos! Uma vez deste-me a sugestão Luísa Angelina e a partir daí passei a vê-lo como um composto muito bonito e o meu favorito com Luísa. Feliz ou infelizmente ainda não consigo gostar muito de Luísa, por isso não o usava, mas estou sempre à espera que este nome me cative. Talvez ainda virá o dia.

    Dos compostos que sugeriste, o que mais gosto é mesmo Ana Luísa, acho clássico e elegante. Dos antigos chamaram-me à atenção: ­­Luísa Augusta, Luísa Guiomar, Luísa Olímpia (embora não seja uma combinação perfeita para mim, resulta bem porque ambos me transmitem uma sensação de cor azul), Amália Luísa, Amélia Luísa, Antónia Luísa, Aurora Luísa, Esmeralda Luísa (foi muito interessante e inesperado para mim) e Sancha Luísa.

    Dos modernos: Luísa Jasmim, Ária Luísa, Aura Luísa, Dália Luísa, Dulce Luísa (mas não incluía Dulce no grupo dos modernos), Flora Luísa, Gaia Luísa e Rosa Luísa.

    Dos populares: Luísa Benedita, Luísa Madalena, Luísa Valentina e Miriam Luísa.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post, mas Luísa não é um nome que me encanta. Em compostos, acho que os clássicos Ana Luísa e Maria Luísa ainda são as melhores opções.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de Luísa em compostos, fica bem com quase todos os nomes.

    ResponderExcluir
  5. concordo que Luísa é super fácil de conjugar :) Gosto do nome, é dos comuns que mais aprecio.

    ResponderExcluir
  6. Por ser muito comum ao meu redor, prefiro ver Luísa como segundo nome. Gostei de Bárbara Luísa, Íris Luísa, Eva Luísa, Catarina Luísa,Renata Luísa, Amália Luísa, Antónia Luísa, Aurora Luísa, Caetana Luísa, Cecília Luísa, Domingas Luísa, Elvira Luísa, Emília Luísa, Esmeralda Luísa, Graça Luísa, Irene Luísa, Olímpia Luísa, Teodora Luísa, Ada Luísa, Alma Luísa, Amora Luísa, Aura Luísa, Cloé Luísa, Flora Luísa, Jade Luísa, Lira Luísa, Safira Luísa, Constança Luísa, Diana Luísa
    Francisca Luísa, Filipa Luísa, Lavínia Luísa, Lorena Luísa, Madalena Luísa, Marta Luísa e Rebeca Luísa.

    ResponderExcluir
  7. Acho que você deve fazer o nome de Luís.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,
    A minha filhota chama-se Luísa Guiomar, o que habitualmente não agrada ninguém, só a escriturária do registo civil é que adorou o nome, além dos pais, claro :-) como costumo dizer, primeiro estranha-se, depois entranha-se. Nós, pais e ela própria, adoramos. Não é vulgar, nem é pretencioso. É único, como a nossa princesa linda. Voltaria a escolher! A minha princesa nasceu em 2013. Cumps*

    ResponderExcluir
  9. Minha bebê se chama Luísa. É tão lindo que nem precisa conjugar, porém MARIA LUÍSA e ANA LUÍSA são lindos também.

    ResponderExcluir
  10. Bárbara Luísa, Íris Luísa
    Lindos demais

    ResponderExcluir
  11. A minha princesa q está prestes a vir ao mundo,se chamará Luíza Hortência

    ResponderExcluir
  12. Minha filha vai se chama Luísa Sofia

    ResponderExcluir
  13. Luiza Helena tenha 2 pessoas na minha família ❤️

    ResponderExcluir
  14. Luiza Helena tenha 2 pessoas na minha família ❤️

    ResponderExcluir
  15. Nome da minha filha Luiza Laura ♥️

    ResponderExcluir
  16. O meu nome e Ana Luiza🥰🥰

    ResponderExcluir
  17. Luiza Cristina tbem e lindo

    ResponderExcluir
  18. Nome do meu filho Luiz Miguel , e se fosse menina ia ser Luiza manuela

    ResponderExcluir