segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Feb - Por Experiência Própria


Hoje falo-vos deste que é um nome que nunca pensei ser nome: a minha alcunha. Pesquisando um pouco mais sobre ele, descobri a sua origem, significado e algo mais. Hoje conto-vos como é ser tratado por Feb.

Feb, também escrito Феб é nada mais, nada menos que um nome russo. De acordo com o Behind The Name é uma versão muito pouco utilizada de Phoebus. Esta é a forma latinizada do nome grego Φοιβος (Phoibos) que significa “brilhante, puro”. Phoebus foi um epíteto do rei grego Apolo.

Em ídiche também há as variações FaivishFeibushFayvelFeivel, mas a sua versão mais conhecida é de facto a feminina Phoebe. Para além desta também existem Pheobe, Phoibe, Belphoebe, Febe e Feba sendo estas últimas duas as únicas versões aceites em Portugal de todos os nomes anteriormente aqui referidos derivados de Phoebus, incluindo Feb.

Comecei a ser chamado de Feb há já muito tempo por amigos mais próximos, e por alguns elementos da minha família. Muitas vezes, há quem me apresente a amigos como Feb, e até eu mesmo o faço, sendo que estes só descobrem o meu nome verdadeiro passado algum tempo.

Tudo isto começou com uma brincadeira na qual os meus amigos foram reduzindo o meu nome completo até apenas três letras, Feb. E pegou. Há quem pense que é algo como fab (em inglês, versão curta de fabulous), e há quem pense que me chamo algo como Febrício ou Febiano, mas não é nada disso, de todo.

Feb é muitas vezes utilizado como sigla, como por exemplo da Federação Espanhola de Basquetebol, pela Federação Espírita Brasileira, Força Expedicionária Brasileira, etc. Há até, em Portugal, uma marca de café com este nome, Fábricas Estrela da Beira, os cafés FEB. É também, o diminutivo do mês de Fevereiro em inglês, se repararem, aparece muitas vezes Feb, de February, nos calendários.

Confesso que adoro ser chamado por este nome (pronunciado Féb como febre) que praticamente nunca ninguém ouviu; é uma bela alcunha, inusitada e divertida. Para vos ser sincero, adoro ser Rafael, mas não me importava nada de ser Feb, este que é um nome curto russo com um significado muito especial.

Conquistei-vos com Feb?

4 comentários:

  1. Gostei de saber sobre Feb, não fazia ideia que era mesmo um nome próprio! Só o conhecia como alcunha tua :) Acho querido.

    ResponderExcluir
  2. Também não imaginava q Feb é um nome próprio de origem russa, fiquei surpresa! Phoebus deve ser a inspiração para Phebo, a marca de sabonetes.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Acho Feb muito giro como alcunha mas para nome próprio já considero curtinho de mais.

    ResponderExcluir
  4. acho Feb simpático e divertido ! não sei o motivo mas lembra-me sempre "Phineas e Ferb" :p

    ResponderExcluir