quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Noa


Noa é uma entrada relativamente recente na lista de nomes femininos mais utilizados em Portugal, encontrando-se atualmente às portas do Top 50! Pequenino, sonoro e com um impacto muito grande! Parece-me ser uma opção muito viável nos nossos dias e é, sem dúvida, uma (boa) novidade!

Noa é um nome feminino! Que não existam dúvidas! Contudo, se acrescentarmos um “h” no final mudamos o género e passamos a ter um nome masculino: Noah, que se trata da versão anglófona de Noé, também recentemente aceite em Portugal, e que está a ter algum sucesso entre os portugueses! Só em 2014 foram registados 47 meninos com este nome.

Embora sejam parecidos, estes nomes não se devem confundir! Noa não é uma variação de Noé, nem é um arranjo feminino todo engraçado que se arranjou para mudar o género do nome! Não, Noa é um nome hebraico válido e legítimo, aparecendo no Antigo Testamento como o nome de uma das filhas de Zelophehad, se isto vos ajudar a situar melhor na Bíblia. E explicando de forma simples, no hebraico as letras são diferentes e produzem significados diferentes, por isso Noa significa movimento, tremor, estremecer, enquanto Noah (ou Noé) significa descanso. O que mais uma fez confirma a teoria de que se trata de nomes distintos um do outro! Uma outra etimologia sobre Noa indica-nos que é um nome feminino japonês que conjuga os elementos (no) e (a), que significa meu amor, meu afeto. Que ternura de significado!

Após anos e anos de repouso, começou a ser abundantemente utilizado em Israel e a moda espalhou-se para a Europa, sendo que no presente momento, Noa é o nome feminino mais utilizado na Galiza, o 12º em Espanha e o 20º na Holanda! Em Portugal, em 2013 nasceram 46 meninas com este nome, juntamente com 12 compostos, dois quais destaco: Noa Anastácia, Noa Rosa, e Noa Serafina. Em 2014 registaram-se 91 meninas, juntamente com os compostos Noa Alexandra (3), Noa Filipa (2), Noa Sofia (2), Noa Margarida, Noa Simão, Noa Luz, Noa Aniana, Carolina Noa, Noa Jade, Noa Catarina, Noa Alexa, Noa Gabriela, Noa Vitória, Noa Maria, Noa Eduarda, Noa Miguel e Noa Leonor. Em 2015 os 108 registos que obteve, tornou-o no 64º nome feminino mais utilizado no país!

Como se pode concluir, os portugueses não têm ficado indiferentes em relação a este nome e prevejo um aumento do seu uso nos próximos anos! Quanto a atingir posições memoráveis nos nossos tops, só o tempo nos pode dizer! Mas entretanto, podemos aproveitar os dias em que Noa é uma escolha muito original e delicada para uma menina portuguesa e brasileira!

Qual a vossa opinião sobre Noa?
Eram capaz de considerar o uso numa filha?

16 comentários:

  1. Acho um nome muito despojado, tem um ar moderno que me agrada.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente já gostei mais de Noa. Mas acho um bom nome, moderno e fresco.

    ResponderExcluir
  3. já gostei. Agora não gosto mais... xD

    ResponderExcluir
  4. Noa é o nome da minha bebé, e posso dizer que não há meio termo, as pessoas ou adoram ou odeiam...eu adoro o nome...acenta-lhe como uma luva

    ResponderExcluir
  5. Noa é o nome da minha bebé, e posso dizer que não há meio termo, as pessoas ou adoram ou odeiam...eu adoro o nome...acenta-lhe como uma luva

    ResponderExcluir
  6. Noa rosa e minha princesa :) a minha e de 2012 na era o nome que se ouvisse mt agora já existem umas quantas ...

    ResponderExcluir
  7. Eu fui a primeira Noa registado em Portugal, devido a estar registada na Embaixada então italia, após a minha Mae ter pedido para tornar o nome "Noa" um nome português uns anos depois ele foi aceite!!

    ResponderExcluir
  8. Eu confundo mto com o masculino Noah e não sei diferenciar a pronúncia em relação aos dois, mas quanto ao significado são diametralmente opostos. Eu acho um nome curto e cheio de força, mas pelo fato do ator Alexandre Nero ter dado este nome ao filho dele, eu o vejo mto como masculino. Lembro que vi uma menina no bake off kids com esse nome e demorei a acostumar por achar masculino.
    Tenho tentado tirar essa imagem masculina da minha cabeça. É um nome simpático e fofo. Uma boa escolha para os ares modernos de hoje! Não está na minha lista, vejo alguns fatores bons nele, mas tbm algumas ressalvas. Parabéns aos papéis pela escolha ^^

    ResponderExcluir
  9. A pronúncia é igual...
    H no fim destingue fêmea de macho?ahahaha
    É comke m Portugal, pelo menos usam furar as orelhas das meninas para distinguir sexo...
    Já pesquisou quantos nomes são iguais para masculino e feminino em diversos países?...
    A sério que se importa com isso?

    ResponderExcluir
  10. Noa é um lindo nome, minha filha se chama Noa Pietra

    ResponderExcluir
  11. A minha filha chama-se Noa Belle.
    Achei o nome lindo e original para ela☺️

    ResponderExcluir