quinta-feira, 31 de março de 2016

Corina


Alguns nomes conseguem ser interessantes mesmo não tendo um significado muito legal. É o caso de Corina que, com sua sonoridade marcante, superara esse detalhe chato.

Corina tem origem no nome grego Κοριννα, derivado de κορη, que significa donzela, mas acho que sua força consegue superar esse significado bobo.

Esse era o nome de uma poetisa lírica grega muito respeitada na Antiguidade, considerada uma das nove musas mortais.

Os equivalentes a Corina em outras línguas são:

  • Alemão: Cora, Corina, Corinna, Kora;
  • Francês: Corinne;
  • Inglês: Cora, Coreen, Corina, Corine, Corinna, Corinne, Corrina, Corrine, Corynn, Korrine;
  • Grego: Korina;
  • Grego Antigo: Corinna, Korinna;
  • Grego Mitológico: Cora, Kore, Korë;
  • Romeno: Corina.

Atualmente, Corina é um nome raro. No estado de São Paulo, durante o ano de 2015, apenas 4 meninas foram assim registradas.

Não vejo em Corina o mesmo potencial que Cora vem demonstrando ter, pois acho que muita gente ainda o encara como “nome de velha”. Contudo, depois do fenômeno de popularidade Valentina, que tem a mesma terminação e o mesmo estilo, não acharia um absurdo se as pessoas começassem a encarar Corina de outra maneira caso, por exemplo, uma celebridade usasse esse nome em uma filha.

Para mim, o argumento “nome de velha” nunca fez sentido. Sou fã de Corina há um bom tempo e o cheirinho de naftalina que ele pode carregar não me incomoda nada.


Gostam de Corina?


Fontes Consultadas:
Arpen/SP, Behind the Name, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Lindo, assim como Cora. Ambos fazem meu estilo, mas acho Corina mais completo e Cora, usaria mais como apelido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que Corina é mais completo e que Cora fica fofo como apelido.

      Excluir
  2. Nào sei, é um nome que não me diz muito...sou indiferente à ele. Para mim não tem o mesmo apelo que Cora, que já acho bem mais interessante.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto...faz com que eu lembre de Coristina (nome de remédio) e de coriza. Parece um Corinha só que tiraram a letra "h"...talvez Corine fosse melhor, mas daí lembrou de "courinho"...de todos os nomes relacionados a Cora, devo confessar que gosto de Coraline, Corallie, Corelle (enfim a letra "e" dá uma sofisticação danada ao nome na minha humildade opinião)...o restante acho muito pesado...Cora lembra Cobra...Corália tbm traz associações com outras palavras terminadas em "lha"...Corina lembra coriza...Coralina parece Carolina escrito errado...A letra "e" tem o dom de dar requinte aos nomes, é o caso de Delfina -> Delphine; Justina -> Justine... Josefina -> Josephine...Acho que dos nomes que se relacionam a Cora e que não tem a letra "e" no final seria Coral (mas ainda assim iria ter associação com a cobra coral :/ )... é a minha humilde opinião e o importante é que todos nós somos diferentes em percepções e visões de vida!

    ResponderExcluir
  4. Cora , é abreviação de Corina (minha opinião ) nomes diferentes e bonito. Quantos Francisco , Pedro , Joaquim não existe por aí afora !

    ResponderExcluir